terça-feira, 27 de agosto de 2019

O PAPEL DO DENTISTA NO DIAGNÓSTICO DO LÚPUS...



            
Por se tratar de uma doença multissistêmica, o lúpus pode afetar diversas regiões do corpo humano. Na medicina, o problema é classificado como autoimune, ou seja, ocorre porque o sistema imunológico ataca as regiões saudáveis do tecido do corpo. Na boca, o lúpus pode manifestar seus primeiros sintomas em complicações como feridas avermelhadas na mucosa bucal, úlceras orais e dificuldade em movimentar a mandíbula. Segundo a professora de odontologia da Unoeste (SP), Cristiane do Amaral, os casos em que o diagnóstico inicial do lúpus se dá em uma avaliação odontológica não são maioria, mas costumam ocorrer quando o paciente já esteja com baixa imunidade. "Cerca de 45% das pessoas com a enfermidade podem ter exacerbações na boca", afirma a dentista.

Os sintomas orais mais comuns da lúpus podem ser amenizados com o uso de pomadas anestésicas, que reduzem o desconforto, e tratamento à laser contra as úlceras, que ajuda na cicatrização. "Essas manifestações dependem do estado sistêmico do paciente. Ele tem que tratar, primeiro, a parte imunológica geral, para então inibir as lesões bucais", afirma a especialista. Entre outras complicações enfrentadas pelos pacientes estão as doenças periodontais como gengivite, provocada pela redução da produção salivar. A diminuição do fluxo de saliva é causada pelo próprio tratamento do lúpus, que inclui o uso de antibióticos que podem deixar a boca mais seca como efeito colateral. 

Segundo a especialista, outro problema odontológico enfrentado por quem possui lúpus é o receio dos dentistas em fazer tratamento dentário em quem está com a doença. Isso se dá devido à baixa imunidade do paciente, que aumenta as chances de inflamação durante um tratamento dentário. "Às vezes, eles passam por diversos dentistas, já com o diagnóstico do lúpus, mas muitas vezes não são atendidos. Para fazer uma extração de dente em uma pessoa com quadro de baixa imunidade, é necessário fazer o requerimento de exames laboratoriais", afirma.

Pessoas com a doença também podem apresentar desconforto ao movimentar a mandíbula devido à artrite provocada pelo lúpus. Além desta complicação, a especialista da Unoeste alerta para outros possíveis problemas gerados pela doença, como a boca seca, o aparecimento de cáries e gengivite descamativa, doença periodontal que, entre seus sintomas, causa manchas avermelhadas na mucosa bucal e descamação epitelial. "O tratamento paliativo, com aplicação de laser, produtos antimicrobianos e antifúngicos podem amenizar os sintomas”, afirma a dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário