Programas focados em inteligência
emocional nas escolas trazem benefícios para a saúde mental, as habilidades
sociais e o aprendizado das crianças. E esse impacto positivo perdura até a
faculdade, segundo pesquisadores das universidades de British Columbia, no
Canadá, e de Illinois e Loyola, nos Estados Unidos.
Esse tipo de programa tem como
objetivo ensinar as crianças a reconhecer e compreender suas próprias emoções,
ter empatia, tomar decisões, construir e manter relacionamentos. Vários estudos
já comprovaram sua utilidade para reduzir a ansiedade e problemas
comportamentais entre os estudantes, mas este mostra que os benefícios são de
longo prazo.
O trabalho avaliou os resultados de
82 programas envolvendo mais de 97 mil estudantes de 5 a 12 anos dos Estados
Unidos, da Europa e do Reino Unido. Os jovens que participaram desses cursos na
escola terminaram a faculdade com notas 11% mais altas que aqueles que não
participaram. A frequência de uso de drogas e de problemas de comportamento foi
6% mais baixa; as taxas de delinquência, 19% menores; e os diagnósticos de
transtornos mentais foram 13,5% menos frequentes.
Os benefícios foram os mesmos para
jovens de diferentes bairros, etnias e nível socioeconômico. Os dados foram
publicados no periódico Child Development.
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