sexta-feira, 26 de julho de 2019

TENSÃO MUSCULAR: O QUE É E POR QUE ACONTECE?...


FONTE: , Raquel Fialho, https://www.msn.com

        

Sensação de cansaço, dor no peito, nas costas e sensação de sufoco? Esses podem ser os efeitos da tensão muscular. Sentir as costas, pescoço, lombar e músculos travados e rígidos é mais comum do que parece.

Esses sintomas podem passar com simples compressas de água quente e um bom tempinho de descanso. Porém, eles sempre acabam voltando para incomodar novamente, né!? Além disso, ela pode ser confundida com dores por um longo trabalho repetitivo ou mesmo cansaço.

Mas, o importante é ficar sempre de olho com que frequência ela aparece e quais os sintomas. A tensão muscular pode aparecer por estresse e ansiedade.

Ela costuma aparecer com pequenas contrações no pescoço. Portanto, tudo começa quando o nível de estresse aumenta e o corpo recebe mais hormônios que afetam diretamente os músculos, causando a tensão muscular.

A circulação sanguínea acaba recebendo menos oxigênio e nutrientes, refletindo na sensação de fadiga acompanhada de fortes dores.

Tensão muscular e suas causas.
As consequências da tensão muscular são várias. Fica difícil de realizar atividades do dia a dia sem pensar na dor. Afinal, ficar sentada incomoda, ficar em pé cansa e tudo dói. Os músculos se tencionam e doem como se fossem fortes lesões. Nos sentimos vulneráveis a dor, mas parece que tudo acaba com uma boa noite de sono.

Tensão muscular: principais sintomas

- Dores musculares que aparecem sem motivo, principalmente após as atividades do dia a dia (é aliviada após o repouso);

- Inchaço na região dolorida;

- Cãibras ou espasmos musculares;

- Dor no pescoço parecida com a do torcicolo ou que dormiu de mal jeito;

- Fraqueza e sensibilidade no local;

Tensão muscular: como se livrar dela?
Com a correria do dia a dia a tensão muscular fica difícil de ser controlada. Porém, existem atividades relaxantes que podem ser feitas para driblar esse efeito. Acupuntura A acupuntura, por proporcionar massagens relaxantes, é uma boa opção para quem deseja uma sensação de alívio. Além disso, as sessões de acupuntura ajudam a equilibrar a circulação sanguínea, evitando a tensão do dia a dia.

Invista nos chás.
Que os chás têm fortes poderes medicinais, disso a gente já sabe, né!? Mas, para aliviar o estresse e acalmar o corpo eles também são ótimos. O chá de camomila, por exemplo, ajuda na hora do sono para driblar a insônia. Além disso, age como anti-inflamatório, relaxante natural e até mesmo no combate de resfriados.

Exercícios para o dia a dia.
Para evitar o desconforto pelas dores musculares, antes de ir ao trabalho ou realizar alguma atividade do cotidiano, separe uns minutinhos para praticar simples exercícios. Ioga e pilates são atividades que acalmam o corpo, a mente e ainda ajudam a controlar o estresse.

Exercícios são necessários e importantes para manter a saúde e diminuir a tensão do dia a dia. Caso a dor e desconforto persistam, o melhor a fazer é procurar um médico. O uso de anti-inflamatórios, fisioterapias e outros tipos de exercícios podem ser necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário