quarta-feira, 28 de agosto de 2019

BEBÊ DE 9 MESES É DIAGNOSTICADO COM CÂNCER DE TESTÍCULO; MÃES FAZEM ALERTA...


FONTE: 

Emma Burgess e Katie Woodward identificaram caroço. 

             

Mães de um bebê de nove meses, as britânicas Emma Burgess, de 36 anos, e Katie Woodward, de 34, descobriram que ele está com câncer de testículo e decidiram conscientizar outros pais e mães sobre os riscos da doença, que é rara entre crianças e adolescentes.

Em março deste ano, o pequeno Freddie Burgess-Shardlow foi levado ao hospital após as mães notarem um pequeno caroço no testículo do menino. Inicialmente, a suspeita era de hérnia de disco, mas a doença foi descartada e os médicos voltaram o menino voltar quando tivesse 18 meses - e caso a situação continuasse.

Dois meses depois, Emma e Katie notaram que o caroço continuou crescendo e decidiram investigar mais a fundo. Dessa vez, médicos apontaram que tratava-se um cisto conhecido como hidrocele - condição comum em recém-nascidos, mas que não causa mais riscos, mas pode gerar inconvenientes e ser tratada com cirurgia.

No entanto, exames interromperam o início de qualquer tratamento ao trazerem um novo diagnóstico: câncer de testículo. Agora, além de sendo submetido a sessões de quimioterapia, o menino precisou passar pela remoção total do testículo direito.

Apesar disso, Katie afirma que ele mantém a alegria característica. "Ele continua feliz, mas tem sido de partir o coração. Nós tentamos não chorar perto dele para que ele não fique triste", desabafou a mãe Katie em entrevista publicada pelo Metro.co.uk. "Às vezes, ele tem momentos em que não quer comer, mas continua sendo um menino alegre. Ele flerta com todas as enfermeiras e tem sua favorita", acrescenta, em tom de brincadeira.

Campanha e ajuda para Freddie.
Irmã mais velha de Freddie, Holly Burgess, de 19 anos, criou uma campanha de arrecadação, que inclui uma descida de rapel. Segundo o Mirror, já conseguiu cerca de 400 libras (o equivalente a R$ 2 mil) para bancar o tratamento com a quimioterapia.

"Tem sido difícil, mas você só precisa se recompor e seguir em frente", afirmou ele. "Fico nervosa pelo rapel, mas vejo Freddie e me lembro das razões para fazê-lo."

Página no Facebook.
                   

Emma e Katie criaram uma página no Facebook para dar notícias sobre o avanço do tratamento e, ao mesmo tempo, conscientizar. "Não começamos esse perfil para ganhar simpatia", explicam em um post fixado. "Estamos criando essa página puramente para aumentar a conscientizar sobre o câncer de testículo em bebês! Por favor, compartilhem e sigam a história do Freddie".

Câncer de testículo em crianças.
Conforme levantamento de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), entre janeiro de 1992 a julho de 2009, foram registrados somente 34 casos de crianças com a doença no Brasil  - o que caracteriza esse tipo de câncer como raro nessa faixa etária.

"Os tumores de testículo são raros e correspondem, no sexo masculino, a 1-2% dos tumores sólidos pediátricos", destaca um trecho do estudo, que foi publicado em 2011 e pode ser lido aqui

Os primeiros sintomas são nódulo ou inchaço sem dor em nenhum dos testículos; aumento do tamanho ou inchaço de um testículo ou mudança na sensação e sensação de pressão no escroto, segundo Hospital Infantil Sabará.

Assim como no caso de Freddie, o tratamento consiste em cirurgia, radioterapia e quimioterapia, que pode ser feita por pílulas, injeções e um tubo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário