O uso dos smartphones cresce a cada dia e desperta o olhar das marcas, que anseiam por novas maneiras de interação com o público. Pensando nisso, o IBOPE Media lançou a solução Mobile Report, que vai traçar, mensalmente, um perfil completo do usuário de smartphone e seus hábitos.
O primeiro comunicado para a imprensa, por exemplo, já traz algumas informações interessantes. Em fevereiro, Rede Social foi a categoria mais acessada pelos respondentes da pesquisa.
1 Redes Sociais e/ou Comunicadores - 78,8%
2 Email - 75,9%
3 Notícias - 57,9%
4 Músicas - 47,4%
5 Entretenimento - 43,8%
E quando o brasileiro mais utiliza a internet pelo celular? A resposta “enquanto espero (trânsito, fila etc)” foi a mais citada, mas há outras opções que chamam a atenção:
-- Enquanto espero (trânsito, filas etc) - 60%
-- Antes de dormir - 45%
-- Assim que acordo - 29%
-- Enquanto assisto TV - 23%
-- No banheiro - 18%
Outro destaque é que 13% das pessoas declararam ter realizado alguma compra via mobile – um indicador de mudança de comportamento, pois, há dois ou três anos, as pessoas tinham medo de fazer compras até por meio de computadores tradicionais.
Os valores gastos também supreendem:
-- Até R$ 30 - 15%
-- Até R$ 60 - 10%
-- Até R$ 100 - 18%
-- Até R$ 200 - 11%
-- Até R$ 300 - 9%
-- Mais de R$ 300 - 36%
Entre os que fizeram compras pelo smartphone, 19% adquiriram itens eletrônicos e 12%, eletrodomésticos. A compra de aplicativos, ingressos (cinemas, shows etc) e moda, no entanto, foram os mais citados, com 37%, 27% e 22%, respectivamente.
Ainda com relação a compras, o smartphone também é usado para comparar preços: 53% dos participantes dizem que costumam fazer essa comparação quando estão em lojas físicas para checar os preços em lojas online.
Além de pesquisar hábitos, o estudo Mobile Report mostra quais equipamentos as pessoas estão usando. O sistema operacional Android é o mais comum, citado por 59% dos pesquisados, seguido pelo iOS com 9%.
Dora Câmara, diretora regional Brasil do IBOPE Media, evidencia a importância deste estudo para quem pretende investir em publicidade no meio mobile: “Há 15 anos o IBOPE Media mede a internet e notamos que o acesso se expandiu através de diferentes plataformas e canais. Portanto, incluir o uso de smartphones é um passo natural para representarmos o crescente uso das múltiplas telas. Para apoiarmos o mercado com números confiáveis, estabelecemos uma medição regular para monitorar a evolução de quando e como as pessoas se relacionam com esta nova tela”, conclui a executiva.
O estudo aponta ainda que os pesquisados prestam atenção nos anúncios que vêm ao acessar a internet pelo smartphone.
Em fevereiro, os cupons de desconto foram os que mais chamaram a atenção, com 40%, seguidos por
-- Promoção relâmpago - 28%
-- Promoção de geolocalização - 24%
A pesquisa Mobile Report é baseada em um questionário estruturado e representativo do universo de usuários de smartphone. Aplicado mensalmente em um painel de internautas, conta com no mínimo 700 pessoas. Com isso é possível acompanhar dados até hoje inéditos e analisá-los por sexo, idade, região e classe social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário