FONTE:
Redação, (www.msn.com).
Redação, (www.msn.com).
Pessoas que não fumam, mas também não tomam sol têm a
mesma expectativa de vida de pessoas que fumam. É o que aponta uma pesquisa
publicada na revista científica Journal of Internal Medicine realizada com 30
mil mulheres por cerca de 20 anos.
Este
estudo indica que evitar o sol é um fator de risco de morte da mesma magnitude
que fumar. Quando comparado a alguém que se expõe mais ao sol, a expectativa de
vida de quem não toma muito sol pode diminuir até 2 anos e 1 mês.
Os
pesquisadores do Hospital Universitário de Karolinska, na Suécia, responsáveis
pelo estudo, notaram que mulheres que mulheres que tomam mais sol tem menos
riscos de problemas cardiovasculares e doenças crônicas como diabetes e
esclerose múltipla do que quem evita o sol.
Um
ponto interessante do estudo é que os benefícios aumentam conforme a pessoa
toma mais sol.
Infelizmente, nem tudo são flores, os pesquisadores
afirmam que também houve um aumento na incidência de câncer de pele entre quem
se expunha mais ao sol. "Contudo, o câncer de pele em pessoas que se
expunham mais ao sol tinha um prognóstico melhor do que aquelas que tomavam
menos sol", diz o Dr. Pelle Lindqvist, autor do estudo.
Diante
de tudo isso, Lindqvist defende que a mulher não deve se expor nem demais e nem
de menos ao sol. "Há tempos sabemos que existem três hábitos que são
perigosos para a nossa saúde, são eles: fumar, sedentarismo e estar acima do
peso. Agora, com esta pesquisa vimos que existe um quarto: evitar exposição ao
sol", conta Lindqvist.

Nenhum comentário:
Postar um comentário