FONTE: José Luiz
Tejon / tejon@grupoatarde.com.br /
https://atarde.uol.com.br/
A Associação
Brasileira dos Supermercados (Abras) realizou o primeiro fórum da cadeia
nacional de abastecimento do País na semana passada.
Com isso, na
ocasião a entidade reuniu o comando da economia brasileira, incluindo o
ministro da Economia, Paulo Guedes, da Agricultura, Tereza Cristina, e o
titular da pasta da Cidadania, João Roma.
Mas o
importante encontro foi ainda além, trouxe 14 líderes empresariais de 14
setores que, juntos, representam todo o Produto Interno Bruto (PIB) do
agronegócio nacional e mais da metade do PIB do Brasil.
Incluiu nessa
autêntica “coalizão intersetorial” todo o conceito ESG – sigla em inglês que
reúne e integra o meio ambiente com a responsabilidade social e a governança
para realizar tudo isso de forma conjunta com a economia.
Pela vida.
Importantes
agentes da cidadania estiveram presentes, como o próprio representante da ação
contra a fome e a miséria pela vida, o seu presidente Kico, de uma iniciativa
do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
E
especialistas em sustentabilidade, clima, inclusão social e diversidade, em
todos os sentidos.
As palavras
“fome, agricultura familiar e rastreabilidade” foram as mais repetidas. Ao
final desta excelente convocação dos supermercados brasileiros, o presidente da
Abras, João Galassi disse: “Está claro o impacto do que mostramos hoje, saímos
maiores e mais fortes com a coalizão multisetorial unida e uma posição
coletiva“.
As cinco
prioridades definidas, por votação, e consenso de todas essas lideranças,
públicas, privadas, sociedade civil organizada e filantrópicas foram:
1 - Reduzir
custos, incluindo reforma tributária;
2 - Incentivar o
consumo consciente com economia circular;
3 - Evitar o
desperdício de alimentos, conectando o mapa da fome com o desperdício;
4 - Combate à
fome, criando banco de alimentos e o conceito best before, sobre prazo de
validade;
5 - Promover
conhecimento, com investimentos em educação capacitação e governança ESG.
Supermercados são
o grande caixa do agronegócio no mundo e está certo atuarem como o fizeram
neste fórum. Continuem!

Nenhum comentário:
Postar um comentário