quinta-feira, 5 de maio de 2011

CUIDADO, ÁCIDO ÚRICO É UM MAL SILENCIOSO...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.


Um mal silencioso, o ácido úrico, que muitos só descobrem que possuem elevado após o aparecimento de dores fortes nas articulações, principalmente nos pés e joelhos, a chamada gota. Este ácido é derivado de uma substância chamada purina, que se origina de uma série de alimentos, sendo as carnes vermelhas as principais fontes.


De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - seção BA, Lucélia Magalhães, “ muitas pessoas, pela genética , produzem muita purina no seu organismo”, acrescentando que, “quando muito intenso, aparece a crise chamada de gota, é quando o ácido se cristaliza nas articulações, principalmente no dedão do pé e calcanhar, provocando dores intensas”, explicou.


A médica adverte às pessoas que podem possuir ácido úrico alto, acima de 6 mg nas mulheres e 7 mg nos homens, sem a doença se manifestar através da gota. Por isso é importante se fazer exames periódicos para que não afete, ou seja, produza cristais em outros orgãos como no rim e até mesmo nas artérias do coração.


“Tem que se procurar o médico em qualquer manifestação porque existe medicações para as crises agudas”.A cardiologista aconselha quem possui a doença, ou mesmo quem tem propensão geneticamente, que se adote uma dieta, evitando-se alimentos que contenham purina como as bebidas alcoólicas, principalmente cerveja e vinho tinto, carnes vermelhas, feijões e lentilhas.


Mas é importante se fazer um tratamento com um reumatologista quando a doença está na fase aguda.Para a nutricionista Gildete Fernandes, chefe do setor de Nutrição do Hospital Português e professora da Uneb, o ácido úrico está diretamente ligado à obesidade, geralmente pessoas que consomem alimentos ricos em proteínas e purina.


“É porque a pessoa obesa retém muito líquido nas articulações e o acúmulo do ácido úrico, já cristalizado, onde tem líquido forma cálcio”, alertou.


Ela disse ainda que acomete 90% das pessoas que desenvolvem o aumento de peso, “mas não quer dizer que quem é magro não possa desenvolver também”, explicou. Outra informação importante é quem faz uso constante de vitamina C, a medicamentosa.


“Quero frisar que é a medicamentosa, e não a das frutas, porque esta vitamina tem dez vezes mais do que o indivíduo necessita”, Fernandes aconselha quem tem ácido úrico elevado para não comer “carnes vermelhas, como as de boi, porco e vísceras, e também não devem ingerir bebidas alcoólicas”, concluiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário