terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ZELADORA DE BIBLIOTECA ACHA COLEÇÃO DE MOEDAS AVALIADA EM MILHÕES...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Coleção de moedas e medalhas de prata foi negligenciada por 2 séculos. Tesouro será exposto ao público no aniversário de 400 anos da instituição.





Uma zeladora de uma biblioteca na cidade de Passau, na Bavária, descobriu um tesouro de moedas e medalhas de prata antigas, que foi negligenciado por mais de dois séculos, avaliado em milhões, segundo a emissora norte-americana ABC.


Janitor Tanja Höls já havia visto várias vezes a despretensiosa caixa de madeira nos arquivos históricos da biblioteca de Passau, mas foi apenas há duas semanas que a curiosidade fez ela abri-la para ver o que tinha dentro.


Foi então que encontrou a série de moedas históricas, a maioria de prata. “Eu não tinha ideia que encontraria um tesouro”, diz a mulher de 43 anos à agência alemã DAPD. Quando ela contou ao chefe da biblioteca o que havia visto é que soube do valor das moedas.


“Este achado é uma fortuna real”, diz Markus Wennerhold, dizendo que a descoberta coincide com o aniversário de 400 anos da biblioteca.


O chefe da biblioteca acredita que a coleção têm ao menos 172 moedas bem preservadas que datam de 1803, durante a secularização da Alemanha, quando parte do acervo que pertencia à igreja foi transferido para o Estado. Para ele, as moedas podem ter sido escondidas para escapar das autoridades.


Pertencentes ao período entre o Império Romano e o período napoleônico, uma pesquisa avaliou as moedas em milhões, segundo Wennerhold. Especialistas vão avaliar o valor exato.


Para o diretor da biblioteca, as moedas foram provavelmente relegadas porque antigos funcionários da biblioteca subestimaram o valor. “Ninguém dos funcionários atuais sabia da existência dessas moedas”, disse.


A biblioteca pretende publicar fotos de cada moeda no site oficial esta semana. No ano que vem, durante o aniversário da instituição, a direção pretende disponibilizar o tesouro ao público.


Fundada em 1612 com parte de um colégio jesuíta, a biblioteca é conhecida por abrigar o acervo de livros mais antigo da Alemanha.


*** As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário