FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).
Uma tecnologia criada por cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, permite substituir metade da gordura presente no chocolate por suco de frutas. A novidade foi apresentada na segunda-feira (8) no encontro anual da Sociedade Americana de Química.
O químico Stefan Bon, que liderou a pesquisa, produziu uma emulsão (conhecida pelos químicos como emulsão de Pickering) a partir de partículas sólidas de suco de laranja, maçã e cranberry. O processo mantém a textura do chocolate que derrete na boca, tão apreciada pelos amantes da guloseima. E, de quebra, também previne o aparecimento daquela camada esbranquiçada que se forma no produto quando ele fica muito tempo guardado.
O sabor das frutas permanece, mas não se sobrepõe ao do chocolate. O resultado é um produto com aroma frutado e 50% menos gordura. A técnica, segundo os pesquisadores, também permite que se use menos açúcar na receita.
Um tablete comum de chocolate com 50 gramas tem cerca de 13 gramas de gordura, o que representa 20% da ingestão diária recomendada para uma pessoa que consome 2.000 calorias. Apesar desse excesso, o chocolate é rico em flavonoides, antioxidantes que fazem bem à saúde. Uma versão mais magra do produto no mercado, portanto, seria muito bem-vinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário