sábado, 31 de dezembro de 2011

MUITA LUZ, PAZ E HARMONIA...


Neste momento em que todos celebram o último dia do ano, quero deixar aqui meus votos de sinceros agradecimentos a todos que ao longo dos 365 dias do ano estiveram acessando e comentando neste espaço, além dos diversos colaboradores e amigos blogueiros que conquistei a amizade durante o ano, quero pedir a DEUS que na sua infinita sabedoria continue abençoando a todos, dando-lhe muita PAZ, LUZ, HARMONIA e muita SAÚDE.

Aqueles que com suas criticas me fizeram mudar alguma coisa ou a melhorar meu muito obrigado, aos colaboradores furto-me no direto de nominar alguém para não cometer a injustiça de esquecer algum nome mas a todos sem distinção meus sinceros agradecimentos deixando aqui o convite para o ano novo que está para iniciar possamos continuar juntos nesta longa e árdua caminhada.

Que possamos ao longo de 2012, encontrar sabedoria e tranqüilidade para superarmos todos os obstáculos que com certeza aparecerão. Que DEUS coloque no coração humano um pouco mais de AMOR e COMPREENSÃO, para que possamos ter um mundo mais justo. Que não percamos a sensatez e façamos julgamentos precipitados de quem quer que seja que deixemos de lado as diferenças de raça, cor, sexo ou religião e possamos nos irmanar em busca de um só objetivo o da PAZ.

Que você possa curtir a festa da passagem de ano, mas não esquecendo que amanhã será apenas um novo dia mas nossa rotina diária continua e precisamos estar de pé nesta luta sem fim.
Um forte Abraço a todos os amigos: leitores, colaboradores e blogueiros.

VIVAMOS O HOJE PENSANDO QUE O AMANHÃ SERÁ APENAS PARTE DESTE DIA QUE ESTÁ FINDANDO.

FELIZ 2012.

FELIZ 2012...




Mais mensagens? http://www.cantinhodarosy.com

FELIZ ANO NOVO...



sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MINISTÉRIO RECOMENDA VACINA CONTRA SARAMPO E RUBÉOLA...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Todos os viajantes que pretendem visitar outros países devem estar vacinados contra o sarampo e a rubéola. É o que recomenda o Ministério da Saúde, seguindo orientação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os vírus causadores dessas doenças ainda circulam intensamente em diversos países do mundo. Por isso, ao viajar para o exterior, as pessoas que não foram vacinadas ficam expostas ao risco de contrair sarampo e rubéola, podendo contribuir a reintrodução dessas doenças no Brasil.

Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Europa enfrenta uma epidemia de sarampo, com mais de 25 mil casos registrados em 33 países. Por isso, com a proximidade das férias, o turista brasileiro não vacinado que viajar ao exterior fica exposto ao risco de contrair a doença. A recomendação também se estende quem viaja aos Estados Unidos e outros países das Américas, devido à grande circulação de turistas europeus nesta região.

É importante que os viajantes não vacinados recebam a vacina pelo menos 15 dias antes da partida. A vacina dupla viral, disponível na rede pública, é eficaz contra sarampo, rubéola e caxumba. Além disso, crianças que receberam a vacina tríplice viral entre os seis e 11 meses de vida devem ser revacinadas aos 12 meses de idade.

Apenas as pessoas que apresentam contraindicações médicas e crianças menores de seis meses de idade não devem ser vacinadas. Na dúvida, devem consultar um médico antes de se vacinar e podem obter o endereço e os horários de funcionamento das salas de vacinação junto a Secretaria de Saúde do seu município. Em todo país, são mais de 30 mil salas de vacinação.

Indivíduos com suspeita de sarampo ou rubéola devem procurar o serviço de saúde mais próximo e evitar o contato com outras pessoas por sete dias, contados a partir do começo do exantema – manchas vermelhas na pele, sinal comum nas duas doenças (leia mais abaixo sobre sinais e sintomas).

É extremamente importante que qualquer profissional de saúde, do setor público ou privado, notifique às autoridades locais de saúde (Secretarias Municipais e/ou Estaduais) a ocorrência de qualquer caso suspeito de sarampo ou rubéola. Isso possibilita uma resposta rápida para eliminar o risco de reintrodução desses vírus em nosso país.

Na última década, foram desenvolvidas diversas atividades estratégicas, destacando-se o fortalecimento da vigilância epidemiológica com a investigação de casos suspeitos, vacinação de mulheres em idade fértil e disponibilidade da vacina tríplice viral na rede pública. Como resultado, desde 2000, o país está livre da circulação autóctone do vírus do sarampo. Significa que o agente causador da doença não circula de maneira ampla no território nacional. No caso da rubéola, desde 2008 não há circulação autóctone do vírus (leia mais abaixo).

SARAMPO – Doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

De 2001 a 2005, o Brasil apresentou apenas 10 casos de sarampo, dos quais quatro foram importados (Japão, Europa e Ilhas Maldivas) e seis casos eram associados a essa importação.

Em 2006, foram registrados 57 casos na Bahia com fonte de infecção desconhecida, com identificação de genótipo que ainda não tinha circulado no país. Em 2010, foram confirmados 68 casos (no Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba) – todos importados ou associados a esses casos importados.

Este ano foram registrados 42 casos de sarampo no país, em oito estados: São Paulo (26), Rio Grande do Sul (7), Rio de Janeiro (4), Distrito Federal (1), Bahia (1), Minas Gerais (1), Piauí (1), Mato Grosso do Sul (1). Todos importados ou associados a esses casos importados.

RUBÉOLA – Transmitida por vírus, os sintomas mais comuns são febre e exantema, inflamação de gânglios e artralgia. O período de transmissão é de cinco a sete dias do aparecimento de machas avermelhadas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar e respirar.

Outra forma de transmissão é por via sanguínea, o que ocorre somente quando mulheres grávidas adoecem e transmitem para o feto. A infecção na gravidez acarreta inúmeras complicações para os recém-nascidos, como malformações congênitas, principalmente cegueira e surdez. A vacina também é o meio mais eficaz de prevenção.

ALIMENTOS TÊM INFLUÊNCIA NA CAPACIDADE MENTAL DE IDOSOS...

FONTE: DA FRANCE PRESSE (www1.folha.uol.com.br).


Os idosos cujo sangue apresenta maiores teores de certas vitaminas e ácidos graxos ômega 3 mantêm a capacidade mental e de memória por mais tempo, revela um estudo.

O trabalho concluiu que os idosos que consomem estas vitaminas e ácidos graxos ômega 3 não experimentam uma redução do volume de seu cérebro, um fenômeno tipicamente observado nas pessoas que sofrem do mal de Alzheimer.

Publicado na edição de 28 de novembro da revista "Neurology", o estudo determina que os altos níveis de vitamina B, C, D e E, assim como de ômega 3, encontrado principalmente nos peixes, têm efeitos positivos na saúde mental e no restante do organismo.

"Este enfoque mostra claramente os efeitos neurológicos e biológicos, bons e maus, ligados aos níveis de diferentes nutrientes no sangue", explica Maret Traber, do Instituto Linus Pauling da Universidade do Oregon, no noroeste dos Estados Unidos.

"As vitaminas e os nutrientes que se obtêm comendo uma grande variedade de frutas, legumes e peixes podem ser medidas com o auxílio de biomarcadores sanguíneos. Estou convencida de que estes nutrientes têm um grande potencial para proteger o cérebro e fazê-lo funcionar melhor", afirma Traber.

A pesquisa também revela que os participantes do estudo com alimentação rica em ácidos e gorduras trans, abundantes em produtos lácteos e frituras, obtiveram resultados piores no teste cognitivo e apresentaram redução do cérebro considerável.

Os pesquisadores analisaram 104 indivíduos com idade média de 87 anos, submetidos a testes com 30 biomarcadores de nutrientes no sangue. Deste total, 42 também passaram por exames de ressonância magnética para medir o volume de seus cérebros.

BONECA QUE PROFERE SUPOSTO XINGAMENTO GERA PROTESTOS NOS EUA...


FONTE: Globo.com, TRIBUNA DA BAHIA.




Bonecas falantes estão gerando protestos e polêmica nos EUA ao, aparentemente, proferirem um xingamento, segundo a imprensa local.


As bonecas "You and me play" e "Giggle Triplet" parecem dizer "ok, crazy bitch" (OK, vadia, numa tradução livre) quando seus sensores são acionados, segundo a TV NBC.


Vários vídeos com a boneca falando foram postados na Internet.


Uma porta-voz da empresa Toys'R'Us negou que a boneca diga isso. Segundo ela, são apenas balbucios de bebê.


Não há planos de tirar as bonecas do mercado, segundo ela.

ANVISA VAI CANCELAR REGISTRO DE IMPLANTE MAMÁRIO SUSPEITO...

FONTE: REUTERS (www1.folha.uol.com.br).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta quinta-feira que irá cancelar o registro das próteses mamárias suspeitas da empresa francesa PIP (Poly Implant Prothese), que exportou o produto para o mundo todo.













A decisão da Anvisa foi baseada em testes realizados pela autoridade sanitária francesa que apontam um comprometimento da resistência das próteses de silicone.

De acordo com esses testes, o silicone utilizado para o preenchimento da prótese, diferente daquele que havia sido autorizado para uso em saúde, pode provocar irritação num eventual vazamento, mas sem risco de toxidade e câncer.

"A Anvisa também vai determinar o recolhimento das próteses que ainda estão sob a guarda do importador brasileiro", afirmou a agência brasileira em comunicado.

No Brasil, foram vendidas 25 mil próteses PIP e importadas quase 35 mil unidades. As próteses PIP estão proibidas no país desde 2010.

A Anvisa reiterou a recomendação às mulheres que colocaram as próteses para que procurem seus médicos e realizem uma avaliação clínica.

Os implantes PIP ficaram em evidência depois que o governo francês recomendou às dezenas de milhares de mulheres na França com estas próteses que as removessem por meio de cirurgia como medida de precaução diante de taxas anormais de ruptura da prótese.

Cerca de 300 mil implantes PIP, que são usados em cirurgia cosmética para aumentar o tamanho dos seios ou para substituir o tecido mamário, foram vendidos ao redor do mundo antes da falência da empresa no ano passado.

Fundada em 1991, a Poly Implant Prothese tinha sede no sul da França, e durante um período foi a terceira maior fabricante de implantes do mundo, produzindo cerca de 100 mil por ano.

A França registrou oito casos de câncer em mulheres com implantes mamários fabricados pela PIP, que é acusada de utilizar silicone de grau industrial, normalmente usado em computadores e utensílios de cozinha.

GRUPO APOSTA R$ 10 MIL EM BILHETE ÚNICO NA MEGA SENA DA VIRADA...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Aposta máxima é de 15 números, e chance de acerto é de 10 mil para 1. Dona de lotérica diz que foi a primeira que computou aposta tão alta.
Um grupo de 100 pessoas em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, registrou na última quarta-feira (28) uma aposta única no valor de R$ 10.010 na Mega-Sena da Virada.


O bilhete de 15 números tem chance de acerto de 10 mil para 1, segundo a Caixa Econômica Federal. Com uma aposta simples, de seis números, as chances de ganhar seriam de 50 milhões para um.

O idealizador do bolão, o fotógrafo Ademir de Almeida, de 33 anos, conta que teve a ideia no ano passado, quando organizava uma aposta coletiva entre os funcionários da empresa onde trabalhava.


“Eu sempre organizava o bolão na empresa, mas sempre fazíamos várias apostas de seis números, então pensei que fazer a maior aposta possível, com 15 números, apesar de muito mais cara, matematicamente aumenta nossas chances de ganhar”, explica.


Almeida começou a divulgar a ideia no dia 5 de dezembro, e em pouco mais de duas semanas, fechou o grupo. Cada pessoa investiu R$ 100 na aposta. O bilhete original foi guardado em um local secreto e muito bem guardado, diz o fotógrafo. "Apenas dez pessoas sabem onde está", afirma.

Segundo a proprietária da lotérica, Iria Rodrigues de Lima, é a primeira vez que registra uma aposta desse valor. “Eu já tinha visto de dez números, que custa R$ 420, mas de 15 números, nunca”, conta.

A Caixa estima pagar R$ 170 milhões na Mega-Sena da Virada este ano. Em 2010, quatro ganhadores dividiram R$ 194,3 milhões.

*** As informações são do G1.

SOLIDÃO DE FIM DE ANO CONGESTIONA SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUÍCIDIO...

FONTE: FILIPE OLIVEIRA, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).



A procura por atendimento no CVV (Centro de Valorização da Vida) aumenta 20% durante as festas de fim de ano, de acordo com estimativas da entidade. O objetivo da instituição é atender gratuitamente pessoas que precisam de apoio emocional imediato.


Nesta época, a maior queixa das pessoas é a solidão de não ter com quem passar o Natal e o Ano-Novo, segundo a voluntária do CVV Adriana Rizzo, 41 anos. Para ela, muitos sofrem ao ver que o mundo inteiro está em festa enquanto eles não conseguem aproveitar. "Quero que esta época passe logo para eu voltar à rotina" é um comentário feito por vários dos que ligam anonimamente à entidade em busca de ajuda.


A maior procura acontece durante a noite e aos finais de semana e o atendimento não é interrompido na véspera de Natal ou no Réveillon. Em muitos momentos, as linhas ficam congestionadas. A Folha tentou entrar em contato entre as 10h e 11h da manhã de quinta-feira (22) e por quatro vezes recebeu a informação de que todas as linhas estavam ocupadas. O mesmo fato se repetiu três vezes na noite de sábado (24).


Adriana, que é voluntária do CVV há 13 anos, conta que já foi escalada para passar uma noite de Natal atendendo ligações. Ela diz que foi gratificante passar o momento comemorativo trabalhando: "Foi interessante. Muitas pessoas ligavam para desabafar e outras que foram ajudadas por nós queriam agradecer e desejar feliz Ano-Novo".


Para ela, não existe um conselho único para ser dado às pessoas que se sentem mal nesta época. O que ela costuma fazer é ficar aberta para ouvir tudo o que a pessoa quer e precisa falar. "O momento é dela", diz.


As conversas não tem tempo predeterminado. A duração pode variar entre cinco minutos e uma hora, de acordo com a necessidade.


Anualmente o CVV recebe aproximadamente 1,2 milhões de ligações telefônicas, o principal canal de atendimento. Dentre elas, pouco mais da metade são pedidos de ajuda (excluindo enganos e procura por informações).


Como o anonimato é preservado, não é possivel identificar qual a faixa etária ou sexo predominante entre os que procuram o serviço.


SUICÍDIO.
Desde 1962, quando a entidade foi criada, o foco do atendimento mudou. Inicialmente, o objetivo era a intervenção com pessoas que estavam prestes a se matar. Atualmente, a filosofia do grupo é dar oportunidade para que as pessoas precisando de ajuda possam desabafar e falar de seus sofrimentos antes de pensarem em suicídio.


Adriana já atendeu pessoas que falavam em suicídio. Segundo ela, após alguns minutos de conversa a pessoa costuma se acalmar. Nesse momento, cabe ao voluntário tentar entender qual o motivo do sofrimento. Mesmo assim, em muitos casos é impossível saber qual foi a decisão da pessoa e o que aconteceu depois.


Alessandro (nome fictício), 55 anos, nunca conversou com alguém que dizia explicitamente estar disposto a se matar, apesar de algumas pessoas atendidas contarem que já tinham pensado nisso. Voluntário há um ano, ele conta que é comum que as pessoas digam que se sentem melhor ao final da ligação, após conseguir verbalizar seus problemas.


SERVIÇO.
Os atendimentos do CVV são feitos 24 horas, a partir da central telefônica 141, por e-mail, Voip, por correspondência ou pessoalmente em uma das 71 unidades espalhadas pelo Brasil. O site também oferece um serviço de chat em que se pode conversar com um voluntário reservadamente.


Os atendentes são voluntários que passam por uma seleção e por um treinamento de três meses.

SEGURO-DESEMPREGO TERÁ REAJUSTE DE 14,1% A PARTIR DE 1º DE JANEIRO...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Reajuste é o mesmo aplicado ao salário mínimo pelo governo federal.
Uma resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) publicada na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial da União estabelece reajuste de 14,1% no valor do seguro-desemprego a partir do dia 1º de janeiro.


O reajuste é o mesmo aplicado pelo governo federal ao salário mínimo, que também começa a valer a partir do dia 1º de janeiro.


VALOR.

De acordo com a resolução, quando a média dos últimos três salários do trabalhador antes da dispensa for de até R$ 1.026,77, o valor da parcela vai ser o resultado da média salarial multiplicado por 0,8.


Se a média dos últimos três salários do trabalhador ficar entre R$ 1.026,78 e R$ 1.711,45, multiplica-se por 0,8 até o limite da faixa anterior e, acima disso, será aplicado o fator 0,5. A parcela do seguro desemprego, neste caso, é o resultado da soma dos dois valores.


Ainda segundo a resolução, nos casos em que a média dos últimos três salários do trabalhador ficar acima de R$ 1.711,45, o valor da parcela do benefício é de R$ 1.163,76.

LEITE TIPO ‘B’ SAI DO MERCADO NA SEGUNDA FEIRA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


O leite tipo B sumirá das prateleiras dos supermercados brasileiros a partir de domingo. "Vamos retirar a produção do tipo de leite que não se usa mais; o leite B e C foram caindo em desuso", explicou o secretário substituto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Marques. Há cerca de cinco anos, o produto tipo C já não é mais encontrado no mercado.

Marques não soube dizer qual o volume exato da produção do leite do tipo intermediário no Brasil, mas disse que era um volume já muito pequeno. "Já era quase nada. Tinha mais em São Paulo", comentou.

O leite pasteurizado tipo A precisa ser produzido, beneficiado e envasado em estabelecimento denominado "granja leiteira". O tipo B é produzido em estábulo leiteiro e beneficiado e envasado em usinas de beneficiamento ou entreposto-usina. Nos dois casos, os locais devem atender a uma série de exigências estruturais, de higiene e de controles, inclusive em termos de sanidade do rebanho, e deve ser registrado no serviço de inspeção. A classificação por letra não leva em conta o teor de gordura do produto. Isso é feito por meio de outra nomenclatura já bastante popularizada: integral, padronizado, semi desnatado ou desnatado.

O conceito de Leite tipo C remetia ao leite produzido nas fazendas leiteiras e beneficiado e envasado nas usinas de beneficiamento e entrepostos usinas. Este tipo de leite não possuía limites de qualidade para o produto cru. O leite C foi elaborado em um período onde a grande maioria do leite brasileiro era transportada em latões, sem refrigeração.

Com a publicação da Instrução Normativa número 51, de 2002, sobre o estabelecimento de padrões de qualidade para todo o tipo de leite cru, a implantação da refrigeração do leite na propriedade e a coleta a granel, o leite C perdeu o sentido de existir. Atualmente, o leite que não se classifica como A ou B é denominado apenas como leite pasteurizado, conforme a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PARA MANTER O FILHO COM APNEIA VIVO, MÃE FAZ COCÉGAS NO BEBÊ TODA NOITE...

FONTE: Do UOL Ciência e Saúde, em São Paulo (noticias.uol.com.br).



Para a maioria das mães, fazer cócegas no bebê é uma forma de diversão. Para a britânica Sanchia Norris, no entanto, é a única maneira de manter seu filho Bem, de 1 ano, vivo.




Ele sofre de apneia e para de respirar várias vezes durante a noite – dar risada é uma “tática” para fazê-lo voltar. A história foi relatada no jornal “Daily Mail”.




Miss Norris, de 41 anos, é avisada por um alarme toda vez que a respiração do filho é interrompida. Então ela corre para o quarto do bebê e faz cócegas na sola dos pés, embaixo do queixo ou no estômago da criança – o suficiente para que ele volte a respirar.


Segundo a mãe contou a jornal, uma vez o bebê parou de respirar 23 vezes em uma única madrugada.


A apneia é frequente em bebês prematuros como Benn, que nasceu com apenas 24 semanas e cerca de 0,5 kg. O problema acontece porque os músculos e o sistema nervoso ainda não estão completamente desenvolvidos no momento do nascimento. A criança pode ficar 20 segundos ou mais sem respirar enquanto dorme.


Quando o filho de Miss Norris nasceu, na maternidade do Hospital Addenbrooke, os médicos disseram que era bastante improvável que ele sobrevivesse. Mas, contrariando todas as expectativas, ele foi para casa após 18 semanas de internação.


Agora sua mãe coordena uma campanha de arrecadação de fundos para a unidade onde Benn nasceu.

DIVULGADA CAPA DA ‘PLAYBOY’ COM VANESSA ZOTTH, DA ‘ESCOLINHA DO GUGU’...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Revista deve chegar às bancas no dia 10 de janeiro.


A "Playboy" divulgou nesta quinta-feira, 29, a capa de janeiro da revista, com a modelo e atriz Vanessa Zotth, da "Escolinha do Gugu".

Na mesma edição, que chega às bancas no dia 10 de janeiro, será publicado ensaio com Lindsay Lohan.
*** As informações são do EGO.

SAÚDE VAI INCENTIVAR O USO DE PENICILINA...

FONTE: *** AGÊNCIA ESTADO (noticias.uol.com.br).


O Ministério da Saúde vai incentivar o uso de penicilina nas unidades de Atenção Básica à Saúde para reduzir os casos de sífilis congênita no Brasil. Portaria publicada hoje no Diário Oficial determina que o antibiótico esteja disponível nos serviços de todo o País. Hoje a oferta já existe, mas muitos centros resistem em prescrever e ofertar o remédio, por temer uma forte reação alérgica, disse o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Helder Pinto."


Os índices de sífilis congênita no País são inaceitáveis. E a penicilina pode ajudar a reduzir os casos", disse Pinto. O remédio é indicado para tratamento de vários tipos de infecções e para febre reumática. Ele assegura que apenas 1% da população têm alergia ao medicamento. "É um erro restringir a oferta do remédio, barato e eficaz, por temer choques anafiláticos", disse.


Um protocolo para o uso da penicilina foi preparado para auxiliar equipes de saúde. A ideia é que a equipe de saúde faça um teste antes de prescrever a penicilina aos pacientes. Caso a sensibilidade ao antibiótico seja identificada, outro remédio será indicado.


A portaria publicada hoje indica que, em caso de reações anafiláticas, equipes devem seguir as regras previstas no protocolo preparado pelo governo. O Ministério da Saúde informou que, em 2010, 285 casos de intoxicação por penicilina foram identificados. Este ano, até novembro, foram 179.


Em 2006, foram identificados no País 5.789 casos de sífilis congênita em menores de um ano. A doença, considerada evitável, pode causar aborto, má formação do feto e morte ao nascer. Bebês podem ainda ter cegueira, surdez e deficiência mental. "Hoje o teste está disponível. A maior dificuldade está no tratamento", completou.

*** Lígia Formenti.

PILOTO DE ULTRALEVE É SEGUIDO POR GANSOS QUE O CONFUNDIRAM COM MÃE...


FONTE: Globo.com, TRIBUNA DA BAHIA.




O piloto francês de ultraleve Christian Moulec se transformou em ''mamãe'' para um grupo de filhotes de ganso.


Agora, toda vez que ele decola com seu ultraleve ''seus filhotes'' o seguem.Não é à toa. Para conseguir filmar de perto os animais em movimento, ele criou a ninhada de gansos ao longo de nove meses.


Os pássaros, assim que saem do ovo, tendem a identificar a primeira coisa que veem em movimento como sendo a sua mãe.


Moulec já havia realizado seu experimento anteriormente, quando criou uma família inteira de garças para poder filmá-las.


As imagens constam do programa Earthflight, da BBC, que capta imagens em alta definição de pássaros durante o voo.

ESCOVAR OS DENTES DIMINUI RISCOS DE PNEUMONIA, DIZ ESTUDO...

FONTE: Do UOL Ciência e Saúde, em São Paulo (noticias.uol.com.br).


Escovar os dentes não previne apenas doenças na gengiva, mas também reduz os riscos de pneumonia. É o que destaca novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Medicina de Yale.

Os pesquisadores encontraram mudanças nas bactérias presentes na boca, antes mesmo do desenvolvimento da doença, que consiste em uma inflamação nos pulmões.

A equipe observou 37 pacientes durante um mês e descobriu que os que usavam ventilação mecânica para respirar e desenvolveram pneumonia, tinham a composição bacteriana existente na boca alterada.

Para o autor do estudo, Samit Joshi, a descoberta ajuda a melhorar a forma de prevenção da doença no futuro, que poderá ser feita com a manutenção das bactérias presentes na boca.

A pesquisa não é a primeira a relacionar má higiene bucal ao aparecimento de doenças respiratórias, ainda que muitas das infecções respiratórias sejam causadas pela inalação de bactérias no ar.

Para prevenir a doença, o estudo indica escovar os dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, com pasta dental com flúor, além de usar fio dental e evitar comidas doces.

CERCA DE 2,3 MILHÕES DE TRABALHADORES AINDA NÃO SACARAM ABONO DO PIS/PASEP...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Têm direito a receber o abono aqueles que estão cadastrados há pelo menos cinco anos no PIS ou no Pasep e que em 2010 trabalharam pelo menos durante um mês com Carteira de Trabalho assinada.

Cerca de 2,3 milhões de trabalhadores ainda não sacaram o abono do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Desde agosto, quando começou o cronograma anual de pagamentos, 18 milhões de pessoas fizeram o saque.

O diretor do Departamento de Emprego e Salário do ministério, Rodolfo Torelly, lembra que o abono pode ser sacado até junho de 2012. Segundo ele, quem preferir esperar a virada do ano terá a vantagem de receber com base no novo valor do salário mínimo, reajustado de R$ 545 para R$ 622.

Já foram pagos desde agosto R$ 9,6 bilhões e ainda está à disposição dos trabalhadores um total de R$ 1,98 bilhão, informou o diretor. No ano passado, 1,8 milhão de pessoas deixaram de sacar o abono.

Têm direito a receber o abono aqueles que estão cadastrados há pelo menos cinco anos no PIS ou no Pasep e que em 2010 trabalharam pelo menos durante um mês com Carteira de Trabalho assinada, ganhando em média até dois salários mínimos. O dinheiro está disponível no Banco do Brasil, para quem é cadastrado no Pasep, e na Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, pelo vínculo com empresa privada.

Rodolfo Torelly lembrou que o abono não é cumulativo. Quem não sacar até junho só receberá posteriormente o valor correspondente a 2011, que começará a ser pago em agosto do próximo ano. Os recursos que não são sacados pelos trabalhadores voltam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e são aplicados em programas que beneficiam a categoria.

Quem quiser saber se tem abono para receber pode ligar para o telefone 158, do Ministério do Trabalho e Emprego (a ligação só pode ser feita por telefone fixo), para o número 0800 7260101, da Caixa Econômica Federal, ou para 0800 7290722, do Banco do Brasil. Os saques podem ser feitos nesses bancos mediante apresentação de carteira de identidade. No caso do PIS, o valor pode ser recebido também nas casas lotéricas, com o uso do Cartão do Cidadão, da Caixa.

Já os trabalhadores que estavam cadastrados em um dos dois programas até 1988 e que ganham acima de dois salários mínimos recebem anualmente, em agosto, apenas os juros da sua conta no PIS/PASEP, cujo fundo deixou de existir depois da promulgação da Constituição Federal, esclareceu o diretor. O dinheiro gerado por esses juros só será sacado pelo trabalhador quando ele se casar ou se aposentar ou ainda se requerer o recebimento por sofrer de doença grave.

*** As informações são da Agência Brasil.

CONEXÃO ENTRE MÃE E FILHO AJUDA A IDENTIFICAR O SIGNIFICADO DOS CHOROS...

FONTE: BÁRBARA STEFANELLI, Da Redação (estilo.uol.com.br).





Hoje em dia, existem até aparelhos que ajudam a identificar a causa do choro do bebê, como a chamada “vovó eletrônica”, que diz se a criança está com fome, sono, estressada, entre outras coisas. No entanto, especialistas garantem: o convívio continua sendo a melhor maneira para quem deseja reconhecer os motivos do choro de uma criança.

Em tom de brincadeira, o pediatra Sylvio Renan diz que “um médico jamais aprendeu [a diferenciar os choros], mas as mães sabem muito bem”. Segundo o médico, o choro é natural, a única forma de expressão sonora que os pequenos conhecem, e pode ocorrer pelos mais variados motivos (frio, calor, cólica, fome, saudades, manha, angústia, medo, entre outros). E, se a mãe ou cuidadora quiser saber o que está acontecendo com a criança, é necessário estabelecer uma conexão com o pequeno.

“As mães, principalmente as que amamentam, com o tempo, desenvolvem uma noção e também sabem quando é um choro que merece preocupação, como os prantos abruptos, sem uma causa aparente ou aqueles que não param”, diz Renan. Para as mães que desejam criar esse tênue laço com os filhos, o especialista aconselha, na hora de amamentar, tirar a blusa e ainda deixar o bebê sem roupinha. A prática ainda serve para acalmar as crianças, que se sentem mais protegidas e próximas da mãe desta maneira.

“A criança que mama ao peito chora menos. Esse contato físico também serve de alimento psicológico e vai acalmar os bebês que sentem muita necessidade da presença da mãe”, diz Renan.

CONHEÇA MANEIRAS DE ACALMAR O SEU BEBÊ.
Amamente sem roupas. O contato físico serve de alimento psíquico para a criança, que vai se sentir mais segura

Tire a roupinha do bebê e dê um banho de água morna, que reproduzirá as condições do útero da mãe

Converse com a criança. A voz da mãe, única fonte de proteção para os bebês, acalma os pequenos

Mantenha a calma. Quando a mãe é muito ansiosa, passa essa informação para os bebês, que podem ficar inseguros

FONTE: Pediatra Sylvio Renan

MANTENHA A CALMA.

Na hora do choro, é bastante comum as mães, principalmente as de primeira viagem, se desesperarem e logo ligarem para o pediatra ou até correrem para o médico. Todo esse cuidado é normal e, até certo ponto, saudável. Mas nem todo choro é motivo de preocupação, segundo a psicóloga Cynthia Boscovich, com especialidade em mães, bebês e gestantes.


“Como a única forma de expressão que os pequenos conhecem é o choro, nem sempre eles estão lamentando porque as coisas não estão bem. Crianças podem chorar por manha, medo ou até por prazer e satisfação”, diz.

A psicóloga ainda recomenda que, na hora do berreiro, manter a calma é fundamental, pois as crianças percebem quando a mãe ou cuidadora se desespera. “Quando a mãe é ansiosa, o bebê, normalmente, também fica ansioso e angustiado. (...) Ele comunica algo e a mãe, que não consegue entender, vai ficando nervosa. Aí a criança capta essa sensação e não consegue ficar tranquila. A mãe tem que ficar serena para conseguir entender o que o bebê precisa.”

O pediatra Sylvio Renan também afirma que os pequenos, mais sensíveis que os adultos, captam a ansiedade da mãe, que é a sua principal fonte de segurança. “Para as crianças, a mãe é um porto seguro e, se ela se desesperar, elas podem captar isso através de odores, alteração da temperatura do corpo e até do gosto do leite, e vão ficar mais tensos ou com medo.”

Ainda segundo Cynthia, a ausência de choro também pode ser preocupante, uma vez que o bebê que chora se comunica e manifesta, de alguma forma, o que precisa. “Em geral, a criança que chora é mais saudável. Nem sempre não chorar quer dizer que esteja tudo bem; psiquicamente, esse bebê pode não estar bem. Também pode ser que não chore mais, porque desistiu de ser atendido.”

DUPLA QUE VENDIA CARTEIRAS DE HABILITAÇÃO FALSAS EM SERRINHA É PRESA...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

A polícia agora tenta identificar outros integrantes da quadrilha que agiam no esquema.


Dois homens foram presos em flagrante na quarta-feira (28) em Serrinha enquanto vendiam carteiras de habilitação e documentos de veículos falsificados.


Policiais da delegacia da cidade apreenderam com Jaime Bernardo de Jesus, 40 anos, e Catarino Luciano Santos, 42 anos, vários documentos falsos.

Na delegacia, os dois confessaram que vendiam os documentos falsos por encomenda - os preços podiam chegar a até R$ 700.


Segundo a dupla, as CNHs e os certificados de licenciamento falsos são confeccionados em Salvador e levados para Serrinha para a venda.

O delegado Fábio Silva, da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (15ª Coorpin) autuou os dois em flagrante por falsificação de documentos públicos, estelionato e formação de quadrilha.


A polícia agora tenta identificar outros integrantes da quadrilha que agiam no esquema.

METÓDO DE REABILITAÇÃO NA ÁGUA INCENTIVA INDEPENDÊNCIA DE PACIENTE...

FONTE: MARIANA VERSOLATO, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


De longe, parece uma sessão tradicional de fisioterapia na água. Mas as músicas cantadas pelos alunos, os jogos e exercícios indicam que se trata de algo diferente.

A aula é do método Halliwick, cuja meta não é só a reabilitação física, mas também autoconfiança e independência na água. É indicada para portadores de qualquer deficiência, como paraplégicos, pessoas com síndrome de Down ou que sofreram derrame.


Neste mês, o projeto de Halliwick na unidade Lapa da Rede Lucy Montoro, ligada à Faculdade de Medicina da USP, ganhou o prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O método surgiu na Inglaterra na década de 1950. Seu criador, o engenheiro James McMillan, usou conhecimentos de hidrostática e hidrodinâmica para a reabilitação de mulheres com deficiência que moravam numa instituição chamada Halliwick.

Na hidroterapia "clássica", a sessão é individual e o fisioterapeuta treina a execução de movimentos específicos.

"O Halliwick é uma atividade aquática funcional que treina diversas habilidades e as funções cognitiva e social", diz o fisioterapeuta Mauricio Koprowski Garcia, presidente da Associação Brasil Halliwick.

COMO FUNCIONA.
Os alunos são divididos em três níveis, de acordo com suas habilidades. No primeiro deles, vermelho, o enfoque está na adaptação. No amarelo, os alunos fazem treinos para jogar o corpo para a frente e para trás, de um lado para outro e fazer rotações.

Na última etapa a gama de movimentos aumenta, para que o aluno não precise mais do contato com o instrutor e tenha independência.

"Os nadadores ganham a sensação de 'eu posso'. A longo prazo, o aluno tem melhora no andar e no sono e sente menos dor", diz Garcia.

Marcos de Oliveira Almendro, 50 anos, está há quase um ano no projeto. Ele sofreu um acidente de moto em 2007 e teve paralisia no lado esquerdo do corpo. "Saio relaxado e vejo melhora também fora da água. Estou conseguindo nadar quase como antes."

MEGA DA VIRADA SOMA R$ 250 MI EM APOSTAS, SEGUNDO CEF...

FONTE: Folha, TRIBUNA DA BAHIA.


A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou na quarta-feira (28) um aumento no volume de apostas para a Mega da Virada, cujo sorteio acontece no sábado. Até ontem, o acumulado das apostas totalizava R$ 250 milhões, com mais de 37 milhões bilhetes vendidos. Desse total, R$ 52 milhões foram arrecadados somente ontem.


Na comparação com as vendas de 2010, a Mega da Virada arrecadou até agora 30,5% a mais. A quantidade de bilhetes vendidos também aumentou, registrando um crescimento de 31%.


Na segunda-feira, a Caixa confirmou ao Terra que o prêmio não deve ser inferior a R$ 170 milhões, valor que até então era tratado como uma estimativa. Investindo toda a soma na poupança, a fortuna renderia ao ganhador pouco mais de R$ 1 milhão por mês, o suficiente para comprar 850 casas no valor de R$ 200 mil ou 6,8 mil carros populares."


A Mega da Virada já faz parte das festas de fim de ano dos brasileiros, pela possibilidade de começar o ano com vida nova. No próximo dia 31, vamos sortear um dos maiores prêmios das loterias da América do sul, numa grande festa", comenta Edilson Carrogi, gerente nacional de Loterias da Caixa.


As apostas na Mega da Virada podem ser feitas até as 14h (horário de Brasília) do próximo sábado, em todas as lotéricas do Brasil.


A aposta simples custa R$ 2 e pode ser feita nos volantes especiais da Mega da Virada e também nos volantes comuns da Mega Sena.


O sorteio acontece a partir das 20h do dia 31, no estúdio da Rede Globo, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelos principais canais da TV aberta. O apresentador será o ator Luigi Barricelli.

ESTUDO RELACIONA CONSUMO DE CARNE VERMELHA COM CÊNCER RENAL...

FONTE: REUTERS (noticias.uol.com.br).


Quem come muita carne vermelha pode ter maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer renal, segundo um estudo feito nos EUA com milhares de adultos.




Os autores do artigo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition concluíram que adultos de meia-idade que consumiam mais carne vermelha tinham 19% mais probabilidade de serem diagnosticados com câncer nos rins do que aqueles que faziam um consumo moderado.

A maior absorção de substâncias químicas presentes na carne grelhada ou assada na brasa também foi associada a um maior risco.

"Nossas conclusões corroboram as recomendações alimentícias para a prevenção do câncer atualmente, divulgadas pela Sociedade Americana do Câncer - limitar o consumo de carne vermelha e processada, e preparar a carne por métodos de cocção, como cozida ou assada no forno", disse Carrie Daniel, coordenadora da pesquisa, ligada ao Instituto Nacional do Câncer dos EUA.

Estudos anteriores examinando a associação entre carne vermelha e câncer renal chegaram a resultados ambíguos, por isso Daniel e seus colegas usaram dados de um estudo que envolveu quase 500 mil adultos maiores de 50 anos, que responderam a questionários sobre seus hábitos alimentares - incluindo o consumo de carne - e então foram acompanhados por uma média de nove anos.

Durante esse período, 1.800 participantes - menos de 0,5% - foram diagnosticados com câncer renal.

Na média, os homens envolvidos no estudo consumiam de 57 a 85 gramas de carne vermelha por dia, enquanto as mulheres comiam de 31 a 57 gramas. Os participantes que consumiam mais carne vermelha - cerca de 115 gramas por dia - tinham 19% mais propensão a serem diagnosticados com câncer renal do que os que comiam até 31 gramas de carne vermelha por dia.

A análise levou em conta outros aspectos que poderiam influenciar o risco de câncer, como idade, raça, consumo de frutas e legumes, tabagismo, consumo de álcool, hipertensão e diabetes.

O risco de câncer renal era agravado também entre pessoas que comiam a carne mais bem passada, o que eleva sua exposição a substâncias químicas decorrentes do preparo.

O estudo não afirma que a carne vermelha, ou a carne bem passada, causa câncer renal.

Como lembrou o epidemiologista Mohammed El Faramawi, da Universidade do Norte do Texas, muita gente passa a vida comendo carne sem ter câncer nos rins, ao passo que há pessoas que quase não comem carne e desenvolvem a doença.

"A carne vermelha é uma importante fonte de ferro, tem proteínas", disse El Faramawi, que não trabalhou no estudo, e recomendou que as pessoas não parem de comer carne vermelha - apenas sigam as orientações alimentares dos especialistas.

Daniel disse que são necessário mais estudos para compreender por que a carne vermelha parece estar associada a determinados tipos de câncer, e não a outros.

Por enquanto, disse ela, a recomendação é reduzir o tempo de cocção da carne, não expô-la diretamente às chamas ou ao metal quente, e usar o micro-ondas para cozinhar parcialmente a carne antes de expô-las a altas temperaturas.

JOANNA MACHADO FAZ BARRACO BRIGA ATÉ COM CRIANÇA EM PARQUINHO, DIZ JORNAL...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Confusão começou quando criança deu murro no filho da vencedora de "A Fazenda".


Vencedora da última edição de "A Fazenda", Joana Machado se envolveu em uma confusão em um parque infantil em Búzios, no Rio de Janeiro, segundo informações da Folha Online. Segundo a reportagem, a origem de tudo foi quando um dos filhos da milionária, um menino de 4 anos, levou um soco de outra criança que estava no local.

No momento, Joana estava distante com o namorado, Juninho, mas o pai dela viu a cena e foi tirar satisfação com o garoto que bateu no neto. Segundo relatos de testemunhas, "seu Rui", pai de Joana, chegou a balançar a criança enquanto a repreendia pela agressão. Uma das mães tentou intervir, alegando que se tratava de uma criança. "Ah, vão todas vocês tomar no meio do...", disse o pai de Joana Machado.

Assim que Joana chegou ao local, começou a xingar os outros pais, o garoto agressor e os funcionários do parquinho onde tudo aconteceu. Um dos pais que estava no local colocou a mão à frente de Joana e foi ameaçado pelo namorado da moça, que é policial. "Se tu encostar (sic) a mão nela o bicho vai pegar", disse.

Nesse momento, Joana, o namorado, o pai e o filho foram embora, mas voltaram cinco minutos depois. O motivo: transtornados com toda a confusão, o grupo esqueceu outra criança que estava com eles no parquinho.

CARA DE MEDO OU DE VERGONHA TEM RAZÃO BIOLÓGICA, DIZ ESTUDO...

FONTE: JULIANA VINES, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


Arregalar os olhos de medo e torcer o nariz de desgosto não são apenas formas de expressar sensações, de acordo com cientistas da Universidade de Oregon, EUA, e de British Columbia, Canadá.

Segundo eles, a expressão facial de emoções, além de ser uma forma de comunicação não verbal, tem razão biológica e evolutiva, preparando o organismo para possíveis armadilhas do ambiente.

"Arregalar os olhos aumenta o campo visual e a velocidade do movimento do globo ocular, permitindo identificar melhor objetos que estejam em volta", escrevem os autores em artigo publicado na revista "Current in Psychological Science", publicada neste mês. Em situações ameaçadoras, como o ataque de um predador, essa capacidade pode ser determinante para a sobrevivência.

Charles Darwin (1809-1882), pai da teoria da evolução, foi o primeiro a escrever sobre o tema, sugerindo que algumas expressões comuns aos humanos eram compartilhadas por animais. Os chimpanzés e outros macacos, por exemplo, inflam o peito para demonstrar orgulho, de acordo com os pesquisadores.

Mais tarde, na década de 1960, estudos mostraram que muitas fisionomias significavam a mesma coisa para culturas diferentes. "Se elas são universalmente conhecidas é porque têm um papel fisiológico e comunicativo e não são apenas construídas culturalmente", argumentam Azim Shariff e Jessica Tracy, autores do artigo.

O trabalho reúne resultados de diversas pesquisas que procuraram desvendar a função de cada tipo de expressão, entre elas medo, surpresa, desgosto, vergonha e orgulho.

De acordo com os estudos, quando uma pessoa não gosta de algo, aquela cara de nojo com o nariz "torcido" e os dentes cerrados é uma forma de inibir o paladar e o olfato, afastando o risco de contato com venenos ou contaminantes.

Já inflar o peito de orgulho aumentaria a produção de testosterona e a capacidade pulmonar, deixando qualquer pessoa mais preparada para interagir socialmente.

No entanto, os autores admitem que são necessárias mais pesquisas para identificar a explicação biológica para fisionomias comuns, como raiva, tristeza e felicidade.

E ressalvam que a teoria das expressões faciais é controversa cientificamente. "Embora os resultados sugiram que há funções fisiológicas, o principal objetivo de expressar emoções na vida contemporânea é a comunicação rápida e não verbal."

PRINCIPAIS SERVIÇOS NÃO FUNCIONAM NA 6ª; VEJA O QUE ABRE E FECHA NO ANO NOVO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Em razão do Ano Novo, alguns serviços em Salvador terão o funcionamento alterado já a partir desta sexta-feira (30), como em agências bancárias e algumas agências dos Correios. O expediente nos principais locais de atendimento será retomado na segunda-feira (02).


ABAIXO A RELAÇÃO DO QUE ABARE E O QUE FECHA:


BANCOS.

Fecham para balanço em todo o País nesta sexta-feira e voltam a funcionar apenas na segunda-feira. Serviços podem ser realizados através da internet ou caixas eletrônicos.


CORREIOS.

As unidades próprias fecham a partir de sexta e retomam as atividades na segunda-feira. Unidades franqueadas funcionam normalmente na sexta-feira e até o meio-dia no sábado. Serviços como Sedex, Sedex Hoje, Sedex 10, Sedex Mundi e Dique Coleta não funcionarão.


SAÚDE.

Hospitais e prontos-socorros funcionarão ininterruptamente na sexta e sábado. Os Ambulatórios de Especialidades fecham no dia 30 e voltam a funcionar no dia 2.


ABASTECIMENTO.

Mercados municipais não funcionarão no dia 1º. As feiras previstas para o domingo serão antecipadas para o sábado. Nos outros dias, os horários e locais estão mantidos.SAC. Dia 31, apenas a unidade do Shopping Barra vai funcionar, das 9h às 13h. O atendimento volta ao funcionamento normal no dia 2 de janeiro.


ZOOLÓGICO.

Abre nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, de 8h30 às 17h.


SHOPPINGS.

No dia 31, o Iguatemi, Salvador e Salvador Norte Shopping ficam abertos até às 17h. Os shoppings Barra, Piedade, Center Lapa, Itaigara e Paralela fecham às 18h. No dia 1º, apenas cinemas e restaurantes abertos.

ALIMENTOS TÊM INFLUÊNCIA NA CAPACIDADE MENTAL DE IDOSOS, DIZ ESTUDO...

FONTE: AFP EM WASHINGTON (noticias.uol.com.br).

Os idosos cujo sangue apresenta maiores teores de certas vitaminas e ácidos graxos omega 3 mantêm sua capacidade mental e de memória por mais tempo, revela um estudo publicado nesta quarta-feira.

O trabalho concluiu que os idosos que consomem alimentos com essas propriedades não experimentam uma redução do volume de seu cérebro, um fenômeno tipicamente observado nas pessoas que sofrem de Alzheimer.

Publicado na edição de 28 de novembro da revista Neurology, o estudo determina que os altos níveis de vitamina B, C, D e E, assim como de ômega 3, encontrado principalmente nos peixes, têm efeitos positivos na saúde mental e no restante do organismo.

"Este enfoque mostra claramente os efeitos neurológicos e biológicos, bons e maus, ligados aos níveis de diferentes nutrientes no sangue", explica Maret Traber, do Instituto Linus Pauling da Universidade do Oregon, no noroeste dos Estados Unidos.

"As vitaminas e os nutrientes que se obtém comendo uma grande variedade de frutas, legumes e peixes podem ser medidas com o auxílio de biomarcadores sanguíneos. Estou convencida de que estes nutrientes têm um grande potencial para proteger o cérebro e fazê-lo funcionar melhor", afirma Traber.

A pesquisa também revela que os participantes do estudo com alimentação rica em ácidos e gorduras trans, abundantes em produtos lácteos e frituras, obtiveram resultados piores no teste cognitivo e apresentaram redução do cérebro considerável.

Os pesquisadores analisaram 104 indivíduos com idade média de 87 anos, submetidos a testes com 30 biomarcadores de nutrientes no sangue. Deste total, 42 também passaram por exames de ressonância magnética para medir o volume de seus cérebros.

APARELHO PERMITE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMA CARDÍACO À DISTÂNCIA...

FONTE: THIAGO FERNANDES, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).


Uma nova forma de monitoramento cardíaco promete aprimorar o processo de detecção de problemas graves do coração, que apresentam sintomas muito esporádicos, difíceis de ser flagrados por exames convencionais em consultórios.

Implantado por meio de uma pequena cirurgia no peito do paciente, o sistema de aferição à distância permite o acompanhamento contínuo da atividade elétrica do órgão, por um período que pode chegar a três anos.

Os dados registrados no aparelho são lidos durante exames de rotina e enviados para uma central monitorada pela equipe médica do hospital de referência.


AVALIAÇÃO.
Cabe a essa equipe avaliar casos que eventualmente necessitem de intervenção urgente e também repassar posteriormente as informações para o médico do paciente.

"Essa é uma forma de conseguirmos flagrar problemas que de outra forma não seria possível, com o paciente fora da unidade hospitalar", explica o médico Eduardo Saad, coordenador do Centro de Fibrilação Atrial do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, pioneiro no país no uso do sistema.

Segundo ele, o método é mais uma opção para diagnóstico de anormalidades em pacientes que não têm sintomas constantes, mas relatam episódios recorrentes, embora muito espaçados, de desmaios, palpitações ou outros quadros cardíacos e que apresentam exames convencionais, como eletrocardiograma, sem alterações.

Nesses casos, o uso é indicado quando não foi possível realizar o diagnóstico por meio do "looper", aparelho de uso externo que não requer cirurgia. O problema é que ele só deve ser usado por um perído de até 15 dias.

"Se não acontecer nenhum episódio durante esse período, não é possível fazer o diagnóstico", diz Saad.

RESTRIÇÃO.
Para Luiz Antônio Machado César, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, o novo sistema não pode ser encarado como um exame corriqueiro, devendo ser indicado como um recurso a ser usado só em casos excepcionais.

"A aplicação é muito restrita, já que não podemos esquecer que a implantação requer uma cirurgia, com todas as implicações que isso traz", afirma César.

Segundo o cardiologista, ainda seriam necessários mais estudos para comprovar se a efetividade do novo método compensa os riscos de uma operação e o fato de manter um aparelho implantado no corpo.

Um outro aspecto a ser considerado é o custo do sistema, que gira em torno de R$ 10 mil para a implantação. O preço de uso do "looper" varia de R$ 700 a R$ 1.500, a depender do período de monitoramento.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

NOVA DESCOBERTA REPRESENTA BARREIRA PARA VACINA CONTRA HIV...


FONTE: Do G1, TRIBUNA DA BAHIA.


Cientistas descobriram um novo obstáculo que deve atrapalhar o desenvolvimento de uma vacina contra o HIV, assim como outras vacinas contra doenças provocadas por vírus. A informação está em um estudo publicado online pelo “Journal of Clinical Investigation”.


Em 2007, um estudo conhecido como Step, que testava uma vacina candidata para o HIV, mostrou que esse medicamento não era eficiente. Em alguns casos, inclusive, a vacina tornava as pessoas mais suscetíveis à infecção, pois o sistema imunológico reconhecia um componente usado na vacina: um tipo de vírus chamado de Ad5.


A equipe liderada por Juliana McElrath, do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, nos EUA, descobriu que algumas pessoas tinham no sistema de defesa células com alta resposta ao Ad5. Esses pacientes produziram uma reação mais fraca em relação ao HIV e, por isso, a vacina não foi eficaz.


O atual estudo mostrou também que isso acontece não só com o Ad5, mas também com outros adenovírus usados como componentes de vacinas. Na avaliação dos pesquisadores, esse aspecto deverá ser levado em conta no desenvolvimento de novas vacinas.


“Esses achados providenciam o que acreditamos ser uma nova compreensão de como a imunidade viral pré-existente pode impactar a eficácia de vacinas hoje sob avaliação para a prevenção do HIV, da tuberculose e da malária”, sugere o artigo.

REDE PÚBLICA DO RIO GANHA PRIMEIRO TOMÓGRAFO PARA OBESOS...

FONTE: DA AGÊNCIA BRASIL (www1.folha.uol.com.br).


A rede pública de saúde do Rio de Janeiro ganhou ontem (28) um tomógrafo destinado a pessoas com até 320 kg. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, é o primeiro tomógrafo do país, tanto na rede pública quanto em hospitais privados, destinado a obesos.

O equipamento ficará no Hospital Estadual Carlos Chagas, na zona norte da capital fluminense, que é referência em cirurgias bariátricas (de redução do estômago), e que já operou mais de 200 pacientes em um ano.

A Secretaria de Saúde estima que, com o novo equipamento, cerca de 2.000 exames serão realizados por mês. Antes, os pacientes com mais de 180 kg faziam os exames em tomógrafos de uso veterinário, localizados no Jóquei Clube do Rio de Janeiro.

De acordo com o responsável pelo programa de cirurgias bariátricas, o médico Cid Pitombo, com o novo aparelho será possível fazer um exame detalhado do paciente antes e depois da operação, reduzindo riscos do procedimento cirúrgico.

"No raio-X comum ou no ultrassom comum é difícil ter um estudo adequado desse paciente. Então, com o tomógrafo, você consegue fazer uma boa avaliação tanto no pré quanto no pós-operatório do paciente portador de obesidade", disse.

O tomógrafo, que faz um exame completo em apenas 14 segundos, custou R$ 1,59 milhão. A Secretaria Estadual de Saúde informou que o aparelho tem garantia total contra defeitos de três anos.

MPT INSTAURA INQUÉRITO PARA APURAR ACIDENTE QUE MATOU 36 NA BR 116...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Procuradora entendeu que houve lesão à coletividade e indícios de transporte irregular de trabalhadores.


O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um inquérito para apurar se houve descumprimento legislação trabalhista no que culminou com um acidente com 36 mortos e 12 feridos no último dia 3 próximo a Milagres, na BR-116. Os 44 passageiros do ônibus eram trabalhadores pernambucanos.

Segundo o MPT, os trabalhadores foram recrutados na Central Energética Vicentina Ltda. para trabalhar no corte de cana em Mato Grosso do Sul. O veículo em que eles estavam, segundo informações iniciais, não tinha autorização para fazer esse tipo de transporte. O ônibus colidiu de frente com uma carreta e um caminhão.

A procuradora Flávia Vilas Boas de Moura, do MPT do município de Vitória da Conquista, decidiu instaurar o inquérito por entender que houve lesão à coletividade e por encontrar indícios de transporte irregular de trabalhadores.

Agora, a procuradora vai requerer o boletim de ocorrência da Polícia Rodoviária Federal e deve ouvir os responsáveis das empresas contratantes dos trabalhadores e da transportadora.


A procuradora também destaca que não houve informações sobre os motoristas da carreta e do ônibus, para quem trabalhavam e que jornada de trabalho cumpriam.

INQUÉRITO DA POLÍCIA.
Segundo a delegada Maria do Socorro Damásio, responsável pelo caso, o motorista da carreta que teria provocado o acidente, Márcio Clênio Machado, deve ser indiciado por homicídio doloso - quando há intenção de matar.

Em depoimento no último dia 5, ele negou que tenha provocado o acidente e garantiu que a colisão que deixou mais de trinta mortos foi provocada pelo condutor do ônibus, que teria invadido o sentido contrário da via.

"A versão dele, no entanto, foi desmentida pelo motorista do caminhão-baú, que viu o motorista da carreta seguir pela faixa do meio, jogando a traseira do veículo em direção ao ônibus após perceber que não teria como escapar do acidente", pontuou Maria do Socorro à época.

FACULDADES AMEAÇAM VETAR ALUNO COM CRÉDITO ESTUDANTIL...

FONTE: Folha, TRIBUNA DA BAHIA.


Universidades particulares que aderiram ao programa de financiamento estudantil do governo federal (Fies) podem reduzir o número de alunos atendidos, caso não recebam repasses atrasados de R$ 500 milhões referentes a matrículas nos últimos dois anos.


Segundo a Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares), o problema começou em 2010, quando o programa foi ampliado e a administração da verba migrou da Caixa para o Mec.


Em 2010, o Fies custeava 224 mil alunos; em 2011, mais de 150 mil aderiram.


O governo reconhece que pode haver alguma demora no pagamento, mas nega que o valor seja tão alto.


Parte da lentidão, diz, pode ser culpa das próprias instituições, que ainda não se acostumaram com os novos ritos e demoram a fornecer dados dos alunos.

UMA EM SEIS PESSOAS COM IMPLANTE EM ARTÉRIA VOLTA AO HOSPITAL...

FONTE: MARIANA VERSOLATO, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


Uma em cada seis pessoas que colocam um stent (implante para desobstruir artérias) acaba voltando ao hospital em menos de 30 dias.

É o que mostra um estudo com 37 mil pacientes do Estado de Nova York, publicado no "Journal of the American College of Cardiology".

Segundo os autores, as taxas de readmissão são altas. A maioria (80%) das novas idas ao hospital não foi programada. As causas foram doença cardíaca crônica, dor no peito e falência cardíaca.

Além disso, 42% dos retornos não planejados ocorreram uma semana após o procedimento, e uma em cada três internações resultou na colocação de um novo stent.

A pesquisa é a primeira a identificar os fatores de risco para as readmissões após esse tipo de procedimento, feito, em geral, quando os médicos percebem uma obstrução nas artérias coronárias.

Ter diabetes, problemas renais, enfisema e arritmia cardíaca aumenta o risco de voltar ao hospital depois da colocação do implante.

Mulheres com mais de 65 anos também têm maior chance de voltar ao hospital --a idade avançada, em geral, é acompanhada de doenças associadas, e as mulheres têm o risco cardíaco aumentado após a menopausa.


CUIDADOS.
Segundo Edward Hannan, professor da Universidade de Albany, nos EUA, e autor do estudo, é importante conhecer os fatores de risco para dar atenção especial a certos pacientes.

Ele diz que é preciso coordenar melhor os cuidados pós-internação e, talvez, manter as pessoas por mais tempo no hospital depois de pôr o stent.

Segundo Carlos Costa Magalhães, membro da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), a maioria das readmissões ocorre porque a pessoa para de tomar os remédios.

"Muitas vezes o médico libera o paciente e não dá muita ênfase à importância da medicação para o sucesso do procedimento. Alguns acham que não precisam mais de remédio, não precisam mais controlar a pressão", afirma.

Em geral, os pacientes precisam tomar aspirinas e remédios antiplaquetários para impedir a formação de coágulos dentro do stent e uma nova obstrução da artéria, de acordo com o cardiologista.

Outro ponto que deve ser enfatizado com o paciente é o controle de outras doenças associadas e o cuidado com os fatores de risco já conhecidos para doenças cardíacas, como obesidade, hipertensão e colesterol alto.

Magalhães afirma ainda que não há muitos estudos similares para comparar essa taxa de internação vista em Nova York com outros países, incluindo o Brasil.

"Esse estudo deve puxar outros trabalhos semelhantes e servir como baliza para os serviços de hemodinâmica a respeito da evolução dos pacientes pós-stent", acrescenta.

BRITÂNICO CAPTURA PEIXE CONHECIDO POR DEVORAR TESTÍCULOS DE PESCADORES...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Peixe é conhecido na Papua-Nova Guiné como 'cortador de bola'. Jeremy Wade vai exibir captura em seu programa 'Monstros do Rio'.
O especialista britânico Jeremy Wade, de 53 anos, conseguiu capturar na Papua-Nova Guiné um peixe que é conhecido por matar homens após morder seus testículos.


Segundo o jornal inglês "The Sun", Wade passou semanas atrás do peixe após moradores locais relatarem que um peixe misterioso teria "castrando" jovens pescadores.

A captura será exibida no programa "Monstros do Rio" que Wade apresenta no canal "ITV" e no "Animal Planet". O peixe, que é conhecido na Papua-Nova Guiné como "cortador de bola", morde os testículos de pescadores, deixando-os sangrar até a morte.


*** As informações são do G1.

EMBRAPA DESENVOLVE BEBIDA PARA QUEM EVITA PRODUTOS LÁCTEOS...

FONTE: DA AGÊNCIA BRASIL (www1.folha.uol.com.br).


Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira Pesquisa Agropecuária) desenvolveram uma bebida instantânea a partir de café solúvel, extrato de soja e açúcar para pessoas com alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose ou que são vegetarianos.

De acordo com Ilana Felberg, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos e coordenadora da pesquisa que resultou no produto alternativo, foram 18 formulações e nove meses de armazenamento até chegar à bebida instantânea à base de soja, que vem preencher uma lacuna no mercado brasileiro.

"[A bebida] não foi feita especificamente para um grupo, mas atende aqueles que têm algum problema em consumir produtos lácteos", esclareceu.

O produto, no entanto, não é recomendado a diabéticos --a bebida possui açúcar na sua composição. Pessoas com problemas de gastrite ou que tenham insônia também devem evitar a bebida, segundo a pesquisadora.

No estudo, até chegar à bebida à base de soja, verificou-se também se os compostos presentes na soja e no café tinham algum impacto negativo no sabor quando colocados juntos.

A bebida mista contém compostos bioativos, como isoflavonas de soja, que vêm sendo relacionados a benefícios em relação a doenças como câncer, osteoporose e sintomas da menopausa, e também ácidos clorogênicos do café, que apresentam capacidade antioxidante, ou seja, antienvelhecimento.

GOVERNO PRORROGA CAMPANHA DO DESARMAMENTO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


O Ministério da Justiça anunciou ontem a renovação da Campanha Nacional do Desarmamento até o final de 2012. A campanha é resultado de parceria entre o ministério e o Banco do Brasil, responsável pelo pagamento de indenizações em troca das armas recolhidas pelo governo.

A previsão inicial era de a campanha começar em junho e se encerrar no final deste ano. Mas, em abril, o governo anunciou a antecipação para maio do início da campanha, depois da tragédia em uma escola de Realengo, no Rio de Janeiro, invadida por um atirador, que causou a morte de 12 crianças.

De acordo com o ministério, desde maio, quando a campanha se iniciou, até esta semana, foram recolhidas 36.834 armas e 150.965 munições.

No total, segundo o ministério, foram pagos R$ 3,5 milhões em indenizações pelos armamentos. O orçamento para este ano, anunciado no lançamento da campanha, foi de R$ 10 milhões.

Para 2012, o orçamento previsto, destinado às indenizações, será de R$ 9 milhões, segundo o ministério. Para cada arma ou munição entregue são pagos R$ 100, R$ 200 ou R$ 300, dependendo do tipo de armamento.

De acordo com o ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o gasto inferior ao total de recursos previstos para a campanha não significa “frustração”.
“O ministério resolveu colocar realmente um aporte de recursos grande.

Não poderíamos em nenhum momento da campanha deixar faltar recursos. Seria tremendamente desgastante para a campanha, durante a sua ocorrência, uma pessoa devolver uma arma e não receber essa indenização. Nós colocamos realmente um valor superestimado, a fim de que, se tivéssemos maior adesão, para a população esses recursos não faltariam”, disse o ministro interino.

Barreto avaliou como “bom” o número de armas recolhidas em 2011 e atribuiu o aumento na devolução de armas de grande porte ao anonimato garantido a quem adere à campanha.

“É um bom número, principalmente considerando que 20% dessas armas são armas de grande porte. São aquelas armas que normalmente não eram devolvidas em campanhas anteriores de desarmamento”, disse.

De acordo com o ministro interino, o desafio para 2012 é ampliar a “capilaridade” da campanha, por meio do aumento do número de postos de entrega e da parceria com prefeituras.

“Nós temos que levar a campanha ao município, levar ao prefeito municipal, para que seja discutido ali, no âmbito do município, com a população sobre a campanha. Queremos aumentar o número de postos da sociedade civil em todo o país, a fim de permitir também uma maior capilaridade nessa devolução de armas e a fim de que todo o brasileiro possa devolver sua arma no seu bairro, sem precisar se deslocar grandes distâncias, sem ter qualquer tipo de trabalho adicional”, disse Barreto.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CLÍNICA AJUDA PARENTES A LIDAR COM DIAGNÓSTICO DE DOENÇA GRAVE...


FONTE: MARIANA VERSOLATO, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


Um diagnóstico impactante de doenças como câncer ou mal de Alzheimer geralmente é acompanhado de um pacote de turbulências que desestruturam a família.

Negação (por parte do doente ou dos familiares), culpa ou sobrecarga de um dos parentes podem fazer parte do "combo", junto a outras questões próprias de cada núcleo familiar.

Foi para tratar especificamente parentes que se sentem despreparados para lidar com um diagnóstico difícil que a psicóloga Cláudia Barroso e a psicanalista Sonia Pires criaram o Bem-me-Care - SOS Family.

O serviço da clínica, em São Paulo, é um tipo de pronto-atendimento para os parentes e pode ser feito em um a sete encontros.

"A gente não trabalha os conflitos preexistentes; a ideia é olhar especificamente para esse trauma que 'quebrou' a família", afirma Pires

"Na maioria das vezes, as angústias dos familiares passam na periferia. O efeito existe, mas nem sempre se olha para isso", diz Barroso.

O atendimento tem uma regra: o paciente não pode participar. Sua presença poderia inibir os familiares a falar sobre a culpa ou a raiva que sentem em relação à situação.

TRATAMENTO.
Segundo as especialistas, o trabalho ajuda a fortalecer mecanismos para enfrentar a doença e, como resultado, pode até aumentar o sucesso do tratamento do adoecido.

"Se há negação da doença, o paciente deixa de ter o atendimento e a melhora que poderia ter. Quando você trata a família, acaba provocando efeitos no paciente, colabora com a adesão ao tratamento. Há um entendimento maior sobre a doença e o prognóstico", afirma Barroso.

Foi o que aconteceu com a professora aposentada Reginea Diana Nunes, 56 anos.

O marido dela, Luiz Carlos Ferreira, 61 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de intestino no fim do ano passado.

"Aparentemente, ele recebeu bem a notícia, mas, quando saiu do consultório, parecia enlouquecido. Estava em total desequilíbrio. Perguntava 'Por que comigo?', e chorava muito", conta.

"Ele não queria aceitar a doença e colocou na minha mão toda a responsabilidade por sua vida. Eu tinha que falar para ele beber água, comer, ele agia como se fosse uma criança, não seguia as recomendações médicas."

Ela sugeriu que o marido fizesse terapia, mas ele não quis. Abalada, ela própria foi atrás de ajuda profissional. Reginea ficou mais tranquila e auxiliou o marido a enfrentar a doença. "Vi o que era bom para mim e para ele. Mostrei o que ele não via, que poderia acontecer com qualquer um e que ele tinha um caminho a percorrer no tratamento, estava amparado."

Ela dizia também que ele tinha de resolver a insegurança e o medo que sentia da doença voltar e de não poder voltar a trabalhar. Deu tão certo que Luiz Carlos procurou um psicólogo depois.

LIMITES.
A empresária Adriana Trussardi, 41 anos, também procurou ajuda quando sua mãe, Katia Abdenour, foi diagnosticada com câncer de ovário em estágio avançado.

"Era difícil acreditar na doença. Queria fazer o possível e o impossível para ela ficar viva", conta.

Quando os médicos falavam em tentar uma nova quimioterapia, sua mãe se recusava. "Ela dizia que queria descansar e eu falava que ela não podia nos abandonar. Sabia que era egoísmo, mas queria lutar até o último minuto", conta Adriana.

A terapia a ajudou a entender e respeitar o sofrimento da mãe. "Minha mãe não falava, não comia e eu a queria viva. Comecei a respeitar a vontade dela."

Ela conta que seu sofrimento se refletiu em seus filhos. "Praticamente passei a morar no hospital e vi que não estava dando muita atenção a eles. A terapia trouxe a estrutura familiar de volta."

DIFERENÇAS.
Cada família, com suas relações afetivas, lida com o diagnóstico de uma forma diferente. A recomendação é procurar ajuda quando a pessoa sentir que não consegue suportar a situação."As famílias podem ficar presas ao trauma.


Às vezes, a pessoa já morreu, mas os parentes ficam voltando àquela época, podem acusar uns aos outros, há quem diga: 'Eu fiquei responsável pelo papai e vocês não fizeram nada'", diz Pires.

Sessões de psicoterapia ou psicanálise, mesmo que fora de centros especializados no tema, ajudam a família a lidar com a questão. Outra opção são os centros de psicologia de hospitais e os grupos de apoio de pacientes. A diferença é que, no último caso, o tratamento costuma ser em grupo.

HOMEM FLAGRADO DE CALCINHA EM VIA PÚBLICA TERÁ DE PAGAR R$ 300 POR ATO OBSCENO...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Acordo judicial prevê pagamento em três parcelas mensais. Dinheiro será revertido ao Conselho da Comunidade de Maracaju.


Um homem de 28 anos, flagrado pela Polícia Militar usando apenas duas calcinhas pelas ruas de Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande, terá de doar R$ 300 ao Conselho da Comunidade pela prática do ato obsceno, ocorrida em julho.

Segundo o acordo judicial assinado em 12 de dezembro, o pagamento será feito em três parcelas, a serem depositadas todo dia 30 a partir de janeiro de 2012.


O acusado terá ainda de comprovar o depósito perante o cartório do fórum local. A medida foi solicitada pelo Ministério Público e aceita pela Defensoria Pública.

Na madrugada de 31 de julho, o homem foi abordado pela polícia após denúncias de moradores. Agentes da PM constataram que o homem estava seminu e perambulando próximo a uma pizzaria. Questionado pelos agentes sobre o motivo, ele alegou que foi expulso da casa da namorada e que ela teria ficado com todas as suas roupas.

O homem apresentava escoriações no joelho e no cotovelo e foi conduzido à delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Ele foi interrogado pelos responsáveis do plantão e, em seguida, foi liberado depois de assinar um termo circunstanciado de ocorrência. Ele só deixou a delegacia de Maracaju após conseguir uma bermuda emprestada.

*** As informações são do G1.

GOVERNO INSTITUI CADASTRO PARA PREVENIR MORTALIDADE MATERNA...

FONTE: DA AGÊNCIA BRASIL (www1.folha.uol.com.br).


Medida provisória publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira institui o Sistema Nacional de Cadastro, Vigilância e Acompanhamento da Gestante e Puérpera para Prevenção da Mortalidade Materna. O objetivo é garantir a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade da atenção à saúde materna, principalmente, nas gestações de risco.

O sistema é constituído pelo cadastramento das gestantes e das mulheres que tiveram parto recente, de forma a permitir a identificação daquelas em situação de risco, a avaliação e o acompanhamento da atenção à saúde recebida por elas durante o pré-natal, parto e logo após o parto.

O cadastro também deverá conter informações sobre as mortes de gestantes e puérperas (mulher que deu à luz há bem pouco tempo) com dados sobre a investigação das causas do óbito e medidas a serem tomadas para evitar novas ocorrências. O cadastro deve ser informatizado, abastecido por Estados e municípios e gerenciado pelo Ministério da Saúde.

A medida provisória prevê ainda o pagamento de benefício, no valor de até R$ 50, para as mulheres cadastradas no sistema. O intuito é custear as despesas de deslocamento aos serviços de saúde para acompanhamento do pré-natal e assistência ao parto prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A Caixa Econômica Federal será o banco responsável pelo repasse do benefício.

O sistema, instituído pela Medida Provisória nº 557, integra a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, coordenada e executada pelo SUS, e será gerido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios.

PREFEITURA DE ITUAÇU (BA) ABRE CONCURSO PAREA 258 VAGAS....


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Cargos são de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 545 a R$ 8.000
A Prefeitura de Ituaçu (BA) abriu concurso público com 258 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 545 a R$ 8.000.

Os cargos de nível alfabetizado e fundamental são de agente de combate a endemias, agente de vigilância sanitária, auxiliar de serviços administrativos educacionais, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços de manutenção de estradas e rodagens, guia turístico, motorista, motorista operador de máquina motoniveladora e motorista de trator esteira.


Os cargos de nível médio são de assistente administrativo, assistente de consultório dentário, assistente administrativo educacional, auxiliar de digitação, recepcionista, secretário escolar, técnico em enfermagem e técnico em radiologia.


Os cargos de nível superior são de assistente social, cirurgião dentista, controlador interno do município, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, psicólogo, procurador municipal e professores.

As inscrições devem ser feitas até 5 de janeiro no site www.msmconsultoria.com.br ou das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Extensão Municipal de Atendimento ao Cidadão, na Praça Barão do Sincorá, s/nº, Centro de Ituaçu. A taxa varia de R$ 50,00 a R$ 100,00. As provas objetivas serão em 29 de janeiro de 2012.

*** As informações são do G1.