sexta-feira, 27 de outubro de 2017

HPV PODE CAUSAR CÂNCER DE GARGANTA...

FONTE:, (https://www.vix.com).




HPV, doença sexualmente transmissível causada pelo papilomavírus humano (HPV) sempre chamou a atenção das mulheres por ser um dos possíveis desencadeadores do câncer de colo de útero. Recentemente, porém, o HPV foi apontado também como causador do câncer de garganta. A declaração foi do ator norte-americano Michael Douglas, que disse ter contraído a doença ao praticar sexo oral.
O médico José Luiz Affonso Fuser Júnior, mestre em Oncologia pelo Institute of Cancer Research, em Londres, explica que o HPV pode realmente causar câncer de garganta. "O vírus pode causar mutação nas células sadias, que ao longo do tempo podem se transformar em células cancerígenas. Estima-se que, nos EUA e Europa, até 50% dos casos de tumores da base de língua (orofaringe – o mesmo tipo que teve o ator Michael Douglas) têm o HPV como um dos fatores causadores", afirma.

diagnóstico pode ser feito pelo médico clínico ou pelo otorrinolaringologista, através de exame físico e posterior laringoscopia. Ele ressalta, no entanto, que não há como ter certeza absoluta de que um caso específico foi causado somente pelo HPV ou se tiveram outros fatores.

Como prevenir o HPV.

A melhor forma de prevenção é a vacina contra o HPV, que entrará no calendário do Ministério da Saúde em 2014. Além, é claro, da prática segura do sexo oral, tomando alguns cuidados fundamentais como o uso da camisinha, que previne também a transmissão de outras doenças, inclusive a Aids.


Outras dicas também são importantes, como evitar a prática se um dos dois estiver com algum tipo de machucado na boca; manter a higiene da região íntima; e trocar o preservativo a cada relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário