segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

'FOI DIFÍCIL ACEITAR A ESQUIZOFRENIA', DIZ ENGENHEIRO...

FONTE: GIULIANA MIRANDA, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


José Alberto Orsi, 44 anos, começou a sentir os efeitos da esquizofrenia aos 26 anos, após se formar na faculdade de engenharia.

Ele é hoje membro da Abre (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia).



LEIA O DEPOIMENTO ABAIXO:
"Tive as primeiras manifestações da esquizofrenia aos 26 anos, depois que já havia me formado na faculdade de engenharia e conseguido um bom emprego.

A doença começou a aparecer quando eu descobri que havia sido transferido no trabalho. A nova função era muito mais estressante, e eu entrei numa crise grande em relação à profissão.

Fiquei apático, em depressão profunda. Isso também é sintoma de esquizofrenia, mas pouca gente associa.

Foi muito difícil aceitar o diagnóstico. Meu pai também tinha problemas mentais, e vi todas as coisas ruins que aconteceram com ele. Dificuldade de conseguir emprego, internações e crises.

Tudo isso me veio à cabeça quando se falou que eu tinha esquizofrenia. Eu não queria ficar do mesmo jeito.

Hoje, trabalho ajudando outros pacientes. Na ONG, participo de vários projetos ligados à arte. Vivo bem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário