domingo, 8 de maio de 2011

ESTRESSE LEVE PERMITE LEMBRAR DE FATOS MAIS FACILMENTE...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Um grupo de pesquisadores argentinos descobriu que as pessoas submetidas a um estresse leve podem lembrar mais facilmente de fatos que pareciam ter esquecido.A conclusão está em estudo divulgado na sexta-feira (6) pelo cientista Alejandro Delorenzi, do Laboratório de Neurobiologia da Memória da Universidade de Buenos Aires (UBA), a maior da Argentina.


- Vimos através de um experimento que os seres humanos podem lembrar melhor de uma série de sílabas sem sentido aprendidas se são submetidas a um estresse leve.


Em um experimento envolvendo 125 voluntários, os cientistas estabeleceram que, quando a memória se torna instável, você pode reativá-la se receber um impacto. No caso da pesquisa, foi o frio intenso.


Concretamente, os participantes aprenderam uma série de cinco sílabas sem sentido em conjunto com uma combinação de luz, imagem e música, explicou Delorenzi, também pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina.


Depois de seis dias, os cientistas submeteram novamente o mesmo estímulo, mas quando os participantes tinham que lembrar as letras aprendidas, interrompeu a sequência de imagem, luz e música, para que a memória tornar-se fraca.


Imediatamente pediu aos participantes que colocasse o braço em uma bacia com água gelada, enquanto para o grupo de controle a temperatura era amena.


Como resultado, os que tiveram que enfrentar a água gelada lembraram no dia seguinte 80% das sílabas, enquanto aqueles que tiveram seu braço em água amena, só lembraram de 20%.


- Com este pequeno truque demonstramos que as memórias que pareciam desaparecidas, na realidade ficam armazenadas.


O pesquisador lembrou que substâncias como a epinefrina, cortisol e glicose, liberadas em situações de estresse, também atuam na suavidade da memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário