segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

CONHEÇA A INFLUÊNCIA DAS CORES NA ROUPA QUE VOCÊ VAI USAR PARA A FSTA DA VIRADA...


FONTE: Naira Sodré, TRIBUNA DA BAHIA.

Embora a maioria dos baianos prefira esperar o Ano Novo vestido de branco, outras cores também podem trazer a felicidade.

A taróloga Ana Maria Peixoto diz que o hábito de usar roupa branca veio da cultura africana e se incorporou na nossa. No entanto, muitas outras cores podem simbolizar coisas positivas para o ano que começa amanhã. Em busca da felicidade, meta de todos independente de idade, sexo, raça, credo ou profissão, cada pessoa adota um caminho.

Nos rituais de passagem de um período para o outro, ou seja, no Ano Novo, independente da época em que é festejado, por todo o mundo, usar roupa nova é quase uma unanimidade. Segundo a taróloga,a roupa íntima é a mais próxima do corpo e a que se veste primeiro, assim, ao menos a “roupa de baixo” deve ser nova.

Neste ato está contido o sentido de renovação, além, claro, de ser agradável usar uma peça novinha. Se usadas, ao menos as melhores vestes sairão do armário: como se passa o Ano Novo, assim será todo o resto, pensam os russos, os malásios e os líbios, nas comemorações do Alaid Alkabir.

Ana Maria afirma que as cores também adquirem um caráter especial nesta época. Três são as prediletas: vermelha, amarela e branca. “Vale lembrar um pouco nossas aulas de física: os corpos, a menos que sejam elas próprias fontes luminosas, limita-se a transmitir sensações coloridas. Quando vemos algo vermelho, estamos recebendo de volta raios luminosos desse comprimento de onda, refletidos e não absorvidos pelo objeto. Portanto, a cor ‘vista’ é a que foi devolvida em determinadas condições”, diz.

As cores provocam reações, independente ou até contra a vontade do indivíduo, tendo influência no humor, no bem estar e, claro, no comportamento das pessoas.

Este conceito já está amplamente comprovado no meio científico e sabe-se que quando optamos por certo tom, escolhemos o filtro através do qual nosso corpo será tratado na cromoterapia. A partir disso, Ana Maria esclarece o significado das três principais cores mais usadas nos rituais de final de ano.

Cores e significados.

Vermelho: é ligado ao sangue, à energia, ao calor, à força vital. O fogo criou o mundo e, presume-se, deve destruí-lo. O formato invertido da chama é atribuído ao coração, órgão que mantém a vida. Nos cultos cristãos, o vermelho corresponde à chama do amor divino, ao Espírito Santo. Assim, por que não usar ao menos uma fitinha, um detalhe desse tom?

Amarelo: Chacra do plexo solar, do amor- próprio, da autoconfiança, essa cor, assim como o vermelho, é símbolo do amor, associado à palavra, à luz e sabedoria. Cor do sol e do ouro é prenuncio de abundância.

Branco: de uso tão comum entre nós nas festas de final de ano, é o símbolo da própria luz, emblema da divindade máxima. Resultado das sete tonalidades do prisma que reúne em si a multiplicidade de todas as cores que vemos. Para os budistas, cor do autodomínio, surge nas auréolas dos santos e nas vestes papais. O branco é o próprio Deus, que ilumina o mundo e o espírito. É a cor da paz.

Apesar de a paz ter um significado forte em nossas vidas, muitos buscam mais que isso para serem plenamente felizes. Amor, esperança, dinheiro e ousadia são alguns dos significados das cores mais utilizadas no Ano Novo.

Outras cores.

-- Preto – a independência e a decisão

-- Laranja – a criatividade e a ousadia

-- Rosa – o amor

-- Verde – a esperança

-- Azul – a tranquilidade

-- Prata – a cor das emoções

-- Violeta, roxo ou lilás – a intuição

Nenhum comentário:

Postar um comentário