quarta-feira, 19 de outubro de 2011

OS MUROS DAS ESCOLAS JÁ ESTÃO RUINDO...

Em 1989 caiu o muro de Berlim e isso simbolizou o fim do comunismo (vitória das democracias liberais). Em 2008, com a crise financeira de Wall Street, caiu a máscara do capitalismo selvagem (individualista, egoísta e consumista). Não se sabe ainda o que virá no seu lugar. O velho (modelo capitalista) já morreu, mas o novo ainda não nasceu. Em 2010 começaram a cair os muros de algumas ditaduras árabes. Talvez ainda em 2011 caia o muro de Gaza, que significará o nascimento e a independência do Estado Palestino.

Quais são os próximos muros que cairão? Os das escolas.

Nenhuma escola ou faculdade pode ignorar a valia e a relevância das novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem. As escolas e faculdades parecidas com as velhas orquestras morrerão. Na era comunicacional e informacional já não é possível admitir 250 pessoas tocando para 500. Essa lógica não se sustenta na atualidade. O adequado é sempre o mais preparado estar falando para milhares de pessoas, ao mesmo tempo.

Em todas as áreas do conhecimento as escolas e as faculdades, em razão da dificuldade de se encontrar professores locais altamente capacitados em todas as disciplinas, devem combinar sua provecta metodologia de ensino local e presencial com o apoio do ensino virtual.

Os cimentos dos muros das escolas e faculdades são da mesma qualidade do muro de Berlim, dos muros das ditaduras, dos muros de Wall Street etc. A pós-modernidade está acabando com todas as certezas, preconceitos e clausuras do passado.

O processo de ensino e de aprendizagem vai muito além dos professores nas salas de aula. A fluidez e a versatilidade do mundo virtual já não podem ser ignoradas. O velho quadro negro ou mesmo o pincel atômico (isolados) estão indo para o museu (da história e dos tempos). O mundo encantado e culturalmente rico da internet e dos tablets, quando bem selecionado, torna-se irresistível. Os muros das escolas estão sendo derrubados.

As escolas e as faculdades que não se adaptarem à pós-modernidade virtual e globalizada vão desaparecer. Nem sempre elas constituem o ambiente adequado para o desenvolvimento educacional das pessoas altamente interessadas e, muitas vezes, talentosas. Avante!

*** Luiz Flávio Gomes é mestre em direito penal pela USP e doutor em direito penal pela Universidade Complutense de Madrid. Foi promotor de Justiça em São Paulo de 1980 a 1983 e juiz de direito em São Paulo de 1983 a 1998. É professor honorário da Faculdade de Direito da Universidad Católica de Santa Maria (Arequipa, Peru) e professor de vários cursos de pós-graduação, dentre eles o da Facultad de Derecho de la Universidad Austral (Buenos Aires, Argentina) e o da Unisul (SC). É consultor do Iceps (International Center of Economic Penal Studies), em New York, e membro da Association Internationale de Droit Penal (Pau-França). É diretor-presidente da Rede LFG (Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes), que promove cursos telepresenciais com transmissão ao vivo e em tempo real para todo país. É autor de vários livros (clique aqui para ver a lista completa), entre eles: Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica, Penas e Medidas Alternativas à Prisão e Presunção de Violência nos Crimes Sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário