Que a manga é uma fruta doce,
saborosa e típica de países tropicais você já sabe. A novidade para quem gosta
de usá-la como complemento para saladas e refeições
salgadas (ou mesmo de comer na sobremesa) é que ela traz um benefício
importante para o corpo: a alta quantidade de polifenóis pode reduzir a pressão
arterial e proteger a saúde cardiovascular das
mulheres.
É o que indica um estudo da Universidade
da Califórnia em Davis, Estados Unidos. A manga deixa os vasos sanguíneos
relaxados, o que consequentemente baixa a pressão em até duas horas
após o consumo. De acordo com o trabalho, basta comer duas porções da fruta diariamente para
prevenir doenças do coração.
A investigação foi
feita com 24 mulheres na fase pós-menopausa.
Elas consumiram diariamente 330 gramas (cerca de duas xícaras) de manga
ataulfo, variedade com mais polifenóis, por 14 dias – enquanto mediam a
frequência cardíaca, pressão arterial e respiração. Os resultados foram
comparados a exames dos 13 dias seguintes, nos quais as voluntárias voltaram a
comer normalmente, excluindo a manga da dieta.
Ajuda
para diminuir gases.
Outra vantagem da manga
é a redução dos gases intestinais.
Pesquisadores descobriram que a ingestão pode diminuir a quantidade de gás
metano proveniente da fermentação de alimentos no intestino e a sensação de
estufamento.
As descobertas podem
até diminuir o preconceito que algumas pessoas têm com a fruta: apesar de
ser calórica (são
60 cal em 100 gramas), se ingerida em porções pequenas, você só tem a ganhar!
Que tal incluí-la na lista de supermercado?


Nenhum comentário:
Postar um comentário