sábado, 25 de janeiro de 2020

CONHEÇA ALERTAS PARA RISCOS DO CONTATO COM FRUTAS CÍTRICAS NO VERÃO...


FONTE: Agência O Globo,https://www.ibahia.com/

Mistura de frutas cítricas com o sol forte é a receita que leva diversos pacientes aos consultórios de dermatologistas.

A jornalista Bruna Ventura aproveitou o sol para ir à Praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio, e se refrescar com uma limonada. Os termômetros marcavam mais de 40 graus. Um dia depois, ela percebeu que a região logo acima do lábio — o "bigode" — tinha ficado queimada. A mistura de frutas cítricas, sobretudo o limão, com o sol forte é a receita que leva diversos pacientes aos consultórios de dermatologistas ao longo do verão.

"Nós costumamos ver muitos casos desse tipo nesta época do ano. Às vezes, a pessoa até sabe desse risco, mas esquece e passa a mão suja de limão no rosto ou em outra parte do corpo. Os tipos de manchas variam muito de intensidade", afirma a dermatologista Elisa Barcaui, que faz doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
                 

Segundo a médica, a queimadura de frutas cítricas, em contato com o sol, é a fitofotodermatite — nome que mistura partículas que se referem a “planta”, “luz” e “pele”. Elisa explica que os alimentos que causam esse tipo de alteração têm uma substância chamada furocumarina, responsável por deixar a pele sensível ao sol.

A vermelhidão pode demorar um dia ou dois para aparecer, de acordo com o dermatologista Maurício Drummond: "Depois disso, pode escurecer. Se não for tratada, a mancha pode nunca desaparecer. A indicação é procurar direto um especialista para iniciar o tratamento".

Além do limão, os especialistas contam que outras frutas podem causar queimaduras. São elas a laranja, a tangerina, o figo e a manga. "Mais de 90% das queimaduras associadas ao sol que trato são de limão. As outras afetam em menor escala", afirma Drummond.

A jornalista Bruna Ventura faz parte das estatísticas: "Ando viciada naquela limonada que é vendida na praia, com o mesmo cara que vende o mate. Na última vez que bebi, acabei bobeando e fiquei com o rosto marcado. A marca não ficou muito forte, só passei protetor e, em alguns dias, ela saiu. A limonada é muito saborosa e refrescante, mas tem que tomar cuidado quando é bebida no sol", reforça.
O dermatologista Felipe Nazareth acrescenta que alguns antibióticos (as ciclinas) também podem causar queimaduras com a irritação causada pelo contato com os raios solares.

"Em alguns casos, acontece com a ingestão de remédios. Mas o comum mesmo é ver queimaduras de limão no consultório. No resto do ano, chego a passar seis meses sem ver um só caso, mas no verão são cerca de três por semana", diz o médico.

Quando a pessoa percebe a queimadura, ela deve lavar bem a área com água e sabão. Depois, é hora de procurar um médico. "Normalmente, passamos medicamentos anti-inflamatórios tópicos (pomadas) e orais. Quanto mais tempo demorar para ir ao médico, mais chance tem de ficar marcado", afirma Drummond.

De acordo com o dermatologista Felipe Nazareth, alguns perfumes de qualidade mais baixa podem deixar manchas ou queimaduras. "Antigamente, perfumes que tinham bergapteno, substância parecida com a que tem no suco de laranja, deixavam a pele marcada no sol. A chance de acontecer é pequena, mas não é impossível", afirma.

Segundo ele, hidratantes com cheiro de frutas cítricas não deixam queimaduras no corpo. Após queimar o corpo com limão, os especialistas indicam que a pessoa use filtro solar com fator alto. Para esconder a mancha ou a queimadura, é possível usar protetor com base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário