domingo, 21 de abril de 2013

COMO DIRIGIR COM SEGURANÇA NA CHUVA...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
             

No período de chuvas, um dos maiores cuidados que o motorista deve ter é com a aquaplanagem. Ela acontece quando uma lâmina de água se interpõe entre o asfalto e os pneus, provocando a perda de contato do carro com o solo.

Vários fatores levam ao fenômeno: velocidade, qualidade do asfalto, quantidade de água sobre a pista e, principalmente, o estado de conservação do pneu.

Como não é possível controlar a qualidade das estradas ou quando vai chover, a melhor maneira de se proteger é ficar de olho no que está ao seu alcance. Nunca deixe o pneu ficar careca: são os sulcos dos pneus que são responsáveis pela drenagem da água no asfalto.

“No caso de chuva, a pouca ou nenhuma profundidade dos sulcos compromete o escoamento da água que fica entre o pneu e o piso, o que aumenta significativamente o risco de aquaplanagem e a perda do controle da direção”, explica o Gerente Geral da Copagra, concessionária Ford em Porto Alegre, Marcos Azambuja.

O gerente ainda dá outras dicas. “Manter os pneus com a pressão indicada pelo fabricante do veículo, ter os quatro pneus com a mesma medida e desenho, fazer o rodízio a cada oito mil quilômetros e procurar trocar os quatro pneus juntos são outras dicas para conduzir um carro com segurança sob chuva”, alerta.

Mas não é só o cuidado com os pneus que evita a aquaplanagem. É importante manter o carro em velocidade baixa durante a chuva, não ultrapassando os 80 km/h. Acionar os freios antes de passar por uma poça de água também ajuda a evitar acidentes.

Se a aquaplanagem for inevitável, o mais indicado a fazer é retirar imediatamente o pé do acelerador, não pisar bruscamente no pedal do freio e segurar firme o volante para manter as rodas retas.

Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente a direção de um lado para o outro, para sentir que o veículo recuperou totalmente a aderência. Caso o carro possua freios ABS (que não deixa travar as rodas), aplique a força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até o controle total do veículo.

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