Com uma das vozes mais marcantes do Brasil, jornalista da Rádio Globo participou de momentos marcantes da história do rádio e da TV.
Por mais de 60 anos, Luiz Mendes iniciava suas transmissões, seja como locutor ou comentarista esportivo, com o conhecido bordão "Minha gente..." Era a forma que encontrava para invadir com simplicidade e gentileza a intimidade dos ouvintes e também telespectadores. Não à toa, ganhou logo o título de "comentarista da palavra fácil". A fala mansa, direta, simples e segura caiu no gosto popular. Mas a participação na TV mais emblemática foi como âncora da Grande Resenha Facit, primeira mesa-redonda da TV, apresentada nas TVs Rio e Globo nos anos 60. a mesa era uma reunião de comentaristas de renome. Craques como João Saldanha, Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, José Maria Scassa, Hans Henningsen (o “Marinheiro Sueco”), Vitorino Vieira, o ex-artilheiro Ademir de Menezes discutiam, com paixão de torcedor, de forma acalorada, o desempenho dos clubes cariocas, principalmente nos jogos disputados no Maracanã.
GRANDES PAIXÕES.
Uma das grandes paixões de Luiz Mendes, no entanto, foi o rádio. Em 1944, Luiz, aos 19, chegava à Rádio Globo vindo da Rádio Farroupilha cheio de sonhos. Um deles era conhecer o que mais tarde se tornou outra paixão: a menina atriz Daysi Lucidi, que ouvia numa peça de rádio-teatro. Luiz, que havia se encantado com aquele trabalho, nunca poderia imaginar que mais tarde viveria com ela um conto de fadas.
Apoiado pelo brilhante Heron Domingues, um dos bambas do rádio brasileiro e depois da TV, com quem dividiu quarto numa pensão, Luiz Mendes teve logo a bênção de ninguém mais ninguém menos do que Roberto Marinho. Em 1946, já ganhava concurso popular de melhor locutor esportivo.
Anos depois, como comentarista, seja pela Rádio Globo, onde trabalhou por grande período de sua carreira, seja pela Rádio Tupi, onde teve boa passagem, conquistou milhões com seu jeito simples e o profundo conhecimento sobre futebol. Considerado uma enciclopédia ambulante, era carinhosamente chamado pelos colegas de trabalho de "Mestre". Em 2010, ganhou homenagem com o lançamento de um livro biográfico intitulado "Minha gente", da jornalista Ana Maria Pires.
HOMENAGENS DE MANO E LUXA.
Na convocação da Seleção Brasileira para os amistosos contra Gabão e Egito, o técnico Mano Menezes lamentou a morte do comentarista (assista ao vídeo). No Rio, o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, postou no seu blog homenagem a Luiz Mendes com o título de "Adeus, comentarista da palavra fácil".
"Meus sentimentos a toda família do radialista e jornalista Luiz Mendes. Desde que comecei no futebol aprendi a respeitá-lo e reverenciá-lo pelo seu conhecimento no futebol e pelo equilíbrio em suas análises ao longo de sua carreira. Estou triste porque ele marcou uma fase importante da minha vida no futebol. É sem dúvida uma grande perda no meio de comunicação, principalmente no rádio, do Brasil. Descanse em paz, comentarista da palavra fácil."
*** As informações são do Globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário