terça-feira, 18 de outubro de 2011

INFARTO DO MIOCÁRDIO É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE NO PAÍS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


No Brasil, as doenças cardiovasculares respondem por 30% dos óbitos, e o Infarto Agudo do Miocárdio, uma das formas de manifestação das Síndromes Coronarianas Agudas (SCA), junto com o Acidente Vascular Cerebral (AVC), mata entre 10% e 15% das suas vítimas no país.


As estimativas futuras apontam para um crescimento ainda maior de casos no país, previsto para aumentar em 250% nos próximos 50 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde.


De acordo com Jadelson Andrade, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Superintendente do Hospital da Bahia esse elevado número de mortes relacionadas ao Infarto está ligado a falta de um diagnóstico precoce e de tratamentos adequados, com as drogas e intervenções disponíveis hoje.


“O diagnóstico deve ser feito a partir de uma análise criteriosa dos sintomas referidos pelo paciente e da presença de alguns fatores de risco para a doença, como história familiar, diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado, tabagismo, sedentarismo e resultado de exames”, explica.


Com a proposta de discutir as evidências mais atuais e relevantes acerca dos fatores determinantes das Síndromes Coronarianas, bem como estratificação do risco e formas de tratamento, o Hospital da Bahia e o Hospital Sírio-Libanês realizam o Simpósio Satélite "Entendendo as Síndromes Coronarianas Agudas (SCA): estratificação do risco e novas estratégias da terapêutica".


O encontro acontecerá no dia 27 de outubro, no Hotel Pestana, em Salvador, das 12h10 às 14h00, e reunirá expressivos nomes da cardiologia brasileira, com palestras de pesquisadores, professores e especialistas, como a do cardiologista Roberto Kalil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário