terça-feira, 27 de agosto de 2019

COMER FORA DE CASA: CONFIRA 7 DICAS PARA MONTAR SUA MARMITA SEM ERRO...


FONTE:, Salvador, https://www.trbn.com.br

Especialista ensina alguns cuidados que você deve ter nessa hora.

     

Mais do que uma moda, o hábito de levar marmitas no dia a dia se tornou um estilo de vida. As vantagens são muitas. A nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNIFACS, Gabriela Nóbrega, enumera algumas delas. “Economia no bolso, praticidade, segurança do alimento e menos riscos de contaminação porque você sabe como a sua refeição foi preparada”, pontua a especialista.

Mas se por um lado os pontos positivos são muitos; por outro, alguns cuidados são necessários para fazer a quentinha realmente valer a pena. A especialista listou algumas dicas para ajudar você a preparar sua marmita sem erros.

Selecione os alimentos.
Na hora de montar a marmita, vale apostar em escolhas inteligentes. Dê preferência a legumes, verduras, folhas, arroz integral, grãos, leguminosas como feijão e oleaginosas como nozes e castanhas.

Planeje a montagem.
Antes de acomodar os alimentos na vasilha, organize-os num prato. Isso ajuda a dimensionar a real quantidade de comida que você consome e evita desperdícios.

Atenção ao armazenamento.
Prefira os recipientes de vidro, pois não liberam substâncias nocivas quando levados ao micro-ondas. Se usar vasilhas plásticas, opte por aquelas que não possuem bisfenol-A na sua composição. Os números 3 ou 7 dentro do símbolo de reciclagem na embalagem indicam que esse composto tóxico está presente.

Cada um no seu quadrado.
Alimentos cozidos devem ser acondicionados longe dos crus. Saladas fresquinhas, por exemplo, devem ir num pote à parte. O mesmo vale para temperos como vinagres e azeites: leve- os separadamente e deixe para temperar a comida só na hora de comer. 

Evite alguns preparos.
Frituras, comidas com muito molho e queijo devem ser evitadas. Esqueça também aquelas preparações com ovos, que costumam ser queridinhos da galera fitness, pois estragam rápido e podem contaminar os outros alimentos da marmita.

Transporte corretamente.
Vale investir numa bolsa térmica, com saquinhos de gelo, para levar as marmitas. Isso é muito importante nos casos em que o trajeto de casa até o trabalho é longo ou não existe uma geladeira ou frigobar na empresa.

Hora doce do dia.
Frutas como bananas, tangerinas, laranjas e uvas são sempre bem-vindas para a sobremesa ou os lanches no meio da manhã e da tarde, mas o ideal é leva-las inteiras embrulhadas num plástico filme. Cortadas, elas podem perder nutrientes e ter o consumo comprometido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário