terça-feira, 30 de julho de 2019

PERSONALIZAÇÃO CONTRIBUI COM INGESTÃO DE MEDICAMENTOS...


FONTE: Da Redação, http://atarde.uol.com.br

              

Uma nova forma de consumir medicamentos. Os especialistas constataram que alguns pacientes, principalmente idosos, possuíam dificuldade de se medicarem de forma correta, muitas vezes devido à dificuldade de engolir vários comprimidos por dia ou por conta do sabor e odor presentes em medicamentos líquidos.

Visando contribuir com esta categoria, as farmácias de manipulação criaram preparações farmacêuticas que se assemelham à aparência, textura e sabor de alimentos, como pós para preparações similares a sopas, pastilhas que se parecem com pirulitos ou balas, saches efervescentes e tabletes sabor chocolate.

De acordo com Cláudia Cristina Silva Aguiar, farmacêutica e presidente na Bahia da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), explica que a iniciativa em compor medicamentos e suplementos de uma forma criativa tem sido aliada para que os medicamentos sejam consumidos pelos pacientes. "Como esses produtos proporcionam uma experiência de uso diferente, dificilmente o paciente confunde os horários e as substâncias, Além disso, conseguimos assim reduzir o sensorial desagradável para as pessoas mais sensíveis – o que vai ao encontro da exigência do consumidor moderno pela personalização do atendimento e dos medicamentos, reafirmando que cada ser é único".

Cláudia também aponta que a escolha das opções deve ser feita pelo médico, mediante o perfil do paciente. "No caso de crianças, por exemplo, é necessário evitar que ela enxergue o medicamente como um doce, para evitar riscos de toxicidade. Já no caso de alguns idosos, eles podem se beneficiar dessa alternativa”, afirma. A farmacêutica também acrescenta que uma opção para ingerir suplementos para artrose ou pacientes com Parkinson deve ser feito com o uso de medicação misturada ao pó solúvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário