Extravio
de correspondência e negativa de entrega em área de risco são reclamações
comuns.
Para saber como agir em
casos de problemas com os Correios é preciso estar atento e conhecer os
direitos do consumidor nestes casos. Segundo especialistas, o mais importante é
guardar provas sobre o envio de correspondências, por exemplo, para reclamar em
casos de extravio. Abaixo, confira algumas dicas de como se precaver:
Guarde provas.
Exija e guarde o código
de rastreamento do envio para acompanhar a rota da encomenda.
Onde foi parar.
Em caso de desvio,
entre em contato com o remetente. Enquanto o destinatário não recebe, a
responsabilidade é de quem enviou.
Informação.
Remetente e
destinatário têm direito à informação sobre a encomenda, como roubo ou
extravio.
Serviço falhou.
Em caso de atraso,
pode-se considerar que o serviço falhou e exigir a devolução da tarifa.
Em caso de roubo ou
extravio, deve-se exigir indenização.
Área de risco.
A informação de que a
entrega não será feita em domicílio por estar em área de risco deve ser dada na
postagem. A chegada da encomenda ao local de retirada deve ser informado ao
cliente.
Nova taxa.
Quem fez compras no
exterior antes da divulgação da cobrança de R$ 15 para qualquer encomenda, não
deve pagar a taxa. É abusivo, diz o Procon.
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