quinta-feira, 29 de agosto de 2019

MORTALIDADE FEMININA POR CÂNCER DE PULMÃO SÓ DEVE PARAR DE CRESCER EM 2030, ESTIMA INCA...


FONTE: Agência O Globo,https://www.ibahia.com

Tendência histórica de aumento de mortes de brasileiras fumantes deve se estabilizar se diminuição do tabagismo nesta população continuar.

         

A tendência histórica de elevação nas taxas de mortalidade por câncer de pulmão entre as mulheres brasileiras só irá se estabilizar em 2030, estima o Instituto Nacional de Câncer (Inca) em pesquisa feita com o Ministério da Saúde e divulgada nesta quinta-feira.

Em 2017, último ano com dados disponíveis, foram registradas no país 11.792 mortes de mulheres por câncer de traqueia, brônquio e pulmão. De acordo com o Inca, a estabilização na taxa de mortalidade entre mulheres é uma consequência da diminuição da prevalência do tabagismo entre as mulheres, resultado das ações da Política Nacional de Controle do Tabaco.

Como antecipou a coluna de Ancelmo Gois nesta quinta-feira, a cada ano, a taxa de mortalidade por esta causa no Brasil cai entre os homens — e cresce entre as mulheres. Em 1980, por exemplo, morriam 3,6 homens para cada mulher no país. Agora, o número já é quase o mesmo: 1,7 homem para cada mulher.

Para chegar a estimativa presente no estudo, disponibilizado no Dia Nacional de Combate ao Fumo, pesquisadores calcularam a taxa de mortalidade por câncer de pulmão padronizada por idade de 1980 a 2017 e estimaram sua evolução até 2040, separadamente, para homens e mulheres.

A taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre os homens sempre foi superior à verificada entre as mulheres. No entanto, como desde 2005 a taxa entre os homens está caindo e a entre as mulheres subindo, as curvas estão se aproximando. A razão entre a mortalidade homem/mulher diminuiu de 3,6 em 1980 para 1,7 em 2017.

Entre os homens.
Intitulado “A curva epidêmica do tabaco no Brasil: para onde estamos indo?”, o estudo aponta ainda que a taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre os homens continua a cair e deve manter essa tendência nos próximos anos. Isso, segundo o INCA, também é reflexo da redução da prevalência de fumantes.

Entre a população masculina, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão subiu continuamente desde o início da década de 1980, estabilizou-se a partir de meados dos anos 1990 e começou a cair em 2005.

Mirian Carvalho, autora principal do estudo, aponta que as mulheres brasileiras começaram a fumar depois dos homens, e "tudo indica que a curva de mortalidade entre elas seguirá o mesmo padrão verificado entre os homens". – Após um período de estabilização, a mortalidade feminina vai começar a diminuir – pontua Mirian Carvalho.

Tabagismo e câncer de pulmão.
No Brasil, o câncer de pulmão, que engloba tumores na traqueia, brônquios e pulmões, é o tipo que mais mata homens e o segundo que mais mata mulheres (depois do de mama). O tabagismo é a principal causa para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Os impactos da diminuição do número de fumantes na redução da mortalidade por câncer de pulmão demoram décadas para serem percebidos: um fumante leva de 20 a 30 anos para desenvolver a doença.

–  O estudo confirma o que já sabíamos: a redução do tabagismo salva vidas – afirma Liz Almeida, chefe da Divisão de Pesquisa Populacional do INCA e autora do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário