quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

REDE PÚBLICA DO RIO GANHA PRIMEIRO TOMÓGRAFO PARA OBESOS...

FONTE: DA AGÊNCIA BRASIL (www1.folha.uol.com.br).


A rede pública de saúde do Rio de Janeiro ganhou ontem (28) um tomógrafo destinado a pessoas com até 320 kg. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, é o primeiro tomógrafo do país, tanto na rede pública quanto em hospitais privados, destinado a obesos.

O equipamento ficará no Hospital Estadual Carlos Chagas, na zona norte da capital fluminense, que é referência em cirurgias bariátricas (de redução do estômago), e que já operou mais de 200 pacientes em um ano.

A Secretaria de Saúde estima que, com o novo equipamento, cerca de 2.000 exames serão realizados por mês. Antes, os pacientes com mais de 180 kg faziam os exames em tomógrafos de uso veterinário, localizados no Jóquei Clube do Rio de Janeiro.

De acordo com o responsável pelo programa de cirurgias bariátricas, o médico Cid Pitombo, com o novo aparelho será possível fazer um exame detalhado do paciente antes e depois da operação, reduzindo riscos do procedimento cirúrgico.

"No raio-X comum ou no ultrassom comum é difícil ter um estudo adequado desse paciente. Então, com o tomógrafo, você consegue fazer uma boa avaliação tanto no pré quanto no pós-operatório do paciente portador de obesidade", disse.

O tomógrafo, que faz um exame completo em apenas 14 segundos, custou R$ 1,59 milhão. A Secretaria Estadual de Saúde informou que o aparelho tem garantia total contra defeitos de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário