FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
No meio de tantos
preparativos, uma coisa parece passar batida entre os que estão em um
relacionamento sério: o uso do preservativo.
Vem aí
o Dia dos Namorados e também as inúmeras ideias românticas dos casais
para comemorar essa data especial. E no meio de tantos preparativos, uma
coisa parece passar batida entre os que estão em um relacionamento sério:
o uso do preservativo.
De acordo com um levantamento da Gentis Panel,
empresa especializada em pesquisa de mercado, 52% dos brasileiros nunca ou
raramente usam preservativos, 10% utilizam ás vezes e só 37% se protegem
sempre ou frequentemente.
Segundo o ginecologista do Hospital Vila Nova Cachoeirinha,
Dr. Maurício Sobral, além de ser um importante contraceptivo, a
camisinha é um dos principais métodos para a prevenção de doenças sexualmente
transmissíveis (DST), como AIDS, gonorreia, sífilis, hepatite B, herpes
genital, verruga genital (HPV), entre outras.
Problemas sérios que podem trazer um leque de riscos e
complicações à saúde do casal. Se os namorados mesmo assim
desejarem abrir mão do uso da camisinha, o especialista dá uma
indicação: “Neste caso, ambos precisam passar por exames para
descartar qualquer doença, mesmo que não haja nenhum sintoma
aparente”, finaliza Sobral.
Já para os que estão bem seguros sexualmente e vão curtir o
Dia dos Namorados no motel, o especialista dá algumas dicas sobre
quais cuidados de higiene devem ser tomados nesses locais para evitar infecções
fúngicas e bacterianas.
-- Só utilize sabonetes, xampus e outros itens descartáveis
oferecidos pelo local se estiverem devidamente embalados e lacrados;
-- Roupas de cama e de banho só devem ser utilizadas se
estiverem secas e limpas;
-- Na hora de usar banheiras, sanitários e piscinas do
estabelecimento, vale a pena observar se o local não contém manchas, sujeiras e
marcas de ferrugem. Se possível procure se certificar sobre como é feita a
limpeza e a manutenção desses locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário