terça-feira, 30 de abril de 2013

MILIONÁRIO INDIANO DEIXA FILHO DE 9 ANOS DIRIGIR FERRARI E É PRESO...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Ele disse que prometia "voltinha" à criança há seis meses.

Um vídeo que mostra uma criança de 9 anos dirigindo uma Ferrari acabou levando o pai do menino, o milionário Mohammed Nisham, à prisão na Índia. O vídeo com a "voltinha" do garoto na Ferrari foi divulgado no YouTube.

Nisham foi detido por colocar em risco a vida de uma criança e por deixar um menor dirigir seu carro. Depois de pagar viança de 5 mil rúpias indianas (cerca de R$ 180), ele foi liberado.

VEJA A VOLTINHA NA FERRARI QUE GEROU POLÊMICA.


   
O milionário conta no vídeo que há seis meses prometia ao filho o passeio de Ferrari. O menino fez aniversário em 9 de abril e ganhou de presente a oportunidade de dirigir o carro. "Ele é um motorista confiante e cuidadoso, acostumado a dirigir meus outros carros --até meu Lamborghini e minha Bentley", diz o pai.

A divulgação do vídeo no YouTube causou polêmica na Índia e gerou revolta. Com a repercussão, o milionário se entregou à polícia.

A mãe do menino, Amal Nisham, foi entrevista na TV indiana e disse que o filho dirigir a Ferrari não tem nada de reprovável. A idade mínima para se dirigir na Índia, como no Brasil, é de 18 anos. "Estou orgulhosa dele. Ele dirige desde os cinco anos. É um feito para uma criança de tão pouca idade", disse a mãe.

A Ferrari foi apreendida pelos policiais, mas será devolvida nos próximos dias, quando a documentação for legalizada.

EM SEU AUXÍLIO...


Conserve a própria fé, por tal modo, que você não possa se afligir, excessivamente, em nenhuma dificuldade.

— o —

Guarde otimismo, com tamanha elevação que os contratempos da vida não lhe venham a ferir.

— o —

Habitue-se à tolerância com tanta fidelidade, que consiga se ver sempre na posição da pessoa menos simpática, evitando ressentimento ou a censura.

— o —

Cultive o amor ao próximo, com tanto empenho que você não consiga fixar-se em qualquer aversão.

— o —

Creia na influência e na vitória do bem, com tanta convicção, que não possa prender-se à qualquer idéia do mal.

— o —

Sustente a própria compreensão, de tal maneira, que não disponha de meios para ver inimigos e sim amigos e instrutores, em toda parte.

— o —

Resguarde-se no trabalho, com tanta dedicação ao bem, que não conte com qualquer ensejo de atrapalhar aos outros.

— o —

Faça o melhor que puder, em qualquer situação, com tamanho devotamento à felicidade alheia que não sofra arrependimento ou remorso, em tempos de crise.

— o —

Atenda à harmonia, onde estiver, com tanta pontualidade, que não encontre motivos para perder a própria segurança.

— o —

Consagre-se a descobrir o "lado bom" das criaturas e das situações, com tanta pertinácia, que não ache oportunidade para criticar a ninguém.

— o —

Se fizermos isso, estejamos certos de que assim venceremos.

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

OUÇAMOS ATENTOS...


“Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça.” – Jesus. (MATEUS, 6:33.)

Apesar de todos os esclarecimentos do Evangelho, os discípulos encontram dificuldade para equilibrarem, convenientemente, a bússola do coração.

Recorre-se à fé, na sede de paz espiritual, no anseio de luz, na pesquisa da solução aos problemas graves do destino. Todavia, antes de tudo, o aprendiz costuma procurar a realiz ação dos próprios caprichos; o predomínio das opiniões que lhe são peculiares; a subordinação de outrem aos seus pontos de vista; a submissão dos demais à força direta ou indireta de que é portador; a consideração alheia ao seu modo de ser; a imposição de sua autoridade personalíssima; os caminhos mais agradáveis; as comodidades fáceis do dia que passa; as respostas favoráveis aos seus intentos e a plena satisfação própria no imediatismo vulgar.

Raros aceitam as condições do discipulado.

Em geral, recusam o título de seguidores do Mestre.

Querem ser favoritos de Deus.

Conhecemos, no entanto, a natureza humana, da qual ainda somos participes, não obstante a posição de espíritos desencarnados. E sabemos que a vida burilará todas as criaturas nas águas lustrais da experiência.

Lutaremos, sofreremos e aprenderemos, nas variadas esferas de luta evolutiva e redentora.

Considerando, porém, a extensão das bênçãos que nos felicitam a estrada, acreditamos seria útil à nossa felicidade e equilíbrio permanentes ouvir, com atenção, as palavras do Senhor: “Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça.”

Olá Alma Irmã, nossas Fraternais Saudações!

Que esta mensagem chegue com nossas melhores vibrações de Paz e Saúde!!

Obrigado pela companhia!!!

Centro Espírita Caminhos de Luz - Pedreira - SP - Brasil.

Pelo Espírito Emmanuel - Do livro: Vinha de Luz, Médium: Francisco Cândido Xavier.

É PRECISO CORAGEM...

     

" A vitória não está no fim de cada jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la."


É preciso coragem para levantar e falar... Porém é preciso muito mais coragem para sentar e apenas ouvir. Se você confiar em si mesmo, saberá como vencer.


A união faz a forca!!! Comemore! Grite sempre que estiver afim de gritar! Coloque para fora a sua emoção, divida com quem você ama o que você está vivendo! Compartilhe tudo que com certeza, a pessoa que você tanto ama ficará feliz com a sua felicidade!


Você tem um sonho? Então corra atrás dele, isso o fará cada vez mais feliz e realizado, principalmente quando você perceber que as coisas que estão acontecendo em sua vida, estão favorecendo para que tudo caminhe para dar certo! Não deixe uma lágrima estragar o seu dia...


Cuide da pessoa que você ama, caso você veja que ela precisa de carinho, não a deixe sofrer sozinha, tente fazer com que ela sinta-se protegida, ou então, chore junto com ela... Assim quando você estiver mal, com certeza ela também o protegerá e irá derramar as mesmas lágrimas com você...


Não dê bola para o que os outros pensam de você... Acredite em você! Pois aquela pessoa tão especial que ama tanto você, acredita em seu potencial. A solução dos seus problemas, está dentro de si. Pense! Não importa como a vida seja, mas como você a vive!


Jamais tenha espírito de derrotado, pois assim você será derrotado facilmente. Viva com garras e dentes... A única derrota da vida é a fuga diante das dificuldades.


Para obter sucesso e satisfações na vida é importante que tenhamos...organização, responsabilidade, pontualidade, compromisso, aliás... viva como se fosse morrer amanhã e aproveite tudo, pois nos próximos minutos tudo pode acontecer".

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

MORTALIDADE POR CÂNCER É ALTA NA AL...


FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.

Relatório estima que até 2030 haverá 1,7 milhão de casos de câncer diagnosticados por ano na América Latina e no Caribe, com mais de 1 milhão de mortes anuais.

A América Latina corre o risco de enfrentar um aumento substancial no número de mortes por câncer se não houver uma melhoria no diagnóstico precoce da doença e no acesso a tratamentos pelas populações mais pobres, segundo adverte um artigo assinado por mais de 70 especialistas na revista especializada Lancet Oncology.

De acordo com o relatório, há 163 casos de câncer para cada 100 mil pessoas na América Latina, número inferior aos 264 casos por 100 mil habitantes registrados na União Europeia ou os 300 por 100 mil dos Estados Unidos.

Apesar disso, a mortalidade na América Latina é muito mais alta, com 13 mortes para cada 22 casos. Nos Estados Unidos, são 13 mortes para cada 37 casos, enquanto na União Europeia são 13 mortes para cada 30 casos.

Segundo os especialistas, o diagnóstico tardio e problemas no acesso a tratamento são as principais causas para a disparidade dos números.

Com o aumento da expectativa de vida na região, além do aumento do poder aquisitivo e da adoção de hábitos verificados em países desenvolvidos, o problema tende a se acentuar, advertem os autores do artigo. Eles calculam um aumento de 35% na detecção de novos casos de câncer na América Latina e no Caribe entre 2009 e 2020.

No Brasil, esse percentual seria de 38,1%. Apesar de ser similar ao aumento esperado para outros países em desenvolvimento, como China (34,6%) e Índia (33,8%), a proporção é bastante superior à esperada nos Estados Unidos (26,2%), na Grã-Bretanha (15,5%) ou no Japão (15,4%).

Risco.

O relatório dos especialistas adverte que os latino-americanos estão adotando cada vez mais comportamentos considerados de risco em relação ao câncer, incluindo vidas mais sedentárias, alimentação menos saudável e consumo maior de cigarros e de álcool.

A exposição das pessoas ao sol sem proteção e a poluição interna gerada pela queima de combustíveis sólidos também são apontados como fatores que devem contribuir para o aumento no número de casos de câncer na região na próxima década.

Os especialistas estimam que até 2030 haverá 1,7 milhão de casos de câncer diagnosticados por ano na América Latina e no Caribe, com mais de 1 milhão de mortes anuais.

“A adoção mais generalizada de estilos de vida semelhantes aos dos países desenvolvidos levará ao rápido crescimento no número de pacientes com câncer, com um peso para o orçamento para o qual os países latino-americanos não estão preparados”, afirma o coordenador da pesquisa, Paul Goss, professor de medicina da Escola Médica de Harvard, em Boston.

“Esse problema crescente do câncer ameaça causar sofrimento generalizado e se tornar um peso econômico para os países da América Latina”, diz.

Segundo ele, “a região está mal preparada para lidar com o aumento crescente na incidência de câncer e as taxas de mortalidade desproporcionalmente altas em comparação com outras regiões do mundo, enfatizando a magnitude do problema do controle do câncer”.

Custos.

O relatório estima que o custo total com câncer em todos os países da América Latina chegou a US$ 4,5 bilhões em 2009 (cerca de um terço disso somente no Brasil), comparado com os US$ 142,8 bilhões nos Estado Unidos, US$ 11,3 bilhões na Grã-Bretanha, US$ 30,8 bilhões no Japão, US$ 5,8 bilhões na China e US$ 656 milhões na Índia.

Quando considerado o tamanho da população, o custo médio por paciente na América do Sul foi calculado em US$ 7,92 (no Brasil, US$ 8,04). Nos Estados Unidos, os gastos por paciente foram de US$ 460,17, na Grã-Bretanha, de US$ 182,73 e no Japão, de US$ 243,7.

FORMADA EM LETRAS. JOVEM SEGUE ‘CARREIRA’ DE PROSTITUTA: “FAÇO PORQUE GOSTO”...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Jovem mantém blog onde comenta sobre as experiências que vive no mundo da prostituição.

   A estudante Gabriela Natália da Silva, de 21 anos, se formou recentemente no curso de letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Embora tenha acabado de concluir a faculdade, a jovem optou por seguir carreira em outro ramo. Apaixonada por sexo, a jovem decidiu se prostituir e ganhar a vida com isso. “Sempre gostei de sexo, então tinha um desejo secreto de trabalhar com isso e não há nada mais justo, faço porque gosto”, disse em entrevista ao G1 Araraquara.

Natália, que adotou o pseudônimo de Lola Bencenutti, decidiu relatar as aventuras que vive na vida de prostituta em um blog, onde conta as experiências que vive com alguns clientes. Segundo a jovem, muitas estudantes procuram o mundo da prostituição para pagar os estudos, mas ela garante que este não é o caso dela. “Nunca precisei disso, sou inteligente, fiz faculdade, optei por isso, qual o problema?", questionou.

       

Natália nunca revelou para os colegas de faculdade que mantinha uma vida dupla, já que sentiu medo de que isso repercutisse negativamente na faculdade e a prejudicasse. Formada, a garota não se importa mais em esconder nada e colocou o blog no ar, reforçando que é contra a hipocrisia das pessoas, já que sexo é uma coisa que tende a agradar a quase todos.

Paixão antiga.

Quem pensa que Natália é muito jovem para conhecer tanto sobre sexo, está enganado. A jovem garantiu que sonha em se livrar do fardo da virgindade desde os 11 anos, mas só teve a sua primeira relação aos 13, com um homem que conheceu na internet. Sem tabus, a garota explicou ainda que desde os 14 anos pesquisa sobre sadomasoquismo.

Natália, ou Lola, não tem o aval dos pais, mas garante que existe muito respeito entre eles e garante que "se ela, hoje, assume o que gosta, é fruto da boa educação que sempre teve".

INGESTÃO DE MANDIOCA BRAVA PODE CAUSAR DEFICIÊNCIA MENTAL, DIZ ESTUDO...


FONTE: Donald G. Mcneil Jr., The New York Times (noticias.uol.com.br).

O konzo, doença conhecida há bastante tempo por aleijar crianças, é causado pela ingestão de mandioca brava que não é devidamente preparada – o alimento precisa ficar de molho durante dias para a retirada do cianeto, que é seu componente natural.

O nome da doença tem origem no idioma yaka, da África Central, e significa "pernas amarradas" – as vítimas cambaleiam como se seus joelhos estivessem amarrados.

Pesquisadores agora descobriram que, nas regiões em que a doença é comum, crianças que não possuem sintomas aparentes podem ter deficiências mentais causadas pelo problema.

A mandioca, também chamada de aipim e macaxeira, é ingerida por 800 milhões de pessoas em todo o mundo e é o componente principal da dieta africana – as variedades de mandioca brava se desenvolvem bem nas regiões áridas do continente. Quando o tubérculo é colocado de molho e seco corretamente e, principalmente, quando a população tem uma dieta composta de proteínas, a mandioca brava é "muito segura", afirma Michael J. Boivin, professor de psiquiatria da Universidade do Estado de Michigan e principal autor do estudo, publicado online no periódico Pediatrics. "Mas em tempos de guerra, inanição, desalojamento e adversidades, as pessoas encurtam o processo."

Na República Democrática do Congo, Boivin e seus colegas realizaram exames de acuidade mental e destreza em três grupos de crianças. Dois desses grupos eram de um vilarejo que fica próximo da fronteira com Angola, no qual os surtos de konzo são comuns. Metade das crianças tinha problemas nas pernas e a outra metade não tinha problemas, mas o cianeto estava presente em seu sangue. O terceiro grupo era de um vilarejo que tinha uma dieta semelhante e ficava a 200 quilômetros de distância, mas onde ocorriam poucos casos da doença porque os habitantes removiam o veneno da mandioca brava antes de cozinhá-la.

As crianças desse vilarejo se saíram "significativamente melhor" nos testes que compreendiam recordar números, identificar objetos, percorrer labirintos e encaixar blocos. Já o desempenho das crianças de aparência saudável do primeiro vilarejo foi tão ruim quanto o das que tinham sintomas aparentes da doença.

O dano mental foi semelhante ao que ocorre pela exposição ao chumbo, porém mais sutil, afirmou Boivin.

A Fundação Bill e Melinda Gates vem oferecendo apoio às tentativas de produzir uma mandioca com menos cianeto, que ainda não obtiveram sucesso. Um empecilho é o fato de que o alto teor de cianeto da mandioca brava parece ser o responsável pela resistência a pestes e ao apodrecimento, afirma Boivin.

BRASIL CONSEGUIRÁ ELIMINAR A POBREZA EXTREMA, DIZ REPRESENTANTE DE ORGÃO DA ONU...


FONTE: Agência Brasil, CORREIO DA BAHIA.

“Políticas públicas sociais e econômicas farão com que o Brasil atinja o resultado de 100% de redução da pobreza extrema", disse Jorge Chediek.

O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Jorge Chediek, disse que o Brasil conseguirá cumprir uma das principais promessas da presidenta Dilma Rousseff e tirar toda a população da pobreza extrema. Ele falou depois de conhecer o estudo Vozes da Nova Classe Média, divulgado  segunda-feira (29) pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. Segundo ele, as políticas do governo brasileiro para a nova classe média influenciarão a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Vemos que políticas públicas sociais e econômicas farão com que o Brasil atinja o resultado de 100% de redução da pobreza extrema. E a ONU tem um compromisso assumido de combate à pobreza. Pensamos muito nisso, mas [pensamos] pouco no ponto de chegada, que é a classe média. É muito útil o Brasil estar pensando neste ponto de chegada”, disse o representante do Pnud.

Ministro da SAE e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), Marcelo Neri disse que “o fim da miséria é apenas o começo”. Segundo ele, a desigualdade teve uma “queda espetacular”, após o índice de Gini ter caído de 0,64 para 0,54 nos últimos dez anos. Esse índice, pelo qual zero representa a igualdade total de renda, é um dos mais usados para comparações socioeconômicas entre países.

“Em 2012, mesmo com [baixo crescimento do PIB] o chamado Pibinho, 35% das pessoas subiram [de nível social], enquanto 14% caíram. Isso mostra que o país vive mais prosperidade e oportunidade, e menos desigualdade”, acrescentou o ministro Marcelo Neri, após apontar a Carteira de Trabalho como maior símbolo da classe média.

Para Jorge Chediek, os números apresentados pelo estudo “são impressionantes”. Ele avalia que a formalização do emprego foi fundamental para os bons resultados. “O que mais melhorou a situação do país foi a criação de empregos. [Também] por isso é muito importante conhecer a classe média”, acrescentou. “A presidenta Dilma Rousseff disse que quer fazer do Brasil um país de classe média. Queremos influenciar a política e ampliá-la para fazer, também do mundo, um mundo de classe média”

O estudo Vozes da Nova Classe Média mostra a contribuição do empreendedor para a expansão da nova classe média brasileira. Tem como um dos destaques o aumento na formalização dos empregos. Entre as conclusões que se pode tirar com base no estudo está a de que 40% dos postos de trabalho disponíveis foram gerados a partir de pequenos negócios.

Dos 15 milhões de novas vagas abertas entre 2001 e 2011, 6 milhões foram criadas pelos empreendimentos de pequeno porte. Além disso, 95% delas são empregos formais. Ainda de acordo com o estudo, 39% do total de remunerações do país estão relacionadas a pequenos empreendedores – volume que supera os R$ 500 bilhões por ano.

EUA E CANADÁ PUNEM ABUSO SEXUAL COM EXPULSÃO DE ALUNO...


FONTE: SABINE RIGHETTI, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Em solo norte-americano, um fato como o ocorrido recentemente em uma escola de São Paulo, em que três alunos tentaram agarrar à força uma colega, provavelmente resultaria na expulsão dos adolescentes agressores.

"Fico assustado em saber que os garotos foram apenas suspensos", disse à Folha William Taverner, editor-chefe do periódico científico "American Journal of Sexuality Education".

Nos EUA, as punições são aplicadas dependendo do caso, das regras dos Estados e da própria escola.

"É preciso garantir a segurança da vítima e acompanhar o desenvolvimento dos garotos agressores antes que eles voltem à escola", afirma Maia Christopher, diretora da ONG ATSA (associação para tratamento de abusadores sexuais, na sigla em inglês).

No vizinho Canadá, atentados sexuais, assim como porte de armas ou de drogas, são motivo de expulsão se acontecerem em escolas públicas --onde estuda a quase totalidade da população em idade escolar. Os estudantes expulsos de escolas canadenses recebem aconselhamento para que melhorem de comportamento e sigam para outra escola.

Além de definir punições mais severas para violência sexual, os EUA investem na prevenção. Hoje, 22 dos 50 Estados norte-americanos, além do Distrito de Columbia, exigem que as escolas públicas tenham educação sexual como parte do currículo.

Em algumas regiões, como na Califórnia, essas aulas obrigatórias começam já no jardim da infância. "É preciso ensinar quais os toques e as atitudes que são inapropriados", diz Christopher.

USUÁRIOS RECLAMAM DO REAJUSTE DE PEDÁGIO E CONTRA SERVIÇOS PRESTADOS...


FONTE: Kelly Cerqueira, TRIBUNA DA BAHIA.


          
No primeiro dia do reajuste das tarifas cobradas pela concessionária Bahia Norte para administração das vias do sistema na BA-093, o clima na praça da Via Parafuso era de inconformismo e reclamação. A demora para a realização do pagamento foi responsável por filas nas praças, o que fez muitos motoristas perderem a paciência e apelarem para xingamentos e buzinas. Na manhã da segunda-feira (29/4) (29), o aumento da tarifa unido a falta de celeridade nas cabines e a reclamações sobre os serviços prestados pela concessionária esquentaram os ânimos dos usuários, que se dizem inconformados com a obrigatoriedade do pagamento da taxa.

E o caso do comerciante Gerson Carvalho, que diz ter tido prejuízos com dois pneus e a suspensão do veículo, após cair em um buraco na via administrada pela concessionária. Revoltado, ele cobrava do responsável pela supervisão das praças o conserto do asfalto, responsável pelo prejuízo de cerca de R$ 1 mil gastos por ele em reparos mecânicos. “Isso foi semana passada e eu não fui o único a cair e ter prejuízo com este buraco. No mesmo dia, eu vi mais de trinta carros pararem no mesmo lugar por conta do problema”, relatou o motorista, indignado com a lentidão da concessionária em solucionar o problema.

Morador de Simões Filho, Gerson diz que constantemente precisa passar pela via pedagiada e está insatisfeito com os serviços. “No dia do acidente, o guincho demorou mais de três horas para chegar, ainda perdi meu celular que, na confusão caiu no chão e quebrou”, lembrou. Ele questiona o aumento das tarifas cobradas pela concessionária, diante do serviço prestado, que segundo ele, é precário.

Ao pesquisar opinião dos usuários na manhã da segunda-feira (29/4), a equipe da Tribuna flagrou o comerciante, que exigia da administração do pátio um posicionamento da empresa em relação ao pagamento dos prejuízos causados pela má conservação da via.

Ele foi orientado a entrar em contato com a ouvidoria da empresa para registro da reclamação, mas Gerson afirma que vai cobrar da empresa judicialmente. “Não adianta ligar para a ouvidoria, porque é sempre a mesma conversa mole. Vou ter que entrar com um recurso judicial para reaver meu dinheiro”, adiantou.

A Bahia Norte informou, por via da assessoria de comunicação, que os casos de danos causados por problemas nas rodovias devem ser comunicados através da ouvidoria da empresa, que atende pelo número 3023-6342. Ainda segundo informações da empresa, caso seja constatado que o problema do veículo tenha sido causado por irregularidades na rodovia, a Bahia Norte faz o ressarcimento com os valores gastos pelo motorista.

Reajustes são anuais e previstos.

Embora assuma nunca ter tido problemas com a prestação de serviços da Bahia Norte, o também comerciante Jorge Santos também é contra a cobrança de pedágio na região. “Não tenho do que reclamar, mas também não posso achar justo ter que pagar mais esta taxa. O governo diz que a gente paga o licenciamento e IPVA para cobrir as despesas com as rodovias e depois privatizam as estradas. Não dá para entender”, reclama.

Sobre as queixas em relação ao aumento das tarifas, a Bahia Norte informou que os reajustes anuais são previstos no contrato de concessão, calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em relação ao buraco na via, a empresa atribuiu o problema ao período de chuvas e a dificuldade em realizar a manutenção no asfalto no molhado. Segundo a Bahia Norte, um inspetor já foi enviado ao local para tentar solucionar o problema.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

SETE DICAS PARA SEU FILHO PARAR DE CHUPAR O DEDO...


FONTE: Nathalie Ayres (minhavida.uol.com.br).

O hábito pode atrapalhar na formação dental e trazer distúrbios na fala

Chupar o dedo, eis aqui um hábito muito relacionado com as crianças pequenas, e que está presente literalmente desde o útero. É muito comum que desde o ultrassom sejam captadas imagens do feto já tendo esse hábito! "Os bebês têm desde antes do nascimento, um reflexo de sucção muito forte, sugando tudo que surge próximo à sua boca", explica o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da MBA Pediatria. Esse reflexo é justamente para sua sobrevivência, já que dele depende a amamentação, sua primeira forma de alimentação. Mas muitas vezes o dedo pode ser uma boa opção para isso.

O normal é que esse reflexo primitivo desapareça com o tempo, ao menos até uns 4 meses de idade. Mas com o tempo, ele vai adquirindo significado. "Normalmente o ato de sugar o dedo no primeiro e segundo mês de vida é puro reflexo e depois o bebê aprende a fazer isso até explorando os movimentos mão-boca", relata a fonoaudióloga Irene Marchesan, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Depois, a criança pode continuar com o hábito por prazer ou por ter uma sensação de acolhimento.

Porém, o grande problema é que chupar o dedo causa diversos problemas. "Se isso se prolonga, pode interferir no posicionamento dos dentes quando eles começam a erupcionar ou até no crescimento dos ossos da face, principalmente da maxila, já que o dedos mais sugado é o dedão voltado para cima", ensina a especialista. Distúrbios da fala também podem aparecer, com a continuidade desse hábito.

Mas como fazer a criança largar o hábito? "Só se consegue retirar mesmo o hábito se a criança tiver força de vontade para isso. Da mesma forma que funciona com adultos que são motivados a abandonar um vício, é preciso motivar seu filho para a mudança", acredita Sylvio Renan. Existem diversos métodos e quanto mais tarde são aplicados, mais difícil a adesão. Listamos alguns para você testar qual funciona melhor com seu filho.

01 - Troque por uma chupeta.

Quando o ato de sucção ainda é um reflexo primitivo, o dedo não é exatamente o foco. Nessa época, vale trocar por uma chupeta, que é mais anatômica, causando menos males à boca e aos dentes da criança. Além disso, os especialistas concordam que é muito mais fácil descontinuar o hábito da chupeta do que o do dedo. "Com a chupeta você negocia, pode dizer que vai dá-la de presente para as crianças carentes, por exemplo. Você tira da criança, e por mais que ela chore por dois ou três dias, ela não tem o objeto em frente a ela, então vai aceitando. Como o dedo não tem como ser afastado, está sempre à mão", explica o pediatra Sylvio Renan.

02 – Não deixe de dar de mamar.

O reflexo é justamente para favorecer a amamentação. "A criança que mama ao seio, muito raramente desenvolve o hábito de chupar dedos", acredita o pediatra Sylvio Renan. Muitas vezes, quando a mãe tem muito leite ou ele é ofertado de uma forma mais fácil, a necessidade de sucção ainda assim não é sanada, o que pode levá-lo a querer chupar o dedo. Uma solução, portanto, pode ser essa mãe ordenhar um pouco seu leite antes de dar de mamar, o que vai dificultar o trabalho e fazê-lo sugar mais para conseguir o leite. Muitas vezes a criança pode também simplesmente ficar sugando o seio da mãe sem puxar leite, o que também deve ser desencorajado, de acordo com a fonoaudióloga Irene Marchesan.

03 - Observe o hábito durante a noite.

"Quando a criança fica maior e continua sugando o dedo, pode fazer isso por puro prazer ou até para ter uma sensação de acolhimento ou simplesmente para adormecer", considera Irene. Nos últimos casos, em que o hábito a ajuda dormir, os pais podem tentar desencorajá-lo retirando o dedo do bebê durante o sono. Claro que nem sempre ele tem consciência de que faz isso dormindo, como sublinha o pediatra Sylvio Renan, então é um método que nem sempre funciona, mas pode ajudar.

04 - Ocupe as mãos do seu filho.

Quando a criança se concentra em atividades com as mãos, a necessidade de chupar o dedo é deixada de lado. Portanto, dar a ele brincadeiras que o distraiam, ocupem sua mente e também suas mãos, pode ajudar a criança a largar o hábito. Com crianças pequenas, isso é mais complicado. "O ideal são atividades com brinquedos de montagem, que precisam de concentração e habilidade manual", explica Sylvio. Mas isso deve ser aliado a conversas com a criança, pois quando ela parar com essa atividade, pode voltar a chupar o dedo.

05 - Procure as motivações da criança.

Muitas vezes o ato de chupar o dedo é uma forma de seu filho se sentir reconfortado. "Algumas crianças têm o hábito de chupar dedos por ansiedade ou insegurança. Carinho e atenção são as melhores formas de libertá-la desses sentimentos", ensina o pediatra Sylvio Renan. Nessas horas, vale observar em que momentos o pequeno, ainda mais ele se tiver mais de um ano e meio, recorre a esse hábito e conversar com ele sobre essas situações, tentando entender por que elas causam esse tipo de emoção e explicando que ela não precisa ficar nervosa ou temerosa.

06 - Brigar não é a melhor opção.

Por outro lado, sair brigando e discutindo com a criança nunca é a melhor opção. "Chamar atenção para o fato com punições somente piora o quadro", ressalta o pediatra, até porque isso causará nos pequenos mais ansiedade e medo. A atitude agressiva do pai nunca é recomendada. "Dizer não de forma firme, substituir o hábito por outras atividades em que outras crianças, os pais ou outros adultos estejam envolvidos pode ajudar muito mais", acredita a fonoaudióloga Irene. "É a firmeza dos pais com relação a hábitos que mais produz resultados", completa a especialista.

07 - Negocie horários e momentos.

Já a negociação é muito efetiva, mas não com todos. "Só dá certo com crianças mais velhas que já possam compreender o que lhes está sendo falado ou proposto", acredita Irene. Esse entendimento começa a partir dos 18 meses, e para essas situações o pediatra Sylvio Renan ensina uma estratégia. "Recomendo aos pais fazer um joguinho com a criança: desenhar em uma cartolina um calendário, e marcar com uma estrela prateada cada dia passado sem chupar o dedo. Três dias seguidos, por exemplo, merecem uma estrela dourada, acompanhada de um pequeno presente", ensina o médico, que reitera: caso a criança não tenha bons resultados, é importante que os pais insistam e não demonstrem frustração, pois isso pode piorar ainda mais o quadro, da mesma forma que as brigas.

COMO SE PROTEGER CONTRA A HEPATITE...

 
FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
     

Um "bife" tirado pela manicure no canto de uma unha, embora não seja muito doloroso na hora, pode causar muitos problemas de saúde futuros. Além de possíveis micoses, um alicate ou um pau de laranjeira infectado podem transmitir tanto hepatite B quanto hepatite C, doenças que podem ser silenciosas – ao mesmo tempo que, se não tratadas corretamente, podem ser fatais.

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal, mais frequente nas formas agudas.

Segundo o Dr. Alderson Luiz Pacheco, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Cirurgia Geral pelo Hospital de Clínicas da UFPR, muitas pessoas infectadas pelo vírus da hepatite não apresentam sintomas, porém, correm o risco de desenvolver doenças hepáticas graves, como cirrose ou câncer primário do fígado, enquanto outros podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo fadiga, febre baixa, dores musculares e nas articulações, dor abdominal descrita como sensação de peso, diarreia ocasional e icterícia.

Estima-se que uma a cada dez pessoas no mundo esteja contaminada com pelo menos um dos vírus a seguir: Hepatite B e C, HIV e HPV, tornando-os uma grande ameaça para a população. “E o pior de tudo é que existem inúmeras formas de prevenção para todos esses problemas e elas são divulgadas incessantemente,” comenta Pacheco.

Atitudes que devem ser mudadas.

O vírus da Hepatite pode ser adquirido por meio de agulhas – ao utilizar drogas injetáveis, ao ter se submetido à um transplante ou ao fazer uma tatuagem, por exemplo, - ao praticar sexo não seguro (ter muitos parceiros ou não utilizar proteção), ser portador do vírus do HIV ou ter AIDS, usar certos medicamentos, abusar de bebidas alcoólicas, ter algum membro na família que contraiu hepatite A recentemente, e, entre outras situações, ser um profissional da área de saúde, inclusive dentistas, devido ao contato com sangue.

Mesmo não sendo consideradas profissionais da área de saúde, as manicures e podólogos também estão expostos aos vírus da Hepatite devido ao contato com materiais cortantes e ao sangue, - assim como os clientes. “Por isso, uma dica muito importante para quem for ao salão fazer as unhas, é levar o seu próprio kit de manicure ou escolher um estabelecimento confiável – e lembrar-se de que agulhas e seringas também não podem ser compartilhadas ou reutilizadas” alerta o especialista.

Para comprovar o quanto é importante levar o seu próprio kit aos salões, um estudo realizado recentemente em São Paulo com cem manicures, constatou que dos entrevistados, 40% não sabiam que podiam adquirir ou transmitir alguma doença durante o exercício de suas profissões.

Ao entrar em contato com o sangue de um cliente, 54% dos profissionais não tomavam nenhuma medida e 46% tomavam medidas erradas. 66% revelaram que não acham importante lavar as mãos uma medida importante para prevenir doenças contagiosas, e ainda mais preocupante, 93% reutilizam materiais descartáveis como palitos, lixas e sacos plásticos.

De todos os entrevistados, só 7% dos profissionais usam fornos para esterilização – mas nenhum dos que usam autoclave sabiam direito como usá-los (temperatura adequada, tempo de exposição dos materiais).

Por isso, mesmo com todos esses cuidados preventivos existentes, Pacheco diz que é sempre bom realizar exames para saber com antecedência se o indivíduo está com algum problema de saúde desse gênero, pois é o tratamento precoce que pode garantir a qualidade de vida do paciente e a sua cura.

APÓS FALHA, BILHETE DE MS LEVA PRÊMIO DE R$ 2,8 MI DA MEGA-SENA...


FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Somente um bilhete acertou as seis dezenas do concurso 1.489 da Mega-Sena, sorteadas na noite de sábado (27). A aposta feita em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, vai receber o prêmio de R$ 2,8 milhões.

O resultado deveria ter sido divulgado no sábado, mas uma falha no sistema de loterias fez a Caixa Econômica Federal adiá-la para hoje.

Além do prêmio principal, outras 86 pessoas acertaram a quina e vão levar R$ 18.098,87. Já a quadra foi acertada por 5.462 pessoas, que deverão receber R$ 407,09.

Os números sorteados ontem, em Colina (SP), foram 01 - 15 - 24 - 26 - 28- 48. Para o próximo sorteio, que acontece na quinta-feira (2), a Caixa Econômica Federal estima que o prêmio chegue a R$ 17 milhões.

A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. O próximo concurso, porém, acontecerá na quinta por conta do feriado de 1º de Maio, lembrado na próxima quarta-feira. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.

PEDÁGIO ESTÁ MAIS CARO NA BAHIA...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A partir desta segunda-feira (29), os motoristas vão pagar mais caro ao passar pelas praças de pedágio nas rodovias do sistema BA-093, administradas pela concessionária BahiaNorte.

Com o reajuste, a tarifa de um carro pequeno, tipo automóvel, furgão ou caminhonete, passará dos atuais R$ 2,80 para R$ 3. Já a tarifa para caminhão leve, ônibus ou furgão de dois eixos passará a custar R$ 5,90.

As novas tarifas valem para as praças de pedágio localizadas nas rodovias BA-093, BA-524, BA-525 e BA-526, que passam por Salvador e pelos municípios da Região Metropolitana, entre eles, Camaçari, Candeias, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Dias D’Ávila, Mata de São João e Pojuca.

O reajuste, feito com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi autorizado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e publicado na edição do Diário Oficial do Estado de sexta (26).

domingo, 28 de abril de 2013

ANTE A CALÚNIA...

 

É inevitável ser vítima da calúnia, que faz parte do orçamento

moral de muitas pessoas, a fim de ser apresentada no mercado da

leviandade humana.

Muitos se comprazem em urdi-la e desferi-la, por inveja, ciúme

ou, simplesmente, por doença moral.

Outros se encarregam de divulgá-la, alegrando-se em fazê-lo,

porque também atormentados.

Não sintonizes com aqueles que vivem nessa faixa.

Igualmente não te permitas atingir pelas farpas caluniosas que

te arrojam.

Vive de tal forma, que o caluniador fique desmoralizado por

falta de provas.

Cada dia é lição que se transforma em vida, ao longo do teu

caminho eterno.

Diariamente surgem episódios de calúnia, intentando alcançar

alguém.

Assim, perdoa o caluniador.

Ele não fugirá de si mesmo.

Contam que uma caluniadora buscou o seu confessor e narrou,

arrependida, a sua insensatez.

Pedindo a absolvição para o triste delito, perguntou ao ouvinte

atento qual era a sua penitência.

Aquele reflexionou e pediu-lhe que fosse ao lar e trouxesse

uma almofada de plumas, subisse à torre da igreja e dali as espalhasse

ao vento com máximo cuidado, e, após, viesse receber a

competente liberação.

Tão logo terminou de fazê-lo, a confessa retornou e perguntou:

-- E agora?

-- Volta lá -- respondeu o sacerdote -- recolhe todas as plumas

e refaze a almofada.

A calúnia são plumas ao vento que vão sempre adiante para a

amargura do caluniador.


                 Divaldo Franco - (Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis).

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

ESCOLA BENDITA...


...somos uma grande família com responsabilidades definidas e compromissos graves, solicitando-nos entendimento e dedicação. Obra de sacrifício pessoal e devotamento incessante que não podemos esquecer.


...as tarefas programadas para a quadra presente do estágio humano são estas de fato – as tarefas da Humanidade em que naturalmente vos distinguireis pelo espírito de consagração à Causa do Bem.


...amparemos-nos uns nos outros.


...sejamos a escora daquele que fraqueja e o consolo de quantos se encontrem às portas do desalento, porque, em verdade, cada um de nós tem os seus dias de testes maiores, à frente da aflição, com a necessidade premente de apoio, perante aqueles que nos partilhem a experiência.


...cada um de nós está vinculado a situações determinadas quanto a dar e receber.


E para que venhamos a receber é preciso dar e dar sempre, com o bem aos outros, para que o bem nos escolte em nosso combate bendito objetivando evitar a vitória do mal, com a vitória do bem que partirá invariavelmente de nós mesmos.

             Olá Alma Irmã, nossas Fraternais Saudações!

Desejamos a você e aos seus amores um ótimo final de semana com muita paz e saúde!

Abraços fraternais.

Centro Espírita Caminhos de Luz – Pedreira – SP – Brasil.

Pelo Espírito Bezerra de Menezes - Do livro: Bezerra, Chico e Você, Médium: Francisco Cândido Xavier.

PIPOCA COMBATE O ENVELHECIMENTO...

FONTE: CicloVivo, TRIBUNA DA BAHIA.
       

Popular no mundo inteiro, a pipoca esconde muitos benefícios para a saúde. Além de ser um potente cereal integral, o grão estourado tem altas concentrações de polifenóis, propriedades eficientes no combate ao envelhecimento. Porém, para não prejudicar a boa forma, é preciso ficar longe dos vilões, como a manteiga, o óleo e os corantes.

A quantidade de antioxidantes presentes na pipoca supera até mesmo a do milho verde, que apresenta 114mg de polifenóis por porção. Enquanto isso, o grão estourado tem até 300mg da propriedade antioxidante, responsável por aliviar o envelhecimento do corpo. De acordo com nutricionistas estadunidenses, uma porção de pipoca fornece 13% da taxa diária de polifenóis recomendada para um adulto.

E não para por aí: um estudo elaborado nos EUA afirma que uma porção de pipoca oferece mais de 70% da recomendação diária de cereais integrais. Fácil de encontrar, o grão é um dos poucos cereais totalmente integrais e sem nenhum tipo de processamento industrial disponível no mercado, mais nutritivo que os cereais de caixa, barrinhas e até mesmo a granola.

A pipoca pode até ser um lanche sustentável, mas é preciso tomar cuidado. Para manter o corpo sempre saudável e em boa forma, é melhor não comprar o grão estourado nos cinemas e nas ruas, e evitar a pipoca cheia de manteiga, caramelo, corantes e temperos.

Em casa, é preciso abrir mão dos saquinhos para micro-ondas, que têm mais de 40% de gordura. O grão estourado na pipoqueira é um dos modos mais saudáveis, e, agora, vamos ensinar como preparar o cereal sem utilizar óleo de cozinha:

Ingredientes:

-- ½ xícara (chá) de milho para pipoca

-- ¼ xícara (chá) de água

-- Sal a gosto

Modo de fazer:

Em um refratário próprio para micro-ondas, coloque o milho para pipoca, água, sal e mexa com uma colher. Cubra o refratário com papel filme e coloque no micro-ondas.

Ligue o aparelho em alta potência por dez minutos, e depois retire o refratário do micro-ondas. Jogue fora o papel filme e sirva a pipoca salgada.

WASHINGTON FAZ O PRIMEIRO GOL DO NOVO MARACANÃ...


FONTE: DO RIO (www1.folha.uol.com.br).

O atacante Washington foi o autor do primeiro gol do novo Maracanã. Aos 16min, ele aproveitou o cruzamento de Bebeto e abriu o placar no amistoso de reabertura do estádio carioca. O gol do ex-atacante do Fluminense foi feito de cabeça.

A partida reuniu amigos de Ronaldo e Bebeto. Os dois integram a cúpula do COL (Comitê Organizador Local). Crítico da Copa, Romário ficou fora do jogo. Artilheiro do Maracanã, Zico também não esteve presente. O duelo desta noite terminou em 8 a 5 para a equipe de Ronaldo.

Em 1950, o meia Didi fez o primeiro gol num amistoso entre cariocas e paulistas, que marcou a inauguração do estádio, então o maior do mundo. Inacabado, o Maracanã foi reaberto nesta noite. A obra está 97% está concluída.

O amistoso foi aberto apenas para cerca de 25 mil convidados --operários na maioria. No próximo mês, o Maracanã terá outro evento teste. Desta vez, o estádio abrigará metade da lotação de 78 mil. No dia 2 de junho, a nova arena será aberta totalmente num amistoso da seleção contra a Inglaterra.

  
Preocupado com protestos no evento-teste, o governo do Rio reforçou o policiamento na região. Três furgões do Batalhão de Choque ocuparam a frente do Museu do Índio, foco de confusão no mês passados.

As principais vias de acesso ao estádio foram fechadas, e apenas veículos credenciados pela organização passavam pelos bloqueios.

Um grupo de cerca de cem estudantes e índios fizeram manifestação em frente à estátua do Bellini, a principal entrada do estádio.

Com tambores e cartazes, os integrantes protestaram contra o que eles chamam de a "privatização do estádio" e também contra a desocupação do prédio do antigo Museu do Índio, que fica ao lado do Maracanã.

A presidente Dilma Rousseff esteve presente no evento-teste. Chegou ao estádio por volta das 18h30, acompanhada do ex-presidente Lula, do governador Sérgio Cabral (PMDB), do vice Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).

ANGOLA PROÍBE FUNCIONAMENTO DE IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Político acusa igrejas de propaganda enganosa.

O governo de Angola baniu do país a maioria das igrejas evangélicas brasileiras, acusadas de fazer "propaganda enganosa" e de se "se aproveitarem das fragilidades do povo angolano". Essas igrejas não têm reconhecimento do Estado em Angola. A informação é da Folha de S. Paulo.

"O que mais existe aqui em Angola são igrejas de origem brasileira, e isso é um problema, elas brincam com as fragilidades do povo angolano e fazem propaganda enganosa", afirmou o secretário e porta-voz do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Rui Falcão. O partido está no poder em Angola desde a independência do país, em 1975.

No país, a religião evangélica vem crescendo e atualmente é de 15% da população.

Tragédia.

Em 31 de dezembro de 2012, 16 pessoas morreram por asfixia e esmagamento durante um culto da Igreja Universal do Reino de Deus em Luanda - mais de 15 mil pessoas participavam do culto, muito acima da capacidade máxima do estádio da Cidadela.

Após a tragédia, o governo começou uma investigação que resultou, em fevereiro, no fechamento da Universal e de outras igrejas evangélicas, como Mundial do Poder de Deus, Mundial Renovada e Igreja Evangélica Pentecostal Nova Jerusalém.

Em março, o governo suspendeu a interdição da Universal, desde então a única reconhecida pelo Estado. Mesmo assim, a igreja só pode funcionar com fiscalização dos ministérios do Interior, Cultura, Direitos Humanos e Procuradoria Geral da Justiça.

As outras igrejas banidas aguardam reconhecimento para poderem voltar a funcionar, mas isso pode não acontecer. "Essas igrejas não obterão reconhecimento do Estado, principalmente as que são dissidências, e vão continuar impedidas de funcionar no país", disse Falcão. "Elas são apenas um negócio."

Falcão critica as igrejas citadas. "Elas ficam a enganar as pessoas, é um negócio, isto está mais do que óbvio, ficam a vender milagres."

ONCOLOGISTAS DENUNCIAM PREÇOS ABUSIVOS DE REMÉDIOS ANTICÂNCER...

FONTE: , em Washington (noticias.uol.com.br).

Cerca de cem oncologistas de quinze países denunciaram em um artigo os preços abusivos dos medicamentos contra o câncer necessários para preservar a vida dos doentes, particularmente nos Estados Unidos, e fizeram um apelo para que prevaleçam "as implicações morais".

Entre os 12 tratamentos contra o câncer aprovados em 2012 pela agência americana que regula alimentos e medicamentos (FDA, na sigla em inglês), 11 custam mais de 100.000 dólares por ano, lamentaram estes médicos, que tiveram seu artigo publicado esta quinta-feira na versão digital da revista americana Blood, publicação da Sociedade Americana de Hematologia (ASH, na sigla em inglês).

Segundo estes oncologistas especializados em leucemia, um custo desta magnitude não se justifica moralmente porque os medicamentos, dos quais dependem os doentes para preservar sua vida, não deveriam estar submetidos às leis do mercado.

"Quando um produto afeta a vida ou a saúde das pessoas, o preço justo deveria prevalecer por suas implicações morais", escreveram os médicos, dando como exemplo o preço do pão na época da fome, da vacina da poliomielite e de tratamentos de patologias crônicas como diabetes, hipertensão arterial ou tuberculose.

No caso da leucemia mieloide crônica, um câncer raro do sangue e da medula óssea, a taxa de sobrevida a cinco anos é de 60% nos Estados Unidos, segundo o Instituto Nacional americano do Câncer. Na Suécia e na França, esse índice chega a 80%.

Essa diferença é explicada pela variação do custo de um tratamento comum como o Gleevec, do grupo suíço Novartis, e pelo fato de que uma grande quantidade de americanos não têm cobertura médica.

Segundo os autores do artigo, cerca de 10% dos doentes afetados por esta leucemia nos Estados Unidos não tomam os anticancerígenos prescritos, sobretudo devido ao custo elevado.

Nos Estados Unidos, os "pacientes podem chegar a pagar, em média, 20% do custo dos remédios do próprio bolso (20.000-30.000 dólares ao ano, o que representa entre um quarto e um terço do orçamento de um lar de classe média), e as doenças médicas e os preços dos medicamentos são as causas mais frequentes de ruínas pessoais".

O Gleevec, comercializado desde 2001, custa atualmente 92.000 dólares ao ano nos Estados Unidos contra 29.000 dólares/ano no México e na Coreia do Sul, e 40.000 dólares anuais na França. Por outro lado, o Tasigna, último tratamento da Novartis, chega a custar 115.000 dólares anuais nos Estados Unidos, contra 51.500 dólares/ano na Suécia.

Os preços dos medicamentos nos Estados Unidos também contribuem para a crise no sistema de saúde, afirmaram estes médicos. O custo dos tratamentos representou 18% do PIB americano em 2011, enquanto na Europa este segmento se situou entre 6% e 9%.

A Novartis, por sua vez, destacou em um comunicado que o Gleevec permite que nove em dez doentes possam continuar levando uma vida normal, enquanto anteriormente a expectativa de vida cinco anos após o diagnóstico desta doença se situava em 30%.

O grupo suíço informou também que colabora com os sistemas públicos e privados de assistência de saúde e com as organizações de caridade para reduzir o custo dos medicamentos.

"Globalmente, cerca de um terço do Gleevec produzido anualmente pelo laboratório é distribuído de forma gratuita a cerca de 50.000 doentes em mais de 80 países de baixa renda", destacou o Novartis.

SEITA COM 6 MIL ADEPTOS CAI NA MIRA DA PF; GRUPO QUER VIR À BAHIA, SUSPEITA POLÍCIA...


FONTE: Estadão Conteúdo, CORREIO DA BAHIA.

Publicamente, o grupo tenta se desvincular do caráter religioso e formou seis associações de agricultores.

Uma seita que arrebanha integrantes na capital paulista para trabalhar sem salário em fazendas e indústrias no interior de Minas Gerais já reúne cerca de 6 mil pessoas. Para ser aceito no “mundo paralelo” do grupo Jesus A Verdade que Marca, é preciso, segundo a polícia e ex-integrantes, doar casa, carro e os demais bens para os líderes e obedecê-los cegamente. As regras incluem a proibição do marido dormir com a mulher, o confinamento em fazendas e alojamentos e o veto a TV e internet.

Durante a Operação Canaã, deflagrada pela Polícia Federal na terça-feira, dois líderes da seita - cujos nomes não foram revelados - acabaram presos por apropriação indébita ao serem flagrados com cartões do Bolsa-Família de integrantes do grupo. Para a PF, o discurso religioso é um atrativo para cooptar mão de obra escrava. “É um grupo extremamente fechado, que busca pessoas em situação vulnerável e as mantém nas propriedades com uma alta carga de doutrinação”, diz o delegado João Carlos Girotto.

O advogado do grupo, Leonardo Carvalho de Campos, argumenta que as fazendas nas cidades de Minduri, São Vicente de Minas, Madre de Deus e Andrelândia são apenas associações de agricultura comunitária. Depoimentos de ex-integrantes destoam do que ele diz. Um aposentado de 72 anos conta que o pastor Cícero Vicente de Araújo, líder da seita, o convenceu a doar tudo o que tinha porque “todas as estradas iam se fechar e colocariam chips na cabeça das pessoas”.

“O pastor disse que só quem fosse para aquela região de Minas conseguiria viver bem.” Há três anos, o homem tenta reaver na Justiça os R$$ 32 mil de um carro e parte do dinheiro de uma casa que vendeu para aderir à seita. Para manter os fiéis, o ex-adepto conta que os pastores afirmavam que as pessoas que saíssem seriam amaldiçoadas. “Eles diziam que os demônios destruiriam aqueles que saíssem e passavam uns filmes da inquisição.” $Carne$ Apesar de todos se tratarem por irmã ou irmão, os ex-membros relatam disparidade de tratamento.

“Eu passava as noites limpando tripa, cabeça e pé de boi para comermos. A carne ia para os líderes”, contou uma ex-adepta da seita, de 42 anos, que vendeu a casa e doou para o grupo. A vigilância é outra característica, diz ela. “Minhas duas filhas, de 20 e 22 anos, ficaram lá e há dois anos não as vejo.” Um médico do Programa de Saúde da Família conta que os integrantes não ficam desacompanhados nem durante as consultas. A PF não localizou o pastor Araújo. A suspeita é de que ele esteja articulando a expansão da seita para a cidade de Ibotirama, na Bahia.

Publicamente, o grupo tenta se desvincular do caráter religioso e formou seis associações de agricultores. A polícia crê que as entidades, com fazendas arrendadas, sirvam como fachada para um esquema de lavagem de dinheiro, supressão de direitos trabalhistas e formação de quadrilha. Uma lista com nome dos eleitores fará a investigação verificar a possibilidade de manejo político. Dois vereadores da região são identificados com a seita. Ex-fiéis afirmam que Araújo os arrebanhou em igrejas na Lapa, zona oeste da capital, e Osasco. Os templos mudam constantemente de endereço. A PF averigua a existência de um novo na região da Sé.

MAIS DE 100 ANIMAIS SÃO ATROPELADOS POR MÊS NAS RUAS DE SALVADOR E RMS...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
      

São muitas as causas para o atropelo de um animal em vias urbanas. O grande número deles nas ruas, a irresponsabilidade dos guardiões e o descaso dos motoristas.

Para prevenir a grande quantidade desses acidentes em Salvador, a vereadora Ana Rita Tavares (PV) propôs à Prefeitura formular campanhas educativas para que pedestres, motoristas e agentes de trânsito contribuam para reduzir as mortes de cães, gatos e equinos na capital.

A vereadora justifica a necessidade da conscientização, nos mesmos moldes das campanhas que alertam para os acidentes com as pessoas, por considerar alarmante a quantidade de animais atropelados. “O número que chega até nós, advindos das ONGs de proteção animal, estima uma média de 150 a 200 atropelos por mês, mas temos certeza de que essa estatística é ainda pior, pois muitos casos não chegam ao conhecimento destas organizações”, denuncia.

Além disso, para Ana Rita, não basta punir quem comete maus tratos contra os animais. É preciso conscientizar a população. “Todos têm direito à vida, mas os animais costumam ser colocados em segundo plano, graças a uma cultura antropocentrista que coloca a espécie humana como a mais importante de todas. Os bichos também sofrem, sentem dor, são mortos diariamente aos milhões em todo o mundo e não podemos aceitar isso, da mesma maneira que não aceitamos a violência contra crianças, mulheres, pessoas idosas ou com necessidades especiais”, diz a vereadora.

Guarda responsável.

Ana Rita defende que além dos motoristas e motociclistas, as campanhas educativas sejam direcionadas também aos pedestres que costumam passear com os cães nas ruas, pois muitos deles não usam coleira para conduzir os animais em vias com tráfego intenso. Outros usam coleiras muito grandes e acabam perdendo o controle sobre o animal. Segundo a vereadora, essas são algumas das condições para que o bicho corra em direção à pista e seja morto.

“No último final de semana, presenciei um atropelo horrível nas proximidades do bairro do Imbuí. O guardião não usava coleira, o cão correu para a rua e foi morto por um motorista que sequer diminuiu a velocidade ou prestou socorro”, relata Ana Rita. Para ela, pessoas com esse tipo de comportamento não podem ter animais. “É inadmissível dizer que se gosta do cão, mas colocá-lo diariamente numa situação de alto risco. Por outro lado, o atropelador também poderia ter freado, pois vinha com pouca velocidade e nada atrapalhava a visibilidade dele”, acusa.

Públicos-alvo.

De acordo com o Projeto de Indicação nº 280/13, as campanhas educativas para prevenir o atropelo de animais nas vias de Salvador deverão ser formuladas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador). Para os pedestres, o objetivo é sensibilizá-los a praticarem a guarda responsável com seus animais.

Os agentes de trânsito também vão fazer parte do público alvo das campanhas. O objetivo é alertá-los para a prevenção de acidentes, bem como para os procedimentos que devem ser tomados no momento do atropelo dos animais, como auxiliar ou providenciar o socorro, isolar a área do acidente e entrar em contato com os órgãos responsáveis para atendimento ou recolhimento dos bichos atropelados.

Por fim, diversas informações serão passadas aos motoristas, tais como ficar atento aos locais onde circulam animais; evitar o acidente da mesma maneira que se evita o atropelo de pedestres e prestar socorro ao animal atingido, pois, de acordo com o artigo 32 da Lei 9.605/98, é crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

CACOS DE VIDRO SÃO ENCONTRADOS EM MERENDA ESCOLAR, SUSPEITA DE TROTE...


FONTE: Flávio Ilha, do UOL, em Porto Alegre (educacao.uol.com.br).

Cinco alunos de uma escola estadual de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, encontraram cacos de vidro na merenda escolar servida na quinta-feira (25). Exames realizados no Hospital Getúlio Vargas descartaram a ingestão dos cacos de vidro pelas crianças. A polícia investiga a hipótese de que eles tenham sido vítimas de um trote.

Por volta das 11h, os alunos do 4º ano alertaram a direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Olaria Daudt, na Vila Carioca, sobre a presença de vidro picado na merenda. Segundo a coordenadora regional adjunta da 27ª Região de Ensino do Rio Grande do Sul, Beatriz Carvalho Ritter, o lanche foi suspenso e recolhido imediatamente após o alerta.

Funcionárias da escola encaminharam as crianças ao posto de saúde localizado ao lado da instituição. As crianças negaram que tivessem ingerido o vidro junto com a merenda. Os cinco estudantes foram liberados por volta de 21h, depois de mais um exame não constatar cortes na boca ou na garganta nem a possibilidade de hemorragia interna.

Uma equipe do Instituto Geral de Perícias do Estado confirmou que não havia cacos de vidro nas panelas usadas para preparar a refeição. O vidro foi encontrado apenas nos pratos dos estudantes, o que reforça a hipótese de um trote.

Duas merendeiras prestaram depoimento na 1ª delegacia de polícia de Sapucaia do Sul, juntamente com a professora da turma, a vice-diretora e a diretora da escola, que testemunharam o incidente. Nenhuma delas quis falar com a imprensa.

O delegado Daniel Ordahi, que investiga o caso, disse que os primeiros depoimentos ainda não apontaram para nenhum suspeito pelo trote. Segundo a polícia, uma das janelas da cozinha da escola estava com os vidros quebrados – provavelmente atingida por uma bola de futebol, já que a área de esportes da instituição fica ao lado.

"Se for mesmo brincadeira de colegas, será difícil responsabilizar alguém", disse o delegado. Segundo Ordahi, a diretora relatou que é comum a brincadeira de alunos colocarem objetos nos pratos dos colegas, mas que nunca havia sido relatada a presença de material potencialmente agressivo. A maioria dos alunos da escola tem entre 7 e 15 anos.

PARADA GAY DESTE ANO ACONTECE EM SETEMBRO, DURANTE SEMANA DA DIVERSIDADE CULTURAL...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

12ª Parada Gay da Bahia deve acontecer na semana.
    

O Grupo Gay da Bahia (GGB) organiza em Salvador, dos dias 2 a 8 de setembro, a Semana da Diversidade Cultural, quando acontece também a 12ª Parada Gay da Bahia. A cantora Daniela Mercury, que recentemente assumiu um relacionamento com outra mulher, foi convidada para ser madrinha da parada, mas ainda não aceitou ou recusou a proposta.
   

Segundo dados do GGB, a 11ª Parada Gay da Bahia, no ano passado, teve cerca de 800 mil participantes. Para o GGB, o evento pode ajudar a gerar turismo, como acontece em outras grandes capitais do país. “Associar esse novo significado, potencializando o turismo LGBT é uma forma de sustentabilidade e de atrair patrocinadores de peso ao evento", diz Marcelo Cerqueira, presidente do grupo. Para isso, o GGB pretende retirar conteúdos sensuais e investir mais em atividades culturais, como mostras de filmes, seminários, teatro, dança e exposições.

A iniciativa é apoiada pela Secretaria de Turismo da Bahia e deu destaque à Semana da Diversidade durante o II Salão Baiano de Turismo, entre 11 e 14 de abril no Centro de Convenções. A prefeitura da cidade, através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de Salvador (Saltur) também apoia a semana. Em nota, o GGB diz que a participação de órgãos públicos é "certeza do sucesso do evento".

sábado, 27 de abril de 2013

RECOMEÇEMOS...

      

Não conserves lembranças amargas.

Viste o sonho desfeito.

Escutaste a resposta de fel.

Suportaste a deserção dos que mais amas.

Fracassaste no empreendimento.

Colheste abandono.

Padeceste desilusão.

Entretanto, recomeçar é benção na Lei de Deus.



A possibilidade da espiga ressurge na sementeira.

A água, feita vapor, regressa da nuvem para a riqueza da fonte.

Torna o calor da primavera, na primavera seguinte.

Inflama-se o horizonte, cada manhã, com o fulgor do Sol, reformando o valor do dia.

Janeiro a Janeiro, renova-se o ano,

oferecendo novo ciclo ao trabalho.

É como se tudo estivesse a dizer:

"Se quiseres, podes recomeçar".

Disse, porém, o Divino Amigo que

ninguém aproveita remendo novo em pano velho.

Desse modo, desfaze-te do imprestável.

Desvencilha-te do inútil.

Esquece os enganos que te assaltaram.

Deita fora as aflições improfícuas.

Recomecemos, pois, qualquer esforço com firmeza, lembrando-nos, todavia, de que tudo volta, menos a oportunidade esquecida, que será sempre uma perda real.

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

PRESSÃO ALTA EM CRIANÇAS PODE AFETAR OS RINS E APROXIMA AS DOENÇAS MAIS GRAVES...

FONTE: iG Saúde, TRIBUNA DA BAHIA.
        

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) alerta: a pressão alta já atinge 6% das crianças e adolescentes no Brasil, o que corresponde a uma média de 5 milhões de menores de 18 anos.

A hipertensão infantil compromete o funcionamento dos rins e, em casos raros, aproxima doenças graves que só apareceriam na vida adulta, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Por isso, no Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, celebrado na sexta-feira (26/4), a SBC tem como meta conscientizar não só o público em geral, mas também profissionais de saúde sobre a necessidade de um diagnóstico precoce da hipertensão.

O diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Carlos Alberto Machado, ressalta que a maior parte dos médicos ainda não tem o hábito de aferir pressão de crianças ou adolescentes durante as consultas.

Dados da SBC revelam que só em 29% das consultas isso acontece. Por conta do índice de 70% de “esquecimento”, foi iniciado um trabalho para reverter o quadro.

Médicos de todo o País estão sendo instruídos sobre a importância de mensurar a pressão em crianças por meio de cartas e aulas em vídeo distribuídas pela SBC.

Genética e hábitos ruins.

O cardiologista Jefferson Curimbaba, do Hospital do Servidor Público Estadual diz que a recomendação é medir pressão em crianças a partir de 3 anos de idade.

“A pressão, por muitas vezes, é esquecida. Para medir é necessário que a braçadeira do aparelho se adapte ao braço da criança ou adolescente”, explica Curimbaba.

O problema é que nem todas as unidades públicas e consultórios particulares contam com instrumentos adaptados ao público infantil, lamenta Machado. Segundo ele, existem dois tipos de hipertensão. A genética, que a criança herda a predisposição da família, e a ambiental - causada pela obesidade, maus hábitos alimentares e sedentarismo.

“Muitos pais chegam ao consultório pedindo atestado de dispensa médica para que seus filhos não participem das aulas de Educação Física na escola. Eu nunca dou”, reforça o especialista.

“É a única oportunidade da vida em que a criança pode pegar gosto pelo esporte. São muito poucos problemas cardiológicos que impedem a criança de fazer atividade física. Hoje em dia, a criançada passa a maior parte do tempo na frente da televisão e se torna sedentária”, lamenta Machado.

Rins no alvo.

A hipertensão é um quadro muito grave, tanto para adultos quanto para crianças. Segundo Andréa Brandão, cardiologista e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) quando a criança é hipertensa, um dos primeiros órgãos a serem afetados são os rins.

“A hipertensão é um problema silencioso, que pode, pouco a pouco, acarretar problemas maiores na fase adulta”, explica.

Machado complementa que algumas crianças têm a função renal completamente destruída por conta da pressão alta e se tornam dependentes da diálise (aparelho que substitui a função dos rins), até que tenham a oportunidade de fazer um transplante.

“O rim filtra todo o sangue do corpo. As coisas boas são reabsorvidas e as ruins saem na urina. A pressão alta destrói todo o mecanismo que funciona como filtro”, explica o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC.

Machado também acrescenta que, após o diagnóstico de pressão alta, não é preciso se desesperar. Basta seguir o tratamento prescrito pelo médico e medir a pressão a cada consulta com o profissional. Dependendo do caso, o tratamento não será feito só por médicos.

“Se uma criança obesa emagrecer, as chances do problema ser erradicado somente por meio da mudança alimentação são grandes”, explica ele.