Desde a sua descoberta até os dias atuais, o consumo de
refrigerante tem se tornado cada vez mais frequente e em maiores quantidades.
Eles estão em festas, restaurantes e em muitos lares.
Com grande concentração de açúcar e cafeína, o grande
problema é que o refrigerante é extremamente ruim para a saúde, além de ter um
potencial viciante.
Até mesmo os refrigerantes diets e lights, não são
recomendados para quem quiser ter uma vida saudável.
Para você ter uma noção dos estragos que a bebida faz
para o seu corpo, confira o que o consumo de refrigerante pode ocasionar a
você.
1. Você
diminuir o risco de ter diabetes tipo 2.
Beber refrigerantes regularmente aumenta a chance de
desenvolver diabetes tipo 2 em 26%, de acordo com um estudo realizado em Diabetes Care, em
2010. Na verdade, refrigerantes diet não são melhores que os normais.
A mesma pesquisa descobriu que beber dois ou três copos
de refrigerante diet antes de uma refeição preparada o pâncreas para liberar
insulina. Ao desistir de refrigerantes, você vai diminuir o risco de contrair
diabetes tipo 2.
2.
Você pode perder peso mais fácil.
O primeiro
passo e mais fácil de perder peso é parar de consumir refrigerantes. Uma única lata contém 39 gramas de açúcar, e cerca de 130
calorias! Substituir por água vai poupar o consumo de uma séria quantidade de
calorias e açúcar em toda a sua vida.
Mesmo um refrigerante diet e light, embora tenham zero
calorias, faz com que a insulina no seu organismo seja liberada, aumentando a
quantidade de gordura da barriga você tem.
3. Você vai apreciar mais a sua comida.
Refrigerantes têm tanto açúcar que eles sobrecarregam o
seu paladar, o resultado é que você acaba perdendo ou encobrindo, consideravelmente,
os sabores dos outros alimentos. Os diets são ainda piores,
a maioria dos adoçantes são 300-8000 vezes mais doce do que o açúcar.
Na verdade, eles são tão doces que alteram os receptores
de doce em seu cérebro, fazendo com que você consuma mais açúcar! Ao parar de
consumir refrigerantes, o seu paladar vai voltar ao normal e você sentirá mais
sabor nos alimentos.
4. Você vai
ter um coração saudável.
Um estudo de 2012 da Universidade de Harvard descobriu
que refrigerantes, entre outras bebidas doces, aumento do risco de doença
cardíaca crônica. Consumir refrigerantes aumenta a sua pressão arterial.
5. Você ajudará seus rins.
Estudos descobriram que desistir de refrigerantes pode
ajudar a salvar seus rins de risco de doenças. Quando você beber refrigerantes,
você também diminui o risco ou desenvolver pedras nos rins (de acordo com um estudo realizado em 2013).
6. Você ganha um
sorriso mais branco.
De acordo com um estudo de 2013, beber muito refrigerante pode corroer os dentes,
comparável até a alguém que consome crack ou metanfetamina. O ácido cítrico na
refrigerante corrói o esmalte dos dentes, o que aumenta o risco de cáries e
amarelamento.
O estudo descobriu que uma pessoa que bebia 2 litros de
refrigerante diet por dia durante cerca de quatro anos sofreu danos dentários
equivalentes aos sofridos por um usuário de metanfetamina e um viciado em
crack. O estudo concluiu que tanto a metanfetamina, crack e refrigerante, quer
seja os diet, quanto os normais, podem causar problemas dentários similares,
geralmente o mais comum sendo as cáries.
7. Você será mais
inteligente.
Interromper o consumo de refrigerante pode torná-lo mais
inteligente, isso acontece porque o consumo de açúcar por um longo período de
tempo pode ter um efeito negativo sobre o seu cérebro.
Sem a bebida, você será capaz de pensar mais claramente,
ter foco mais fácil e melhorar a sua memória. Se você pensa que está seguro por
beber refrigerantes diet, está errado. Produtos químicos encontrados em
aspartame podem alterar substâncias químicas do cérebro e sinais nervosos, e
causar dores de cabeça, ansiedade e insônia.
8. Você vai melhorar
seu sistema imunológico.
Refrigerantes diet são especialmente ruim para você
porque adoçantes artificiais afetar as bactérias intestinais saudáveis, que
podem afetar seus níveis de açúcar no sangue, controle de peso e contração
doença. A acidez em todos os refrigerantes também é ruim para o seu sistema
digestivo.
9. Você terá mais
energia.
Assim como com café, refrigerantes têm cafeína. Se você
consumir a bebida em excesso, pode ter irritação, insônia, dores de cabeça e
até complicações cardíacas.
10. Você vai ter ossos saudáveis.
Estudos têm demonstrado que há uma ligação entre
refrigerantes e osteoporose. Um estudo feito em 2014, na verdade, descobriu que o consumo de refrigerantes
aumentou regularmente a chance de fraturas de quadril em mulheres pós-menopáusicas
em 14%.
Bônus: Atenção para
você que troca refrigerante por suco de caixinha.
Muitos dos sucos de caixinha vendidos em supermercado na
verdade são néctares – são os mais baratos e populares. Neles, a maior parte da
bebida é mistura de água, açúcar e aditivos químicos. Não há nada ilegal aí: o
Ministério da Agricultura prevê que esse tipo de bebida tenha pelo menos de 30%
a 50% de suco, conforme a fruta.
Em 2014, a instituição fez um teste e descobriu que, além
de pouca fruta, muitos néctares têm açúcar demais. Um produto de uva chegou a
ter 29 g em 200 ml. A mesma porção de refrigerante de cola tem 21 g.
“Também é um carboidrato de alto índice glicêmico –faz o
nível de glicemia do sangue subir rapidamente–, favorecendo o desenvolvimento
de obesidade e diabetes.” afirma a endocrinologista Maria Edna de Melo, do
Hospital das Clínicas da USP.






Nenhum comentário:
Postar um comentário