segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

MOTORISTAS DE ÔNIBUS QUE IGNORAM OS IDOSOS PODEM SER PRESOS...

FONTE: Rayllanna Lima REPóRTER, TRIBUNA DA BAHIA.



Se andar de ônibus na capital baiana já é um transtorno para qualquer um, para o idoso então as dificuldades são dobradas. Dentre muitos problemas que eles enfrentam diariamente, um deles é a falta de respeito que encontram por parte de alguns motoristas de coletivos, que não atendem a sinalização de parada.




Para quem não sabe, impedir ou dificultar o acesso do idoso aos meios de transporte, ou discriminá-lo por motivo de idade, é crime. O Estatuto do Idoso prevê penas severas para condutor flagrado ao não parar no ponto após o aceno do maior de 60 anos.

Tanto na parada, como na acomodação no veículo, o idoso vem sendo vítima constante da impaciência dos motoristas. As queixas mais frequentes são que, os motoristas não têm paciência de esperar o maior de 60 anos subir e descer as escadas dos ônibus, recorrendo até a grosseria para reclamar da demora que o idoso tem em se locomover com agilidade.

José Magalhães de 80 anos reclama dos maus-tratos que sofre diariamente. “Já cansei de colocar mão pedindo para o ônibus parar e ele passa direto. E ainda quando entro no ônibus se não me equilibrar, caio. Alguns são bonzinhos, mas tem cada um mal encarado” reclamou o aposentado. Ele afirma que se já soubesse que poderia fazer denúncias contra esse tipo de abuso, teria feito várias queixas há muito tempo.

“Qualquer pessoa que olha pra mim percebe que sou idoso, já tenho 82 anos. Outro dia entrei em um ônibus, mostrei a carteira de passe e o motorista não aceitou, queria me impedir de pegar o ônibus.” Diz o aposentado Benice Gonçalves.

Segundo o Estatuto do Idoso, o motorista não precisa ser flagrado cometendo o abuso, basta o idoso fazer a denúncia, de preferência com uma testemunha, e a denúncia sendo válida, o condutor irá responder judicialmente, podendo até ser preso. A pena vai de 6 meses a 1 ano.
Ainda segundo o estatuto do idoso, quem estiver presente no ônibus e presenciar o motorista dizer “Não vou parar para esse velho” ou algo semelhante, também pode prestar denúncia. O telefone da Delegacia do Idoso é o 3117 6080.

EMPRESAS - Apesar da existência do Conselho Estadual do Idoso (CEI), que visa garantir os direitos desses cidadãos, e do Estatuto do Idoso, os direitos de quem têm mais de 60 anos continuam sendo desrespeitados.

A equipe do Jornal Tribuna entrou em contato com uma das empresas de ônibus, a Viação Rio Vermelho. A viação informou que disponibiliza palestras incentivando a conscientização sobre o respeito que o condutor deve ter para com idosos, como também com deficientes físicos. E quando é recebida uma queixa de abuso por desrespeito ao idoso, o motorista é chamado, ouvido e reorientado e, dependendo da reclamação o condutor pode ser suspenso.

Um comentário:

  1. Minha mae tem 61 anos,mora em araras ha uns dois anos ,e ela pegou um onibus e nesse dia tava chovendo muito forte e como ela alem de ser idosa e ter deficiencia fisica ,ta tendo muita dificuldade para andar devido 3 avc que ela teve,entao ela pediu por gentileza para o motorista para um pouco antes do ponto,pois tava chovendo muito e ela anda muito devegar ,quase parando,o motorista foi ignorante,reclamou e disse que so ia ser aquela vez pra ela nao se acostumar. hoje dia 29-12-2011 fomos la no terminal reclamar do motorista,e eles disserem que o motorista nao tem permissao de parar fora do ponto,que essa lei so serve em sao paulo.Gostaria de saber se a LEI para parar fora do ponto para idosos e pessoas com deficiencia fisica serve so em sao paulo ,ou todo o brasil? meu e-mail eh jhulyana@msn.com.obrigada

    ResponderExcluir