sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CRIAR OU NÃO BIGODE?...

FONTE: Márcio Lopes, TRIBUNA DA BAHIA.


Cada época da civilização se caracteriza por uma indumentária e/ou modo de se apresentar marcante. É só darmos uma recobrada na história ou termos uma novela das seis para matarmos a saudade ou a curiosidade sobre cada um destes períodos. Atualmente o que estamos vendo, pelo menos para os homens, é a época dos carecas e dos sem pêlos. É isso mesmo - antes vergonha, agora orgulho, de raspar não só a cabeça, mas se possível todo o corpo. Não vou julgar as questões estéticas nem as higiênicas, mas como sempre, vou para meu mundo das metáforas.

É nesse mundo dos sem cabelos e pêlos que estamos vivenciando os mais corriqueiros escândalos, os mais “escrachantes” processos judiciais, o aumento da inadimplência e as mais conflituosas relações entre próximos e por ai vai. Claro e óbvio que nas eras passadas também haviam as mesmas situações, mas acredito que agora elas estão mais constantes, normais e corriqueiras. E ouso a traçar um paralelo deste crescimento para a ausência e falta de pêlos.

Quem nunca ouviu falar de um acordo comercial e/ou pessoal onde no final dizia-se que o acordo foi amarrado pelo fio do bigode ? Acredito que todos nós. Mas, cada vez estamos sendo surpreendidos pela falta de credibilidade e honradez de algum dos lados, ou até de ambos. É por isso que eu acredito que antigamente a maioria dos homens tinha bigode.

Agora que o ano se finda e sempre temos a esperança de renovar as coisas, assimile no seu dia a dia corporativo a formalidade das relações. Não se preocupe em ser o chato da relação! Não se acanhe em buscar o peso das palavras escritas, e muito bem escritas. Antes de iniciar qualquer projeto e/ou relação entre duas ou mais partes se preocupe de sempre colocar tudo no papel. Deixar o mais claro possível.

Discuta e muito antes do início. Sim, vai ser desgastante, mas garanto que o final será mais tranquilo. Desde os cenários mais pessimistas aos otimistas. Isso pode lhe dar a tranquilidade de uma vida! Nunca comece um jogo e um campeonato sem as regras estarem muito bem discutidas e claras para todos os envolvidos.

Resgate e utilize atas ou qualquer outro documento que você chame, mas que seja formal. As partes assinem! Até por que hoje o “vento” é muito forte e as palavras, infelizmente, se perdem por ai. Definindo e tendo claramente o escopo bem como os prazos a serem cumpridos. Não se permita ganhar um cliente oferecendo aquilo que não poderá cumprir. Nem aprove se não tiver a certeza que o fornecedor será capaz de entregar. Seja justo que será recompensado.

E não pense que se deve fazer isso somente para os desconhecidos ou com pouca intimidade. Pelo contrário, os mais próximos são aqueles que vão nos dar mais dores de cabeça, afinal somos passionais em nossas relações. Já tomei muita “porrada” com isso e por achar que tinha tudo amarrado pelo fio do bigode, achando que nunca seria surpreendido. Mas, fui! Fui com desconhecidos, fui com “amigos”, fui com pessoas muito próximas. Mas, aprendi com meus amigos advogados a sempre estar atento às palavras escritas ou não.

Por isso, ao começar a fazer o fechamento/ início do seu ano reveja se os seus bigodes estão bem cuidados. Não se deixe surpreender por questões que podem tirar a sua tranquilidade e foco para um ano que promete ser bastante competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário