quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

VEJA O PERIGO QUE SE ESCONDE NO FREEZE...


FONTE: Naira Sodré, TRIBUNA DA BAHIA.

Ao contrário do que muita gente pensa, frio não mata bactérias! Na realidade, ele apenas inibe o crescimento dos microrganismos e retarda as reações químicas que promovem a deterioração nos alimentos.

Quanto mais baixa a temperatura, mais reduzidas serão as reações e o crescimento microbiano, afirma a nutricionista Vanda Ferreira e, o grande problema, diz ela, é que muitos supermercados têm o hábito de desligar o freezer durante a noite, sob o pretexto de economizar energia. Alimentos descongelados e “recongelados” não têm garantia de que são seguros para consumo.

Podem estar muito contaminados devido a um crescimento microbiano durante o descongelamento, Além disso, quando um alimento é descongelado, perde água, e com ela nutrientes. Imagine se esse processo se repetir por diversas vezes? Haverá uma perda grande de nutrientes, bem como, possíveis alterações de sabor, textura e até queimaduras dependendo do tipo do produto, afirma a nutricionista.

Apesar das fiscalizações a Anvisa apreendeu recentemente cerca de 14 mil e 600 quilos de produtos que estavam com temperatura inadequada durante a “Operação Calada da Noite” Segundo a chefe do Setor de Alimentos da Anvisa, Kátia Rezack Calheira, a fiscalização foi realizada em sete lojas de supermercados de Salvador, devido ao grande número de denúncias e foi constatado a prática de desligar o freezer.

Foram lavrados autos de infração e instaurado processo de investigação policial. A fiscalização foi realizada em conjunto com o Ministério Público Estadual, Departamento de Polícia Técnica, Decon, Ibametro e Vigilância Sanitária Municipal. Entre os alimentos apreendidos, estavam grande quantidade de carne bovina, frango, peixe, mariscos, além de produtos industrializados, como queijo, iogurte, pizza, entre outros.

Segundo a nutricionista Vanda Ferreira, os consumidores precisam observar bem os produtos que adquirem, seja em supermercados, hipermercados, açougues, lojas de conveniências ou em feiras. Em produtos congelados, por exemplo, não pode haver formação de gelinhos, se houver, é sinal de que o freezer foi desligado (provavelmente durante a noite) para poupar energia.

Em temperatura ambiente por mais de uma hora e trinta minutos, a maioria das bactérias se dividem e se forem patogênicas vão “estragar” seu alimento. Também os funcionários devem estar limpos, sem machucados, de touca e sem nenhum fiozinho de cabelo para fora. Quem tem pêlos nas mãos deve se depilar. Qualquer irregularidade observada, o consumidor deve denunciar o fato a Anvisa através do nº de tel. 0800-642-9782.

Nenhum comentário:

Postar um comentário