sábado, 27 de abril de 2013

CHUVA AUMENTA AS DOENÇAS DE PELE...


FONTE: Silvana Blesa, TRIBUNA DA BAHIA.

     

Passado o tempo quente, começa a época das chuvas, com isso, aumentam os níveis de esgotos que desembocam nas praias, fora os dejetos e animais mortos que acabam contaminando a areia. Esse período pós chuva, representa um risco à saúde dos banhistas e de quem pratica esportes na área das praias.

Segundo especialistas, após esse momento chuvoso, os adeptos das praias precisam tomar cuidados e esperar que o sol volte a reinar por um tempo para que a água fique limpa da sujeira da chuva. Mas, se tratando dos soteropolitanos, basta o sol apontar timidamente para as praias lotarem. E foi assim que Marilene Silveira Santos pegou uma doença na pele, depois de tomar banho de mar, após um período chuvoso.

“Adoro praia e tinha ficado uma semana chovendo e assim que o sol brilhou, eu fui me bronzear. Fiquei na areia e não sei se peguei a doença de pele devido à área contaminada ou se foi a água do mar. Apareceu manchas na minha pele diferente de micose e tive que tratar por vários meses”. Marilene disse que aprendeu a lição e que até para ir à praia no verão, fica receosa em deitar na areia. E é justamente sobre esses cuidados que o dermatologista, Paulo Barbosa faz um alerta aos banhistas.

“A exposição do sol no verão, também se torna um vilão para a pele. Após esse período, cresce a procura de pessoas por especialista para cuidar da pele que ficou muito exposta ao sol, ainda mais quando se vive em um local tropical. No outono e inverno são as épocas em que as clínicas de estéticas são mais procuradas”.

Sol forte, praia, piscina, tudo pode prejudicar a pele, especialmente se ela não for devidamente protegida com fotoprotetores e se houver exposição aos raios solares em horários inadequados. O resultado é uma pele ressecada, áspera, sem brilho e com pouca elasticidade, além do aparecimento de manchas e acne. Passado o período mais quente, é hora de começar a pensar a colocar em prática cuidados especiais para recuperar a pele e evitar o envelhecimento precoce.

A fisioterapeuta estética Patrícia Andrade, indica os melhores tratamentos para revitalizar à pela após o verão, especialmente para quem abusou do sol. Segundo ela, o indicado é usar produtos com acido hialurônico puro, que promove hidratação, pois é um umectante natural, além de máscaras de colágeno com o objetivo de melhorar a elasticidade da pele perdida com a exposição prolongada ao sol.

Para total revitalização da pele aplica-se uma camada de creme a base de soja e ervilha que promove alta hidratação com sustentação dos tecidos. Além de cremes podemos utilizar aparelhos como a radiofrequência, para estimular a produção de colágeno, favorecendo melhora na sustentação da pele, flacidez e rugas. Patrícia ainda reforçou que são aplicados ácidos (ácidos retinóico, glicólico, mandélico) que variam em tipo, porcentagem, pH e de acordo com o grau da mancha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário