segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

POR QUE ALGUMAS PESSOAS PEGAM GRIPES MAIS FORTES QUE OUTRAS? ESTUDO EXPLICA...



FONTE:, em São Paulo, https://www.uol.com.br/

Você já deve ter percebido que algumas pessoas sofrem mais ao pegar uma gripe do que outras. Mas por que, dependendo do indivíduo, a doença se comporta com forças diferentes?

Segundo um estudo publicado no periódico PLOS Pathogens no dia 19 de dezembro, as diferenças se resumem ao que é conhecido como impressão imunológica. Isso significa que os subtipos de gripe que uma pessoa encontra na infância têm um efeito ao longo da vida na memória do sistema imunológico e na capacidade de protegê-la no futuro.

A impressão imunológica é útil porque protege contra certas cepas da gripe, "mas talvez à custa de uma proteção igualmente forte contra variantes encontradas mais tarde na vida", escreveram os cientistas.

De acordo com eles, parte da resposta do sistema imunológico à infecção atual é direcionada contra a tensão que você teve quando criança. O problema é que esse investimento de combater a última "guerra" parece comprometer sua capacidade de formar uma resposta imune totalmente eficaz ao invasor que você encontrar mais tarde.

Explicando melhor, a ordem em que somos apresentados aos subtipos pode afetar nossa capacidade de combater o vírus. "O segundo subtipo ao qual você está exposto não é capaz de criar uma resposta imune tão protetora e durável quanto a primeira", disseram os autores.

"Em outras palavras, se você era criança e teve seu primeiro surto de gripe em 1955, quando circulava o vírus H1N1, mas não o H3N2, uma infecção pelo H3N2 era muito mais provável de levá-lo ao hospital do que uma infecção pelo H1N1."

Como se prevenir da gripe:
A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir a doença;

Evite o contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel;

Evite tocar a boca, nariz e olhos;

Limpe e desinfete superfícies que podem estar contaminadas, como mesa e corrimão;

Mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física;

Se sentir os sintomas da doença (febre, calafrio, dor de cabeça, tosse, dor de garganta, ou outros sintomas) procure um serviço de saúde;

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Mantenha os ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário