F
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
QUE NESSE ANO...
Que nesse ano possamos sonhar,
E acreditar, de coração, que podemos realizar cada um de nossos sonhos,
Que esses sonhos possam ser compartilhados pelo bem,
E que eles tenham força de transformar velhos inimigos em novos amigos verdadeiros,
Que nesse ano possamos abraçar,
E repartir calor e carinho,
Que isso não seja um ato de um momento,
Mas a história de uma vida.
Que nesse ano possamos beijar,
E com os olhos fechados, tocar o sabor da alma,
Que tenhamos tempo para sentir toda a beleza da vida,
E que saibamos senti-la em cada coisa simples,
Que nesse ano possamos sorrir,
E contagiar a todos com uma alegria verdadeira,
Que não sejam necessárias grandes justificativas para nosso sorriso,
Apenas a brisa do viver,
Que nesse ano possamos cantar,
E dizer coisas da vida,
Que não sejam apenas músicas e letras,
Mas que sejam canções e sentimentos,
Que nesse ano possamos agradecer,
E expressar a Deus e a todos: “Muito Obrigado!”,
Que nesse “todos” não sejam incluídos apenas os amigos,
Mas também aqueles que, nos colocando dificuldades, nos deram oportunidades de sermos melhores.
E assim começamos mais um Ano Novo,
Um dia que nasce, um primeiro passo, um longo caminho,
Um desafio, uma oportunidade e um pensamento:
“Que nesse ano sejamos, Todos, Muito Felizes!”
"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.
BEBÊS ENTENDEM FARTORES EXTERNOS MESMO NA BARRIGA...
FONTE: itodas.uol.com.br
Se você, mamãe, percebe que o seu filho se mexe ou chuta quando o seu marido chega perto, quando coloca determinada música para ele ou em alguma outra situação, saiba que, de certa forma, ele entende o que está acontecendo no mundo exterior e está querendo se comunicar de forma positiva ou mesmo negativa.
De acordo com a Dra. Denise Conde Fernandes Gomes, ginecologista, obstetra e especialista em genitoscopia, há até mesmo estudos que mostram que bebês de mães que planejaram e tinham desejo pela gestação tendem a ter um comportamento mais calmo e até mesmo sentem menos desconforto após o nascimento. “Os bebês quando intrauterinos respondem de forma positiva ou negativa às situações pelas quais ela passa no decorrer dos meses e aos estímulos sonoros”, diz. Isso está diretamente relacionado ao período da gestação.
Ela ainda conta que são muito comuns relatos de que o bebê começa a mexer quando o pai chega em casa e fala algo com elas ou com o bebê. “Alguns estudos mostram o benefício pós-nascimento em melhor qualidade de sono em bebês que receberam estímulos sonoros como conversa dos pais e música durante a gestação”, diz.
Reação aos estímulos.
Até mesmo em exames como o ultrassom 4D, é possível perceber algumas das reações dos bebês. A obstetra conta que “durante esse tipo de exame podemos ver o bebê se movimentar mais, piscar e responder aos estímulos”. Ela ainda diz que há um exame para avaliar a vitalidade fetal, chamado cardiotocografia, e que quando os bebês estão com uma frequência cardíaca mais reduzida é utilizada a buzina para despertá-lo e melhorar seus batimentos. “A resposta é imediata e muito satisfatória”, afirma.
Tremor na barriga.
Algumas gestantes sentem um tremor súbito do bebê em sua barriga, geralmente, no último trimestre da gestação. A Dra. Denise ainda conta que algumas mães até se assustam, mas que isso não é motivo para pânico e explica o que, de fato, acontece. “Os bebês soluçam, o que provoca essa reação. E isso é perfeitamente normal, visto que eles engolem o líquido amniótico constantemente”, explica.
Preferência musical do bebê.
Alguns estudos afirmam que os bebês apresentam gosto musical precoce, e que mostram sinais de relaxamento, por meio da redução de seus batimentos cardíacos, quando ouvem determinada música, em especial a clássica. Porém, de acordo com a Dra. Denise, não é possível comprovar a relação do bebê com o gosto musical. “Mas a música em geral tem a propriedade de acalmar os bebês no período intrauterino”, conta.
Definindo a personalidade.
Também se ouve falar que o bebê já nasce com certa personalidade. Outro mito, em partes. O que acontece é que o bebê tem alguns resquícios de atitudes que podem ser oriundos, até mesmo, de seus pais. “A personalidade é algo que se define com estímulos, educação e ambiente em que a criança vai se desenvolver. Ela já tem um padrão de temperamento pré-determinado, ou seja, se será mais agitadinho, ou mais calmo, mas a educação é fundamental para a formação de sua personalidade”, afirma.
Reconhecendo os pais.
“O bebê reconhece os pais?”, também é um questionamento geral. E sim, ele reconhece. A especialista explica que isso acontece involuntariamente e que muito precocemente o bebê reconhece sua mãe pelo cheiro, tato, tom de voz, desde o nascimento. “Conscientemente ele só terá essa noção após alguns meses de vida e só adquire a capacidade de atender pelo nome também mais tardiamente no seu desenvolvimento”, diz.
Sexo durante a gravidez.
Há mamães que ficam um pouco receosas em relação à prática sexual com seu marido durante período da gestação. O medo de o sexo interferir em algo e prejudicar o bebê, para muitas delas, é grande. Porém, a obstetra conta que a relação sexual não traz prejuízo algum ao bebê, salvo em casos de gestação de alto risco, mas traz benefícios à mãe e ao bebê. “O sexo melhora o desenvolvimento da gestação. À medida que traz bem-estar à mãe, libera bons hormônios e substâncias que podem favorecer o bebê. Eu recomendo que o casal continue praticando sexo normalmente durante a gestação”, indica.
CONHEÇA A INFLUÊNCIA DAS CORES NA ROUPA QUE VOCÊ VAI USAR PARA A FSTA DA VIRADA...
FONTE: Naira Sodré, TRIBUNA DA BAHIA.
Embora a maioria dos baianos prefira esperar o Ano Novo vestido de branco, outras cores também podem trazer a felicidade.
A taróloga Ana Maria Peixoto diz que o hábito de usar roupa branca veio da cultura africana e se incorporou na nossa. No entanto, muitas outras cores podem simbolizar coisas positivas para o ano que começa amanhã. Em busca da felicidade, meta de todos independente de idade, sexo, raça, credo ou profissão, cada pessoa adota um caminho.
Nos rituais de passagem de um período para o outro, ou seja, no Ano Novo, independente da época em que é festejado, por todo o mundo, usar roupa nova é quase uma unanimidade. Segundo a taróloga,a roupa íntima é a mais próxima do corpo e a que se veste primeiro, assim, ao menos a “roupa de baixo” deve ser nova.
Neste ato está contido o sentido de renovação, além, claro, de ser agradável usar uma peça novinha. Se usadas, ao menos as melhores vestes sairão do armário: como se passa o Ano Novo, assim será todo o resto, pensam os russos, os malásios e os líbios, nas comemorações do Alaid Alkabir.
Ana Maria afirma que as cores também adquirem um caráter especial nesta época. Três são as prediletas: vermelha, amarela e branca. “Vale lembrar um pouco nossas aulas de física: os corpos, a menos que sejam elas próprias fontes luminosas, limita-se a transmitir sensações coloridas. Quando vemos algo vermelho, estamos recebendo de volta raios luminosos desse comprimento de onda, refletidos e não absorvidos pelo objeto. Portanto, a cor ‘vista’ é a que foi devolvida em determinadas condições”, diz.
As cores provocam reações, independente ou até contra a vontade do indivíduo, tendo influência no humor, no bem estar e, claro, no comportamento das pessoas.
Este conceito já está amplamente comprovado no meio científico e sabe-se que quando optamos por certo tom, escolhemos o filtro através do qual nosso corpo será tratado na cromoterapia. A partir disso, Ana Maria esclarece o significado das três principais cores mais usadas nos rituais de final de ano.
Cores e significados.
Vermelho: é ligado ao sangue, à energia, ao calor, à força vital. O fogo criou o mundo e, presume-se, deve destruí-lo. O formato invertido da chama é atribuído ao coração, órgão que mantém a vida. Nos cultos cristãos, o vermelho corresponde à chama do amor divino, ao Espírito Santo. Assim, por que não usar ao menos uma fitinha, um detalhe desse tom?
Amarelo: Chacra do plexo solar, do amor- próprio, da autoconfiança, essa cor, assim como o vermelho, é símbolo do amor, associado à palavra, à luz e sabedoria. Cor do sol e do ouro é prenuncio de abundância.
Branco: de uso tão comum entre nós nas festas de final de ano, é o símbolo da própria luz, emblema da divindade máxima. Resultado das sete tonalidades do prisma que reúne em si a multiplicidade de todas as cores que vemos. Para os budistas, cor do autodomínio, surge nas auréolas dos santos e nas vestes papais. O branco é o próprio Deus, que ilumina o mundo e o espírito. É a cor da paz.
Apesar de a paz ter um significado forte em nossas vidas, muitos buscam mais que isso para serem plenamente felizes. Amor, esperança, dinheiro e ousadia são alguns dos significados das cores mais utilizadas no Ano Novo.
Outras cores.
-- Preto – a independência e a decisão
-- Laranja – a criatividade e a ousadia
-- Rosa – o amor
-- Verde – a esperança
-- Azul – a tranquilidade
-- Prata – a cor das emoções
-- Violeta, roxo ou lilás – a intuição
AMERICANA COLOCA FOGO EM COLCHÃO ONDE EX-NAMORDO DORMIA COM AMANTE...
FONTE: CORREIO DA BAHIA.
Mulher queimou o colchão onde eles dormiam e apenas observou enquanto eles tentavam apagar o fogo.
A americana Nicole Dobol, de 29 anos, foi presa após flagrar seu ex-namorado dormindo no apartamento dele com outra mulher. Ela queimou o colchão onde eles dormiam e apenas observou enquanto eles tentavam apagar o fogo.
Ela foi ao apartamento depois de não encontrar seu ex no restaurante onde ele trabalhava e ainda tentou ser impedida de entrar na residência pelo colega de quarto do homem. De acordo com informações do departamento de polícia do condado de Monroe ao jornal 'Miami New Times', Nicole invadiu o apartamento a noite e fugiu, sendo presa pela polícia pouco depois.
O casal que estava na cama saiu ileso e só conseguiu apagar as chamas depois de arrastar o colchão para a sacada.
ACIDENTES MATAM 6 NO FIM DE SEMANA...
FONTE: Daniela Pereira, TRIBUNA DA BAHIA.
A movimentação de veículos nas estradas baianas resultou em acidentes que deixaram vítimas. Excesso de velocidade, consumo de bebidas alcoólicas ou até mesmo imprudência são os principais agentes motivadores destas ocorrências.
Da última sexta-feira até a tarde de ontem, seis pessoas morreram e três ficaram feridas em acidente nas estradas e estaduais e ruas da capital baiana.
Um dos acidentes graves ocorreu por volta das 5 horas de ontem, na BA 052, e deixou duas pessoas mortas e duas feridas. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o VW/Crossfox, de placa não identificada, seguia com quatro passageiros, quando envolveu-se em um capotamento, próximo à cidade de Serra Preta. As quatro vítimas não foram identificadas.
Com a violência do acidente, duas mulheres não resistiram e morreram na hora. Os feridos foram levados em estado grave para o hospital mais próximo. Por volt das 08 horas, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) iniciou a remoção dos corpos. De acordo com a PRF não há informações sobre o que motivou o acidente.
No último sábado, uma mulher morreu após acidente ocorrido na BR242, em Luís Eduardo Magalhães. Nas proximidades do bairro Jardim das Acácias, Waldomiro Carvalho Ramos teria dormido provocando uma colisão lateral entre o veículo que conduzia e uma carreta. Em seguida, o carro ainda colidiu frontalmente com outro veículo.
O motorista e o filho, de idade não revelada, e um criança de nove anos permanecem internados no Hospital do Oeste, em estado grave. A esposa dele, Isabel Ribeira da Silva não resistiu ao impacto e morreu na hora.
Outro acidente foi registrado pela Central de Polícia. Na noite da última sexta-feira, um casal e a filha morreram no município de Caetité, a 757 km de Salvador. De acordo com informações da polícia, José Alves Ferreira, Rosângela Santos Silva e Fabiana Santos Silva, de cerca de 18 anos, estavam em um Ford Corcel, placa JRA 7261, que colidiu frontalmente com um ônibus intermunicipal da empresa Novo Horizonte, JOS 3385.
O acidente ocorreu na BR-030, rodovia que liga Caetité a Guanambi. José Alves Ferreira, Rosângela Santos Silva e a filha, Fabiana Santos Silva, morreram na hora. Os corpos foram removidos e levados para o DPT de Guanambi. O motorista do ônibus estava sozinho no veículo e sofreu ferimentos leves.
ARENA FONTE NOVA ESTARÁ EM FASE DE TESTES DE JANEIRO A MARÇO...
FONTE: Eduardo Rocha (eduardo.rocha@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.
Abertura está prevista para 29 de março, aniversário de Salvador.
Os prazos vão ficando mais apertados e a pressão aumenta a cada arena pronta para a Copa do Mundo 2014. Com Castelão e Mineirão inaugurados na dianteira, a Fonte Nova cumpre outra etapa do seu cronograma hoje. O penúltimo dia de 2012 marca o fim das obras civis (de estrutura física fundamental) - essa foi a previsão apresentada pelo consórcio responsável pela reconstrução do estádio.
O próximo passo é a entrega da arena, que passou para 28 de fevereiro, anúncio feito após acordo firmado entre governo do estado e a Fifa, em virtude da readequação do projeto, em solicitação estabelecida pela entidade. Dentre os pedidos, drenagem à vácuo, gramado plantado diretamente no próprio campo e redução em 40% no tempo de evacuação.
É justamente na drenagem do campo de 105 por 68 metros que se trabalha agora. A grama começa a ser plantada no dia 15 de janeiro, data em que a Fifa estará em Salvador pra uma visita. Nos três primeiros meses do ano, a Fonte Nova estará em fase de testes - do sistema de segurança, combate a incêndio, instalações elétricas, hidráulicas e todos os sistemas eletrônicos.
É quando os locatários de restaurantes, quiosques e lojas começarão a fazer suas intervenções para iniciar a operação. A abertura está prevista para 29 de março, aniversário de Salvador, ainda com evento indefinido.
domingo, 30 de dezembro de 2012
MENSAGEM DE ANO NOVO...
Quando se é pequeno tudo o que você deseja se torna bem mais simples do que parece.
Construir o próprio patrimônio, chegar a lua, ter o emprego dos sonhos, viajar pelo mundo.
O engraçado é que você cresce e maioria desses desejos permanece com você por muito tempo.
Alguns vão continuar apenas como sonhos, outros podem até virar realidade, mas para isso é preciso que você responda a uma pequena pergunta: O que você quer ser quando crescer?
Astronauta, médico, bombeiro.
Saber essa resposta, não será o fim das suas buscas e sim o seu ponto de partida para várias outras. É através dela que o seu futuro começa a ser desenhado, é ela que transforma o plano louco em algo totalmente possível.
Comigo não foi diferente, assim como você, eu queria o improvável, o surpreendente, o inovador, fazer o que ninguém mais seria capaz de realizar, ir tão longe que nenhuma outra pessoa pudesse me alcançar, ser o descobridor de uma nova era, ou quem sabe, de um novo tempo.
Na verdade eu queria mesmo era realizar os meus desejos, assim como numa brincadeira de criança, conquistar tudo aquilo que parecia improvável: o trabalho dos sonhos, a família perfeita, e porque não, viajar pelo espaço.
Não cheguei a ser astronauta, não fui bombeiro e muito menos médico, mas experimentei o novo, comecei do zero, fiz de tudo e tudo de uma forma diferente. Servi a aeronáutica, vendi jornais, verduras e picolé, trabalhei como ajudante na construção civil, fui operador de produção, pintor e até artesão.
O meu primeiro patrimônio não foi nenhum castelo, vendi muito esterco e metal para adquiri-lo.
Talvez todas essas funções não me permitiram enxergar mais longe naquele momento, mas com certeza permitiu-me ter experiência suficiente para crescer com humildade, amadurecer, ter responsabilidades, experimentar a minha capacidade de empreender para viver e estar a frente do tempo em que vivia.
E você, tem sonhado com o que? Quais os seus planos para chegar lá? Ficar parado não vai lhe trazer nenhum resultado inovador, não lamente a sua sorte, não tenha vergonha do que faz, posso te dar um conselho, sonhe, experimente, faça o novo, busque a concretização dos se sonhos todos os dias, escolha fazer o que você gosta, não apenas aquilo que lhe traz dinheiro, ele virá naturalmente através de seus esforços. Seja fiel aos seus valores, faça com amor e seja o melhor naquilo que faz, lembre-se você é o único responsável pelo seu êxito, coloque-se sempre em primeiro plano, ame o próximo, na mesma proporção que se ama, somos todos capazes de ser e fazer, não deixe que façam por você, erre e erre de novo, e através do seu erro ganhe experiência, não seja tão duro com você mesmo.
E quando tudo parecer difícil volte a ser criança novamente, sem nenhum medo de responder aquela simples pergunta, o que você quer ser quando crescer.
"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.
HOMENAGEM A PRESIDENTE DO STF É RECUSADA PELO LEGISLATIVO DA BAHIA...
FONTE: NELSON BARROS NETO, DE SALVADOR (www1.folha.uol.com.br).
Dominada pelo PT, a Assembleia Legislativa da Bahia recusou-se a homenagear o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, com o título de cidadão baiano.
Barbosa, que é mineiro, exerceu carreira no Rio de Janeiro e em Brasília.
Essas homenagens são aprovadas sem formalidades quando há acordo entre líderes das bancadas. A liderança do governo Jaques Wagner (PT) na Casa, contudo, não aceitou conceder o título.
A proposição precisará passar agora em votação secreta pela Comissão de Justiça e só será apreciada novamente a partir de fevereiro, após o recesso parlamentar.
Segundo o deputado Zé Neto (PT), líder do governo, o pedido feito por um integrante da oposição, no último dia 26, foi "de última hora" e apenas para "criar polêmica". "Já tínhamos uma lista com dez nomes encaminhados para aprovação", afirma.
Neto nega revanchismo. "Quem indicou Joaquim Barbosa para o Supremo fomos nós [PT]", diz, antes de acrescentar: "Os mesmos que estão aplaudindo excessos [no julgamento do mensalão] foram os beneficiados pelo fechamento do STF na ditadura".
Para o autor da proposição, o deputado estadual Luciano Simões (PMDB), a recusa está ligada a uma "postura de vingança" de petistas.
O presidente da Assembleia baiana, Marcelo Nilo (PDT), concordou com o veto à homenagem para Barbosa. O STF informou que o ministro não comentaria o assunto.
Entre os nomes que receberam o título estão o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o sérvio Dejan Petkovic, ex-jogador do Flamengo.
SAÚDE RESPONDE: MINHA NAMORADA PEGOU HPV, FEZ TRATAMENTO E HOJE ESTÁ SEM VERRUGAS. CORRO RISCO DE PEGAR O VÍRUS?...
FONTE: www1.folha.uol.com.br
Minha namorada pegou HPV anal com seu ex-namorado, mas fez tratamento e hoje está sem verrugas. Gostaria de saber se corro o risco de pegar o vírus ao fazer sexo com ela.
PERGUNTA DE: M.R.N., de São Paulo.
O HPV (Papilomavírus Humano) é altamente contagioso e pode ser transmitido mesmo sem sintomas por meio do contato da pele ou das mucosas --a relação sexual, porém, é a principal forma de transmissão do vírus na região genital.
Segundo Carlos Alberto Petta, professor de ginecologia da Unicamp, é difícil predizer o risco de pegar o vírus, até porque cerca de 50% dos adultos já tiveram contato com o HPV.
Nem todos desenvolvem as lesões. O médico diz que o uso de camisinha diminui a chance de transmissão, mas o mais importante é a mulher ter recebido tratamento e ser acompanhada.
"Ninguém está isento de ter o vírus, mas não se pode ficar neurótico."
ESPECIALISTAS MOSTRAM OS RISCOS DO ÁLCOOL E DO REFRIGERANTE NO CALOR...
FONTE: Leidiane Brandão, TRIBUNA DA BAHIA.
Com a chegada da estação mais quente do ano, o calor estimula o consumo de líquidos, as pessoas sentem mais sede e vontade de tomar aquela cervejinha, aquele refrigerante geladinho.
No entanto, especialistas alertam que, para manter o bom funcionamento do organismo, a população deve evitar ingerir bebidas alcoólicas e refrigerantes neste período quente, já que o refrigerante em excesso gera aumento de açúcar no sangue, e a cerveja eleva a pressão arterial e contribui para a obesidade.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na sexta-feira (28), chegou a máxima de 32°C e a mínima de 23°C. Ontem, a temperatura máxima chegou a 32.9°C e a mínima 23.5°C.
A nutricionista que atua na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Cláudia Montal, recomenta que se evite refringentes no verão por conta do grande teor de sal e açúcar. “Deve-se também evitar bebidas alcoólicas, já que elas provocam desidratação. Água é o melhor alimento neste período de calor. Ingerir frutas e verduras que contenham bastante líquidos também é importante para uma boa nutrição, além de evitar o efeito perverso do calor”, ressaltou a especialista.
A nutricionista alerta que beber água não é suficiente para repor os sais minerais expelidos pelo suor. Ela ressalta que para manter o bom funcionamento do organismo, outros líquidos como a água de coco e sucos de frutas devem ser ingeridos com frequência.
Segundo a especialista, um adulto precisa tomar, em média, dois litros de líquido por dia, diversificando entre a água e sucos de frutas para que os nutrientes sejam renovados em seu corpo.
IMAGENS DE SUPOSTA NOVA CAMISA DO FLU VAZAM NA INTERNET EM MEIO A DESGATE COM ADIDAS...
FONTE: Renan Rodrigues, do UOL, no Rio de Janeiro (esporte.uol.com.br).
Imagens da provável nova camisa do Fluminense para 2013, desenvolvida pela Adidas, vazaram em comunidades e blogs da internet neste sábado. O modelo, que só deve ser lançado no final de janeiro, tem as listras brancas finas, e as grená e verde na mesma espessura, diferente do uniforme desta temporada, que não agradou. A suposta nova camisa também tem gola olímpica, mas não aparece com o símbolo de campeão da CBF.
O gerente de marketing do Fluminense, Bernardo Pontes, comentou sobre o vazamento no Twitter, mas apagou a mensagem minutos depois. "Muito triste. Mais uma camisa do Fluminense vazou na internet antes do lançamento", escreveu Pontes na sua página pessoal.
O vazamento já havia ocorrido com o modelo anterior, que recebeu críticas das cores e formato das listras inclusive do presidente da Unimed, principal patrocinadora do Fluminense. A divulgação antes do esperado também acontece em meio ao desgaste do clube com a fornecedora de material esportivo, que patrocinará o Flamengo por um valor quase quatro vezes maior que do rival das Laranjeiras.
"O mercado está pagador. O valor do Flamengo, por exemplo, serve como parâmetro. Queremos ter um valor que seja condizente com nossa marca”, disse Idel Halfen, vice de marketing do Fluminense nesta semana.
Além do modelo não agradar, outros problemas entre a empresa e o time das Laranjeiras foram criados durante a temporada. A camisa comemorativa dos 110 anos do Fluminense, que teria edição limitada, foi vendida com alguns números repetidos. A equipe carioca divulgou nota oficial cobrando a empresa e pedindo uma posição.
O UOL Esporte tentou entrar em contato com a Adidas, mas a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que não irá se pronunciar sobre o ocorrido e que ainda está investigando os fatos.
BAHIA JÁ TEM MAIS DE 15 MIL PRESOS...
FONTE: Alberto Oliveira, TRIBUNA DA BAHIA.
A Bahia é o 9º Estado em número de presos, segundo levantamento feito pelo Instituto Avante.
A população carcerária na Bahia é de 15.088, enquanto em São Paulo passa dos 190 mil. Roraima, com 1.783 presos, é o que exibe a menor quantidade.
Em todo o país, o número de detentos cresceu 511% nos últimos 23 anos (1990 - 2012), contra um aumento de apenas 30% na população. São 288,14 presos/100 mil habitantes.
Houve um salto considerável na população carcerária entre 2002 - 2003, de 28,8% (68.959 em número absolutos).
O nº de presos provisórios cresceu 1.334% entre (1990-2012), e o de presos definitivos subiu 330% no mesmo período. Os presos provisórios aumentaram 14 vezes, enquanto os definitivos cresceram quase 4 vezes.
O estado mais encarcerador do Brasil é o Acre, já que possui uma taxa de 521 presos por 100 mil habitantes. Não Bahia, são 108.
Em números absolutos, apenas o Estado de São Paulo detém 36% de toda a população carcerária brasileira (198.818), o equivalente a pouco mais de 1/3 do total.
Embora o nº de vagas tenha tido um aumento em números absolutos, a diferença percentual entre presos/vagas continua. Na média dos anos considerados, há 64% mais presos do
que vagas.Entretanto, considerando apenas o ano de 2012, esse percentual é de 78%.
A taxa de ocupação dos presídios é de 1,78 preso por vaga (ou seja, quase 2 pessoas para cada vaga). São 309.074 vagas para 549.577 presos, um déficit de 240.503.
CUIDADO! PRODUTOS E “TERAPIAS” QUE NÃO SOLUCIONAM PROBLEMAS SEXUAIS…
FONTE: Dr. Ezequiel López Peralta (discoverymulher.uol.com.br).
Os problemas sexuais produzem um alto nível de insatisfação, angústia e conflito. Por isso, costumam gerar uma busca quase desesperada por soluções, e nem sempre a saída encontrada é a mais indicada. Infelizmente, muitos comerciantes inescrupulosos se aproveitam dessa situação para criar falsas expectativas e vender a ilusão de cura a milhares de homens e mulheres, que fazem qualquer coisa para encontrar uma cura.
Presenciei isso em meu consultório durante muitos anos: as consequências emocionais negativas, tanto físicas como afetivas, de recorrer a produtos, mecanismos ou supostas terapias científicas que não servem para nada. Vou citar alguns exemplos.
• Aumento do pênis: Talvez este seja o caso mais emblemático, já que a internet está repleta de ofertas de cremes, pomadas, exercícios e alongadores que produziriam o tão desejado efeito: aumentar o tamanho do pênis, e com isso, a autoestima do homem. Não acredite em nenhum desses métodos. Eles não funcionam e, às vezes, podem causar lesões que geram complicações. É preciso consultar-se com um médico para verificar possíveis alterações hormonais e dos testículos, e se for o caso, seguir o tratamento correspondente. Se estiver tudo bem, talvez seja o momento de procurar aconselhamento psicológico e sexológico para aprender a se aceitar e a potencializar suas habilidades sexuais.
• Pomadas para a ereção: Não se conhece nenhum tratamento tópico (de aplicação direta sobre o pênis) que produza ereções. No entanto existem excelentes terapias orais (medicamentos) e psicológicas, com ótimos resultados.
• Cremes “multiorgásmicos” femininos: Sob diferentes denominações comerciais, bastante sugestivas, vendem-se cremes para aplicação o clitóris que, supostamente, produzem orgasmos. É verdade que geram uma sensação ligeiramente agradável, mas tais produtos não solucionam a anorgasmia feminina. Essa disfunção requer um tratamento específico, baseado no conhecimento dos estímulos sexuais propícios, no relaxamento muscular, no treinamento de fantasias sexuais e na comunicação sexual eficiente entre o casal.
• Terapias médicas invasivas: Alguns institutos que são supostamente especializados no tratamento de disfunções sexuais usam modelos de tratamento que não seguem os protocolos internacionais. Cuidado: eles podem recomendar a você métodos invasivos e agressivos, quando intervenções mais simples poderiam solucionar o problema. Um exemplo são as terapias com injeções intracavernosas (aplicadas no pênis) para disfunção erétil, indicadas apenas a uma porcentagem reduzida de pacientes cujo distúrbio sexual obedece a determinadas causas físicas ou transtornos psicológicos graves. Se tiver alguma dúvida, é sempre aconselhável procurar uma segunda ou terceira opinião.
• Psicanálise: Na Argentina e em outros países da América Latina, esta terapia psicológica tradicional continua no auge. Pessoalmente, com base em minha experiência profissional e em pesquisas que li sobre o assunto, acredito que os problemas sexuais devem ser tratados com modelos terapêuticos que se concentrem no distúrbio e sejam de breve resolução: terapia cognitiva, comportamental, sistêmica, entre outras.
Por fim, como sempre digo, se tiver alguma dúvida, procure um profissional especializado em sexologia.
TORRES DE CELULAR, DE TV E FM PROVOCAM RADIAÇÕES PERIGOSAS...
FONTE: *** www.coladaweb.com
Com a grande demanda por celular, cresce o número de torres de radiofreqüência nas cidades brasileiras sem que o país tenha legislação a respeito
Uma das consequências do processo de privatização das telecomunicações está no crescimento fantástico do setor e, conseqüentemente, na proliferação de torres de telefonia celular nos municípios brasileiros. O assunto é tão novo que ainda não há estatísticas a respeito. Essas torres estão se somando às de TV e às de rádio FM, transformando a paisagem e o meio ambiente das pequenas, médias e grandes cidades. A maioria das pessoas assimila a presença delas como símbolo de conforto e tecnologia e desconhece os efeitos causados pelo novo "habitante". O setor mais do que cresce: atropela e expande numa velocidade incrível, sem que o Brasil possua legislação para regulamentar a instalação de torres de emissão de radiofrequência. As pesquisas sobre os índices de radiação dos aparelhos de celular e das torres de radiofreqüência estão apenas começando.
A presença delas significa conforto, modernidade e tecnologia para a comunicação entre as pessoas. Nesse sentido ninguém é contra a presença das torres de radiofreqüência na vizinhança. Acontece, porém, que a chegada das torres de celular também significa ter cuidados, que deveriam estar previstos em lei, diante dos altos riscos que representa conviver com elas.
Os estudos sobre os efeitos da radiofreqüência no corpo humano e a definição dos índices aceitáveis para as torres e aparelhos celulares ainda são insipientes no Brasil. Não há nenhuma legislação em vigor, nem projeto de lei tramitando sobre o assunto no Congresso Nacional. A única medida preventiva que se tem notícia é uma portaria baixada pela Anatel em dezembro/99, que recomenda a adoção dos limites em vigor na Europa, mencionados na publicação " Guidelines for Limiting Exposure to Time-Varying Electric, Magnetic, and Electromagnetic Fields" (Health Physics, Vol. 74, nª 4, pp 494-522, 1998 - a tradução para o português dessa publicação foi feita pela Associação Brasileira de Compatibilidade Eletromagnética-Abricem, realizada pelo Grupo de Trabalho de Efeitos Biológico dessa entidade). Um consenso mundial sobre o índice tolerável de radiação para o corpo humano não está realmente definido. Atualmente, estudiosos concordam apenas que cada pessoa pode suportar a radiação que varia entre 9 e 40 volts/metro. Acima de 40 v/m todos concordam que é prejudicial à saúde. Várias dúvidas pairam sobre o tema, inclusive se a radiação tem efeito cumulativo no corpo humano.
Primeiras ações trabalhistas.
No Brasil, as primeiras ações trabalhistas decorrentes dos problemas de saúde causados pela radiação são da década de 70 e foram acionadas por técnicos da Telebrás, que trabalhavam próximos aos transmissores e antenas da companhia. Eles alegavam vários efeitos nocivos e seqüelas, e especialmente, impotência sexual. Desde então, iniciaram-se os estudos no país a respeito e, até hoje, pouco conclusivos.
Segundo o professor da Universidade Federal da Bahia do curso de Engenharia de Telecomunicações, Roberto Costa e Silva, que leciona a disciplina Propagação de Sinais Elétricos e lida com o tema radiação desde 73, antes da privatização das empresas de telecomunicações, havia praticamente uma companhia telefônica nas cidades e o número de torres era estável. Depois da privatização, várias concessionárias de telefonia móvel e fixa passaram a responsabilizar-se pelos serviços de telecomunicações e o número de torres de telefonia celular disparou. "O brasileiro está tendo acesso ao celular, antes de ter sido atendido pela telefonia fixa. Ou seja, a telefonia celular está sendo usada como telefonia fixa no Brasil. Não há normas para a instalação de torres", explica. Além do problema referente à instalação das torres de celular, o professor também afirma que os aparelhos vendidos no mercado brasileiro não passam por uma avaliação adequada em termos de radiação. O aparelho analógico, por exemplo, é o mais poluente e tóxico. Já os digitais são menos radiativos e causam menos problemas à saúde. Um dos conselhos do professor para os usuários de celular é falar no máximo seis minutos, a cada ligação. "É o tempo médio para o corpo humano assimilar a radiação".
A portaria baixada pela Anatel em dezembro/99 recomenda os índices europeus para radiação permitida às torres e aparelhos de celular. A partir de dezembro/2000 as concessionárias e fabricantes de celular vão ter que medir e informar os índices de radiação. As concessionárias terão de informá-los ao requerer o projeto de instalação das torres. Alguns municípios estão providenciando legislação municipal para disciplinar essa questão. Deve haver uma distância mínima entre residências, escolas, hospitais e as torres. "Certamente há registros em hospitais brasileiros de moradores vizinhos de torres de TV, FM e celular com problemas como dores de cabeça e náuseas", desafia o professor Costa e Silva.
Investir em pesquisa científica sobre a emissão de radiofrequência visando definir os índices de tolerância à radiação brasileiros, é premente. Adquirir equipamentos para medi-los, urgente. É dificil obter a resposta exata em relação ao número de medidores de intensidade de radiação existentes no país. " A Unicamp possui um equipamento desses. A UFBA fêz um convênio com a concessionária Maxitel, que doará um equipamento de medição de intensidade de radiação para as pesquisas e em contrapartida faremos as medições", revela Roberto. Outra providência urgente é a elaboração e aprovação de uma legislação federal sobre o assunto. A regulamentação da colocação de torres de TV, FM e de celular deverá determinar limites, em termos de distância mínima, potência e frequência, em todo o país. "Senão cada município terá de fazer a sua legislação, o que significaria que a qualidade de vida seria diferente em cada cidade brasileira". Em 1991, foram instaladas as primeiras torres de celular no país, na cidade do Rio de Janeiro. Nos municípios de Maringá(PR), Porto Alegre e Campinas há legislação sobre o tema. O Brasil é considerado um dos campeões mundiais em uso de telefonia móvel. Os brasileiros precisam ser informados sobre os efeitos dos celulares. "Tecnologia é bom, mas é preciso saber usá-la", alerta o professor.
Cuidados e conclusões básicas.
• Não coloque o aparelho celular no ouvido de bebês e crianças muito pequenas,
• Fale durante 6 minutos, no máximo, a cada ligação;
• Transfira a ligação do celular para o telefone fixo, sempre que possível;
• Celulares digitais são menos tóxicos do que analógicos;
• Dores de cabeça, náuseas, azia, problemas de vista e impotência sexual podem ser sintomas de exposição à radiação em excesso. Observe se há torres de TV, FM e de celular perto de sua casa. Consulte um neurologista;
• A radiação em excesso afeta especialmente o sistema nervoso central e causa a perda da flexibilidade muscular;
• Não aproxime o rosto do forno de micro-ondas ao abri-lo;
• Adote uma distância mínima equivalente ao dobro da largura do aparelho de TV, para assisti-la;
• Não é aconselhável a instalação de torres de radiofrequência (TV, FM e celular) em shopping centers;
• Escolas, creches, asilos e hospitais não devem ter torres de radiofrequência em suas imediações.
Potência de radiação das torres (em média).
• Torres de TV - de 1 watt a 50 mil watts
• Torres de FM - de 1 watt a 30 mil watts
• Torres de celular - de 20 mil watts a 50 mil watts
* As torres são definidas conforme o tamanho da cidade.
* A distância média mínima de uma torre deve ser o equivalente a um raio de 50 metros.
Telefones celulares, um pouco da história e das normas.
O primeiro rádio de comunicação celular entrou em operação em 1928, nos Estados Unidos, e seu usuário foi a polícia de Nova York. O equipamento circulava pela cidade dentro de um porta-mala de um carro da polícia, que também contava com uma antena. Foi um sucesso. Em 1946, a telefonia móvel chegou aos cidadãos americanos, que podiam adquirir o sistema de comunicação móvel. As primeiras normas de proteção em relação à emissão de radiofreqüência no mundo foram implantadas na Europa e Estados Unidos, na década de 50.
Dos anos 50 até 83, muitos modelos de telefones móveis instalados em carros foram produzidos e consumidos. O primeiro sistema de telefonia celular europeu data de 82, tendo sido a Espanha o primeiro país a fazê-lo. Só em 83, entrou em operação o primeiro sistema de telefonia celular - o "Amps", que ficou conhecido como analógico - nos Estados Unidos. As normas para a radiofrequência foram estendidas e aperfeiçoadas para as torres de telefonia celular e aparelhos celulares. O uso de massa dos celulares nos EUA tem apenas cinco anos. Hoje, são cerca de 95 milhões de aparelhos em operação. As normas atuais americanas determinam que, a partir de 2001, os fabricantes terão de trocar todo o invólucro e antenas dos aparelhos celulares disponíveis no mercado, para evitar os malefícios da radiação no corpo humano. Atualmente, o sistema TDMA-Time Division Multiplex Access é considerado menos agressivo ao meio ambiente e ao ser humano do que o CDMA-Code Division Multiplex Access, um sistema eminentemente militar.
Glossário.
Radiação - a emissão de ondas eletromagnéticas originadas por uma fonte, que pode ser o Sol ou uma torre de radiofrequência.
Radioatividade - quando a radiação é ionizada, por meio de um procedimento artificial, provocando a alteração molecular da matéria e do meio, no qual ela se propaga.
Potência - intensidade da radiação medida em Watts.
Frequência - medida da oscilação da radiação medida em hertz.
ERB - estação rádio-base, são as torres de transmissão celular.
*** Autoria: Elton Fernando Blumer
sábado, 29 de dezembro de 2012
O PAÍS QUE EU QUERO...
Foi num dia Sete de Setembro, no século XIX. A História encheu de magia o gesto espontâneo de um imperador amante do Brasil.
E Laços fora! e Independência ou morte! são frases repetidas, dramatizadas, recordadas a cada novo Sete de Setembro.
Desfiles militares, hasteamento da bandeira, execução do Hino Nacional se sucedem em rememoração à Independência do Brasil.
Olhando para as ruas do meu país, nesse festejar de cento e oitenta e sete anos de independência, me surpreendo com os desejos de minha alma patriota.
Da alma que assiste o pavilhão nacional tremular ao vento, mostrando as cores vibrantes que falam de verdura, riqueza, um céu de estrelas, ordem e progresso.
Quero um país independente, uma nação livre. Livre da corrupção, da desonestidade e do compadrio.
Livre das drogas, das armas de guerra e dos discursos vazios, da violência de todas as cores.
Quero um país onde as crianças possam sair à rua, para suas brincadeiras, sem medo de sequestros.
Possam ir à praia, ao campo, jogar futebol na quadra da esquina, sem que tenham de se esquivar de balas perdidas.
Eu quero um país onde se respeite o idoso, não porque ele não tenha a destreza da juventude, mas porque nele se reconheça a experiência dos anos vividos e das contribuições à sociedade por largos anos de trabalho.
Eu quero um país sem medo do amanhã. Um país que tenha os olhos no futuro e, por isso, invista na formação do cidadão.
Um país com escolas, bibliotecas e museus, franqueadas a todos.
Um país que preze seu passado e nunca esqueça dos seus heróis.
Dos heróis que defenderam suas fronteiras, com armas, com leis, com a vida e com a voz. Dos heróis de todos os dias, de todas as raças, que deixaram seu torrão natal e adotaram uma nova pátria.
Dos heróis que suaram sangue, trabalharam duro, desbravaram matas, criaram filhos.
Dos heróis que a História venera. Dos heróis que deram sua vida pelo ideal de uma nação sem escravidão. Uma nação de irmãos.
Eu quero um país responsável, onde os governantes sejam conscientes de seus deveres.
E onde o povo eleja seus representantes, não iludidos por promessas utópicas, mas porque conhecem a vida honrada do candidato e suas propostas maduras, coerentes, viáveis de aplicação a curto, médio e longo prazos.
Eu quero um país justo, que ampare a quem trabalhe, não àquele que somente sabe enumerar pretensos direitos.
Um país que proteja seus filhos, preserve suas riquezas, distribua seus bens.
Um país de paz. Um país de luz.
O país que eu quero não é irreal, nem impossível.
Ele somente depende de mim, de você, de cada um dos seus mais de cento e oitenta milhões de habitantes.
* * *
Pensemos nisso, hoje, agora, enquanto os versos do Hino pátrio nos exortam a agradecer a Deus por um país tão vasto, tão rico, tão maravilhosamente pleno de belezas naturais e oportunidades de progresso.
Redação do Momento Espírita.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 8 e no cd Momento Espírita v. 14, ed. Fep.
COMPOSIÇÃO DO LEITE MATERNO MUDA DE ACORDO COM SEXO DO BEBÊ...
FONTE: MARCO VARELLA, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).
Uma pesquisa feita na África descobriu que a composição do leite materno humano pode variar de acordo com o sexo do filho e as condições financeiras da mãe.
A quantidade de gordura presente no leite é maior para filhas do que para filhos quando as mães dos bebês têm baixo status socioeconômico. Já mães de classe alta apresentam maior quantidade de gordura no leite para filhos do que para filhas.
A composição do leite materno está adaptada às necessidades do bebê humano. É por isso que o aleitamento previne mortes infantis e promove a saúde física e mental da criança e da mãe.
Mas o líquido também pode ser visto como uma espécie de investimento evolutivo que as mães fazem no sucesso de sua prole --o que pode exigir diferentes estratégias dependendo do contexto.
Publicado na revista "American Journal of Physical Antropology", o novo estudo fortalece uma hipótese evolucionista de 1973 sobre os fatores que fariam mães de várias espécies investirem em filhas ou em filhos.
Segundo a hipótese Trivers-Willard, a seleção natural favorece maior investimento em filhas quando as condições de vida não são favoráveis e maior investimento em filhos quando as condições são boas, em especial entre bichos poligâmicos.
Isso porque as fêmeas de mamíferos, por conta da gravidez, têm menos filhos ao longo da vida do que os machos. Por outro lado, nem todo macho consegue se reproduzir, por conta da competição por parceiras. Já a maioria das fêmeas se reproduz alguma vez em sua vida.
Essa diferença faz com que o foco em filhas seja um investimento seguro para situações de vida mais difíceis, e o gasto com filhos algo para quando se pode esbanjar.
O ESTUDO.
A equipe do estudo, liderada por Masako Fujita, antropóloga da Universidade de Michigan, estudou o investimento materno de 83 mães em aleitamento exclusivo, residentes em comunidades rurais do norte do Quênia.
Nessa cultura, os homens podem se casar com várias mulheres. Em tais condições, são maiores as pressões seletivas para o investimento diferencial em filhos ou em filhas, de acordo com a hipótese Trivers-Willard.
Os pesquisadores levaram em conta o status socioeconômico das mães, mediram a frequência de amamentação de meninos e meninas e analisaram os níveis de gordura do leite materno.
Eles verificaram que mães ricas que tinham filhos apresentaram leite com 2,8 mg/dL de gordura, enquanto as mães ricas de meninas tinham 0,6 mg/dL de gordura em seu leite. Já as mães mais pobres tinham leite com 2,6 mg/dL de gordura para filhas e 2,3 mg/dL para filhos. Não houve diferença na frequência das mamadas.
Resultados semelhantes já foram encontrados em espécies como as focas-cinzentas e os cervos-nobres.
Robert Trivers, biólogo que ajudou a criar a hipótese, não previa que até a composição do leite poderia variar conforme sua proposta. Para ele, "as evidências em apoio à teoria são boas para mamíferos em geral e estão crescendo para humanos".
Ele lembra que os conceitos por trás da teoria são usados, por exemplo, para aumentar o nascimento de fêmeas de espécies ameaçadas.
Para a nutricionista Emanuele Marques, que faz doutorado na Uerj pesquisando mitos sobre o aleitamento, os resultados ajudam a derrubar a lenda de que o leite materno humano seria fraco.
"Esse mito surgiu no final do século 19 e até hoje é utilizado por muitas mulheres como justificativa para a introdução do leite de vaca precocemente na alimentação."
CADASTRO DO BOLSA FAMÍLIA TEM QUE SER ATUALIZADO PELOS BENEFICIÁRIOS ATÉ DIA 31...
FONTE: Leidiane Brandão, TRIBUNA DA BAHIA.
Beneficiários do programa assistencial do governo federal Bolsa Família, com dois anos sem atualizar suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, têm até segunda-feira (31), para atualizarem os dados.
As famílias que não realizarem o cadastramento terão o benefício suspenso a partir de janeiro, podendo regularizar a situação até 22 de fevereiro. Só após este prazo, o benefício de quem não estiver com as informações em dia será cancelado.
Para fazer a atualização cadastral, a família deve procurar um dos postos portando documentos comprovando renda, residência, escolaridade e dados pessoais de todos seus integrantes. Por conta do prazo, o movimento foi intenso durante todo o dia de ontem nos postos de cadastro em Salvador. Em alguns, cerca de 700 pessoas compareceram para realizar a atualização de cadastro.
Preocupada em perder o benefício, a dona de casa Nilzene Santos Dantas, 39 anos, compareceu ontem, à tarde, em um dos postos situado na Barroquinha. Ela, que recebe o auxílio no valor de R$ 262 por conta dos cinco filhos, informou que estava assistindo TV quando soube do prazo. “Esse beneficio é a minha principal fonte de renda. Sou viúva e não posso perder esse dinheiro. Não quis esperar até segunda-feira para atualizar meus dados.”, disse.
O Bolsa Família faz transferência direta de renda beneficiando famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Tem como foco de atuação os brasileiros com renda familiar mensal inferior a R$ 140. Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Social, o programa atende 13,8 milhões de famílias, com um repasse de R$ 1,9 bilhão por mês.
TAXA DE OBESIDADE INFANTIL NOS EUA DIMINUIU PELA PRIMEIRA VEZ EM 30 ANOS, REVELA ESTUDO...
FONTE: , em Chicago, (noticias.uol.com.br).
A taxa de obesidade em crianças nos Estados Unidos diminuiu pela primeira vez, depois de mais do que triplicar nos últimos 30 anos, revelou na última quarta-feira (26) um estudo dos Centros Americanos para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
A taxa de obesidade em crianças com idade entre 2 e 4 anos de famílias de baixa renda que beneficiaram de programas federais de alimentação atingiu um pico em 2004, antes de diminuir ligeiramente em 2010.
"De nosso conhecimento, este é o primeiro estudo nacional que mostra que a prevalência da obesidade e obesidade extrema entre as crianças americanas começou a declinar", escreveu Liping Pan, principal autor do estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana.
"Os resultados deste estudo demonstram modestos progressos recentes na prevenção da obesidade entre as crianças. Eles podem ter consequências importantes por causa dos riscos da obesidade e da obesidade extrema na primeira infância à saúde ao longo da vida", disse.
O estudo mostra que a obesidade é mais prevalente em famílias de baixa renda e de minorias.
Os pesquisadores analisaram dados de um sistema de vigilância da nutrição pediátrica, que cobre quase a metade das crianças elegíveis para os programas de ajuda alimentar federais.
Desta forma, foram capazes de ter acesso ao tamanho e peso de cerca de 27,5 milhões de crianças com idades compreendidas entre 2 e 4 anos, em 30 estados do país.
Os números mostram que a taxa de obesidade das crianças aumentou de 13,05% em 1998 para 15,36% em 2004, antes de diminuir para 14,94% em 2010.
Já as taxas de obesidade extrema entre as crianças passaram de 1,75% em 1998 para 2,22% em 2004, antes de cair para 2,07% em 2010, segundo o estudo.
Mais de um terço das crianças americanas estavam acima do peso em 2008, de acordo com o CDC. A taxa de obesidade de crianças entre seis e 11 anos aumentou de 7% em 1980 para 20% em 2008. A dos adolescentes entre 12 e 19 anos passou de 5% a 18% durante o mesmo período.
SERVIÇO PÚBLICO TEM 75 MIL VAGAS...
FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.
O número de vagas previstas para 2013 em órgãos de nível federal e estadual, além de capitais, chega a 75.103, sem contar as instituições que lançarão concursos para cadastro de reserva, isto é, quando os aprovados são chamados conforme a necessidade do órgão.
A Bahia também terá muitas chances de trabalho na área pública em 2013. Milhares de vagas em concursos públicos estão sendo disponibilizadas em diversos setores, como Educação, Saúde, Segurança, Financeira e Operacional.
Entre eles estão o da Caixa Econômica Federal 2013. O concurso é a nível nacional e oferece diversas vagas para cadastro de reserva inclusive para o estado da Bahia. As inscrições vão até 08 de janeiro de 2013, pela Cesgranrio.
Outra oportunidade é oferecida pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) – O Órgão dispõe 323 vagas para professor efetivo, para ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com regime de (dedicação exclusiva) de 40 e 20 horas. O salário chega a mais de R$ 6 mil.
Para se inscrever, basta acessar a página IFBA.EDU preencher a ficha e pagar uma taxa de R$ 100 As inscrições seguem até 3 de janeiro.
A Prefeitura de Macugê também espera aumentar seu quadro de funcionários para 2013 através do processo seletivo que oferecerá 156 vagas de nível Fundamental e Médio, com remuneração de R$ 593,00. As inscrições vão até 29 de dezembro de 2012 e custam R$ 15 e R$ 19.
A Prefeitura de Alagoinhas também está com inscrições abertas para 254 vagas em todos os níveis de escolaridade. As inscrições podem ser feitas no site www.consultorialideranca.com.br
Entre os concursos mais esperados do ano estão os do Banco Central, Correios e Ministério da Saúde. Os dois últimos já foram autorizados pelo Ministério do Planejamento a realizar seleção. Já o Banco Central aguarda aval para lançar concurso para pelo menos 1.090 vagas em 2013 - o pedido é para 1.850 vagas a serem preenchidas até 2014.
TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS TERÁ R$ 12,5 MILHÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE...
FONTE: Mariana Tokarnia, da Agência Brasil, em Brasília (noticias.uol.com.br).
O Ministério da Saúde destinará R$ 12,5 milhões ao Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O valor será distribuído entre os fundos de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal. Cada estado e o DF receberão entre R$ 175 mil e R$ 250 mil a serem investidos no fortalecimento e implementação das ações previstas pelo plano do governo. Os valores estão em portaria publicada na quinta-feira (27) no Diário Oficial da União.
Apresentado em agosto de 2011, o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento de DCNT prevê ações até 2022. O objetivo é reduzir em 2% ao ano a taxa de mortalidade prematura de pessoas com até 70 anos de idade, em decorrência dessas doenças, como câncer, diabetes, infarto, acidente vascular cerebral e doenças respiratórias. A ideia é atingir a relação de 196 casos por 100 mil habitantes até 2022. Em 2011, a relação era de 255 vítimas para cada grupo de 100 mil habitantes.
O programa prevê atendimento médico em casa para pacientes com dificuldade de locomoção que não precisam ser hospitalizados e criação de leitos de retaguarda nas enfermarias dos hospitais para atendimento de pacientes que ainda necessitam de cuidados depois de passarem por intervenções de urgência nas próprias enfermarias.
Também prevê a implantação de unidades específicas nos hospitais para o atendimento de doentes cardíacos e de vítimas de acidente vascular cerebral e cobertura de exame de colo de útero para mais de 80% das mulheres de 25 a 64 anos de idade. Além disso, está prevista a oferta universal (100%) do tratamento para quem tiver o diagnóstico de câncer de mama ou de útero, os dois tripos de tumores malignos que mais matam as brasileiras.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
TRIBUTO AO TEMPO...
Dizem que a vida é curta, mas não é verdade.
A vida é longa para quem consegue viver pequenas felicidades.
E essa tal felicidade anda por aí, disfarçada, como uma criança tranqüila brincando de esconde-esconde.
Infelizmente às vezes não percebemos isso e passamos nossa existência colecionando ‘NÃO’:
a viagem que não fizemos,
o presente que não demos,
a festa que não fomos,
o amor que não vivemos,
o perfume que não sentimos.
A vida é mais emocionante quando se é ator e não expectador,
quando se é piloto e não passageiro,
pássaro e não paisagem,
cavaleiro e não montaria.
E como ela é feita de instantes,
não pode nem deve ser medida em anos ou meses,
mas em minutos e segundos.
Esta mensagem é um tributo ao tempo.
Tanto aquele tempo que você soube aproveitar no passado quanto aquele tempo que você não vai desperdiçar no futuro.
Porque a vida é agora.
Não tenha medo do futuro,
apenas lute e se esforce ao máximo para que ele seja do jeito que você sempre desejou.
A morte não é a maior perda da vida.
A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.
Dalai Lama
"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.
DAR AÇÚCAR ANTES DE INJEÇÃO EM BEBÊS PODE REDEUZIR A DOR, SUGERE ESTUDO...
FONTE: noticias.uol.com.br
Dar um pouco de açúcar a um bebê prestes a receber uma injeção pode reduzir a dor, sugere uma grande revisão de estudos.
Os pesquisadores analisaram dados de 14 ensaios clínicos randomizados que utilizaram uma solução com sabor doce para tratar a dor causada por injeções em bebês com menos de um ano de idade. No geral, os bebês que provaram a solução doce choraram menos do que os que receberam um placebo, mas foi difícil comparar os estudos por causa de suas variadas metodologias.
Alguns estudos testaram uma solução com o placebo, outras testaram mais de uma solução doce. Outras testaram o açúcar com um anestésico tópico ou com uma distração, como chupar chupeta.
A análise, publicada na semana passada no periódico The Cochrane Database of Systematic Reviews, concluiu que o açúcar é um anestésico eficaz na redução da quantidade de tempo de choro, mas não houve nenhuma evidência forte sobre qual substância doce funcionou melhor e quais são as concentrações e dosagens ideais. O estudo que testou o açúcar com um anestésico tópico não encontrou nenhuma diferença entre os dois em termos de duração do tempo do choro.
"O efeito do açúcar vai durar apenas cerca de dois minutos, portanto, ele deve ser dado durante a administração da injeção", disse o autor principal, Manal Kassab, professor assistente da Universidade da Jordânia de Ciência e Tecnologia. "Dar pequenas quantidades de açúcar é uma intervenção muito segura."
A razão para o efeito não é clara, mas alguns especialistas sugerem que o açúcar libera opioides naturais, ou que estimular os receptores gustativos leva a uma sensação de conforto.
DISQUE 100 REGISTRA 8 DENÚINCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA HOMOSSEXUAIS POR DIA...
FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.
De janeiro a novembro deste ano, o Disque 100, serviço telefônico da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), recebeu 2.830 denúncias de violência contra a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). O serviço recebe, em média, 8 denúncias por dia.
No entanto, ressalta o presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Fernando Quaresma, o número de denúncias está longe de representar o que acontece na realidade.
“Não é um número real. É um número elevado, mas não é real, porque não engloba pessoas que não conseguem assumir a sexualidade e que sofrem com a homofobia, nem casos de homicídio em que as famílias não assumem que a pessoa morta era LGBT. Há muitos outros casos que não entram na estatística que é feita. O número de casos é muito maior”, disse Quaresma,.
O Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil, divulgado pela SDH, informou que, de janeiro a dezembro do ano passado, 6.809 violações de direitos humanos foram relatadas ao Disque 100, à Central de Atendimento à Mulher e à Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a secretaria, tais violações envolveram 1.713 pessoas, o que deu uma média de 3,97 violações por vítima. Só o Disque 100 recebeu 4.614 denúncias de homofobia em 2011.
A própria secretaria reconhece que as notificações não correspondem à totalidade dos casos de violência homofóbica, já que muitos deles não são denunciados.
O Núcleo de Combate à Discriminação, Racismo e Preconceito da Defensoria Pública de São Paulo registrou 50 ocorrências de homofobia somente no primeiro semestre deste ano. Pelas projeções do núcleo, o ano de 2012 deve terminar com aumento de 15% no número de casos em comparação com as ocorrências do ano anterior, quando a Defensoria recebeu 66 relatos.
“Desde 2007 [quando o núcleo foi criado para receber denúncias e dar entrada em processos administrativos referentes a casos de homofobia, em todos os anos, têm aumentado o número de relatos de violência homofóbica], nunca houve retrocesso. E ultimamente os registros têm aumentado muito, seja porque há mais casos de violência por discriminação, seja porque as pessoas denunciam mais”, destaca a defensora pública Vanessa Alves Vieira, coordenadora do núcleo.
A Comissão Processante Especial da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, que analisa as denúncias e, em caso de constatação de ato homofóbico, instaura processo administrativo com base na Lei Estadual 10.948, de 2001, recebeu 264 processos por homofobia no período de 2002 a 2012. Deste total, 117 processos ainda estão em andamento.
“A população LGBT, até dez anos atrás, era 'invisível', ficava ‘dentro do armário’, no jargão popular, e não reivindicava seus direitos e espaços, nem denunciava a violência que sofria. De dez anos para cá, isso mudou consideravelmente”, ressaltou a coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria Estadual da Justiça de São Paulo, Heloisa Gama Alves.
Segundo a secretaria, em 2011, foram instaurados 63 processos. De janeiro a julho deste ano, foram abertos mais 34 processos. A secretaria informou ainda que 9 multas e 46 advertências foram aplicadas desde que foi aprovada no estado a lei que prevê esse tipo de punição.
Quando os casos envolvem estabelecimentos comerciais, a lei prevê a suspensão ou a cassação da licença de funcionamento.
“Uma lei que criminalize a homofobia só pode ser instituída por meio de lei federal aprovada no Congresso. A lei em vigor no estado de São Paulo é de cunho administrativo, ou seja, a vítima de homofobia faz uma denúncia, que chega à Secretaria de Justiça e, se há indício de conduta homofóbica, instaura-se um processo administrativo”, explicou Heloisa.
Segundo ela, nos casos de homofobia, o que mais tem chamado a atenção da secretaria é o crescimento da violência dentro das próprias famílias.“Tem havido muitas denúncias de agressão verbal por parte de parentes, de pessoas do ciclo íntimo da vítima.”
A delegada Margarete Barreto destaca que a violência homofóbica ocorre em toda parte, embora seja mais frequente na rua e no trabalho. A titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, aponta o xingamento como o tipo mais comum de violência contra a população LGBT.
Para a delegada, uma forma de evitar a violência homofóbica seria discutir “a fundo” a questão do preconceito. “É importante investir em políticas públicas preventivas. No Brasil, temos uma mania: quando aparece um crime, aumenta-se a pena para esse crime, mas não se discute a questão a fundo. Temos que discutir o preconceito em sua raiz. Todos eles. O racial, o religioso, o social, a intolerância esportiva. Temos que escancarar, abrir essas cortinas totalmente. Não só um pedacinho.”
Ela defende ainda alterações no Código Penal, com aumento das penas para crimes de ódio. “Melhor do que uma lei que criminalize a homofobia seria uma qualificadora genérica para crimes de ódio, que alcançaria tanto crimes de racismo quanto homofobia e intolerância religiosa."
Na opinião da delegada, tecnicamente ficaria melhor e não haveria tanta resistência de algumas bancadas para aprovar a lei. Assim, se ocorrer um homicídio que tenha como motivo a homofobia, o criminoso responderá pelo crime de homicídio e terá a pena aumentada ou agravada por causa da motivação homofóbica, explicou.
Para Fernando Quaresma, porém a proposta da delegada não resolveria o problema no todo. “Realmente, poderia haver um agravante em relação a homicídio ou lesão corporal por questão de discriminação ou orientação sexual. Isso pode ser feito, mas a homofobia não ocorre só na hora em que a pessoa apanha ou morre. Ela ocorre também nas escolas, nas famílias, nas religiões. O agravante não abrangeria essas situações."
Por isso, Quaresma defende a aprovação do Projeto de Lei (PL) 122, que criminaliza a homofobia e está em tramitação no Congresso.
A defensora pública Vanessa também defende a aprovação do projeto. “O PL 122, que está em andamento, prevê que os crimes praticados por orientação sexual tenham pena mais rigorosa. Acredito que a lei [quando aprovada] possa contribuir para mostrar à sociedade que essas condutas não podem ser toleradas.”
Existem vários canais disponíveis para denúncias de violência homofóbica, que podem ser feitas pessoalmente, em órgãos estaduais, como a Defensoria Pública e a Secretaria de Justiça, no caso de São Paulo, ou pelo Disque 100.
Heloísa lembra, porém, que, para fazer a denúncia, é preciso buscar testemunhas e fazer um boletim de ocorrência. “Isso é importante mesmo em casos de agressão verbal ou xingamentos. Hoje é possível fazer o boletim de ocorrência [em caso de agressão verbal] pela internet. O mesmo boletim de ocorrência eletrônico feito em São Paulo para perda de documentos ou furtos, hoje é possível também para casos de injúria, calúnia e difamação.”
Assinar:
Postagens (Atom)