segunda-feira, 9 de maio de 2011

BACTÉRIAS SÃO ENCONTRADAS EM ÁGUA USADA EM CONSULTÓRIOS DE DENTISTAS...


FONTE: Bom Dia Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.


Todo o cuidado que o dentista tem com luvas, máscaras e toucas na hora do atendimento não é o bastante para evitar a transmissão de doenças. Pesquisadores de uma universidade do sul de Minas Gerais descobriram que o perigo pode vir de onde menos se espera.


Os dentistas têm um padrão de procedimento para cumprir na higiene dos equipamentos que utilizam nos consultórios, mas será que todos seguem à risca o que aprenderam no primeiro ano de faculdade? Os pesquisadores decidiram, então, analisar a água usada nos consultórios, clínicas particulares e públicas.


O que encontraram foi assustador. Havia muitas bactérias em todas as amostras recolhidas e analisadas em laboratório. A água da torneira não apresentou problema, mas a que saiu dos equipamentos foi reprovada.


“Essa água não serve nem para beber. Foram encontradas de 1,5 mil até 145 mil bactérias, e a legislação brasileira manda até 500 unidades formadoras de colônias”, afirma o pesquisador Ritieles Peloso da Silva.


Os dentistas também preencheram um questionário. Metade deles admitiu que não toma mesmo nenhuma medida preventiva em relação a água usada nos atendimentos. O pesquisador descobriu por onde começa o perigo: uma gotícula que sai da mangueira do esguicho ou do motorzinho já é o bastante para provocar uma cadeia de contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário