quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

6 DICAS PARA EVITAR SER ROUBADO NO NATAL...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

    

Faltando menos de 15 dias para o Natal, as ruas e shoppings estão cheios de consumidores que intensificam as compras de final de ano. Por isso, a atenção deve ser redobrada para evitar furtos e roubos.

O major da Polícia Militar da Bahia e coordenador da pós-graduação em Segurança em Grandes Eventos da Estácio FIB, Edval Carlos Santos Filho, dá algumas dicas de como se proteger durante as compras.

1) Realize as compras durante o dia e, se possível, acompanhado. Caso contrário, é melhor dar preferência aos shoppings. “É preciso estar muito atento quando se vai às compras nesta época do ano. As ruas e lojas estão sempre muito cheias e qualquer descuido pode causar transtornos”, ressalta o professor.

2) Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo e para o lado de dentro da calçada.

3) Se puder, é melhor optar por pagamento em cartões de crédito ou débito e cheques, evitando portar quantias elevadas em dinheiro.

“Evite retirar a carteira em público, principalmente em locais de grande movimento, mas se precisar fazer isso, não permita que outras pessoas percebam o que contém nela. Tenha dinheiro separado para pequenas despesas e distribua os valores em diferentes bolsos, principalmente nos da frente. Também é importante não carregar muitos pacotes ou sacolas ao mesmo tempo e deixar uma das mãos livres”, adverte Edval.

4) Mesmo com o uso de cartões são necessários alguns cuidados para evitar a clonagem. “Não perca seu cartão de vista e certifique-se de sua utilização apenas na máquina da sua operadora. Em caso de perda ou roubo, comunique imediatamente a administradora do cartão”, recomenda.

5) O major Edval sugere usar roupas que não chamem atenção e evitar o uso de joias. O cuidado com as crianças também é fundamental.

6) Na hora das compras de final de ano é melhor deixar as crianças em casa, mas caso não seja possível, o ideal é não perder elas de vista enquanto olha vitrines, ou experimenta roupas e sapatos, por exemplo.

No caso de furto ou qualquer outra ocorrência policial, o professor da Estácio FIB aconselha não reagir. “Reagir a assaltos pode piorar a situação. Nesses casos, o melhor a fazer é não perder tempo e comunicar imediatamente a unidade de Polícia Militar mais próxima da área”, alerta o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário