sábado, 31 de agosto de 2019

ERISIPELA GERALMENTE COMEÇA COM MACHUCADINHO NO PÉ E PODE LEVAR ATÉ À AMPUTAÇÃO...



       

Picadas de insetos, frieiras, micoses e outras feridinhas no pé e nos membros inferiores são a porta de entrada para a erisipela, uma doença grave que pode levar à amputação e até à morte nos casos mais extremos.

A erisipela é uma infecção causada por bactérias naturalmente presentes na pele, que invadem o corpo a partir de feridas não tratadas. Elas se espalham pelos vasos linfáticos e atingem os tecidos subcutâneos. A infecção geralmente começa nos pés e nas pernas, regiões mais vulneráveis a pequenas lesões que possam passar despercebidas.

Sintomas da erisipela.
Diabéticos, obesos, idosos e pessoas com alterações na circulação dos membros inferiores correm mais riscos, como alerta o Ministério da Saúde.

O dermatologista José Jabur da Cunha, da clínica Altacasa e da Santa Casa de São Paulo, explica que a erisipela começa com vermelhidão e calor no local, acompanhado de inchaço e dor. Nos casos mais graves, a infecção se alastra por uma área maior e causa o surgimento de bolhas, além de tremores, febre alta, mal-estar, dores no corpo e necrose na pele.

        

Como tratar.
O casos mais simples podem ser tratados em casa, com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, além da higienização do ferimento. Para evitar a necessidade de uma internação, o médico alerta que é imprescindível buscar auxílio médico e evitar tratamentos caseiros.

Segundo o dermatologista, o paciente deve priorizar o repouso e ficar o máximo de tempo com a perna elevada: "O tratamento deve ser levado a sério, já que a infecção pode evoluir de forma grave levando a complicações mais sérias".

Prevenção.
Para evitar que os machucadinhos no pé e na perna sejam infectados com erisipela, o dermatologista enumera algumas medidas de prevenção:

  • Enxugue bem os espaços entre os dedos dos pés para evitar micoses
  • Controle o diabetes e tente se manter no peso ideal
  • Evitar usar o mesmo calçado todos os dias ajuda dificultar a proliferação de fungos e bactérias nos pés
  • Ao perceber os primeiros sintomas, não tente se automedicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário