O torcedor que for
aos estádios assistir à Copa América 2019 terá seu consumo
de bebidas alcoólicas restringido. Sem uma Lei Geral que
autorize dribles na legislação, a organização do torneio terá de ceder à nova
regra. “Vamos seguir as leis de cada estado”, afirmou Thiago Jannuzzi,
gerente geral do Comitê Organizador Local (COL).
Assim, nas partidas que
serão disputadas em Porto Alegre e São Paulo não será vendida cerveja nos
estádios. Em Belo Horizonte, a lei atual permite a comercialização até o
intervalo dos jogos, mas tramita na Assembleia Legislativa mineira um projeto
para liberar durante toda a partida. Apenas Salvador e Rio de Janeiro não terão
nenhum tipo de restrição.
Segundo Jannuzzi, o COL
vai interferir o mínimo possível nos estádios da Copa América. Eles manterão
suas atividades rotineiras e em maio, 30 dias antes da competição, o gramado do
estádio entrará num período de preparação final para a competição. Será
resguardado e avaliado periodicamente até o início do torneio. “Durante a
competição, o comitê terá 100% de controle sobre os estádios nos dias de jogo e
véspera de jogo. Nos demais dias, haverá um uso compartilhado”, afirmou.
Os locais de treino
estão em definição, depois de uma série de visitas técnicas do COL a locais de
cada cidade-sede. Os campos de treino serão nas cidades-sede. Segundo Jannuzzi,
o primeiro deles, em São Paulo, estará funcionando a partir do dia 11 de junho.
Pelo regulamento, cada seleção precisa chegar à sede com três dias de
antecedência. “Mas vale lembrar que as seleções podem escolher qualquer local
para fazer o seu período de aclimatação, antes do início da Copa América”,
explicou.
Jannuzzi afirmou que o
COL não tem encontrado resistência de clubes e municípios. A entidade tem
trabalhado em conjunto com as forças públicas de segurança das cinco
cidades-sede e do governo federal em um plano de segurança para o torneio. “A
receptividade e o desejo de participar de alguma forma da Copa América tem sido
grande por parte de todos.”
Até o momento, a venda
de ingressos superou 350 mil unidades, o que foi classificado como
“satisfatório” por Jannuzzi. A expectativa é atrair mais de 1 milhão de
torcedores. O canal oficial de venda é o portal copaamerica.com. “A tendência é
de aumento da procura com a proximidade da competição. Além do Brasil, torcedores
de 98 países já compraram entradas”, afirmou.
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Com Estadão Conteúdo.
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