sexta-feira, 20 de maio de 2011

I ENCONTRO DE GESTORES DE SAÚDE BUCAL E CIRUGIÕES-DENTISTAS DA BAHIA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.



O coordenador nacional de Saúde Bucal do governo federal, dr Gilberto Pucca, estará em Salvador, dia 24 de maio, às 8h, para uma palestra na Associação Brasileira de Odontologia-ABO-Ba.


O I Encontro de Gestores de Saúde Bucal e Cirurgiões-Dentistas da Bahia é um evento que traz pela primeira vez na sede da ABO-Ba, dr Gilberto Pucca responsável também pela Coordenação do Programa Brasil Sorridente.


Na pauta do encontro discussão sobre as políticas de saúde bucal pública, captação de recursos junto ao Ministério, e fortalecimento do Brasil Sorridente na BA.


Entre os principais avanços dos últimos anos, estão a implantação de mais de dezesseis mil equipes de saúde bucal. Elas levam os tratamentos básicos à casa dos moradores. Também foram implantados quase 900 Centros de Especialidades Odontológicas, que fazem de graça os serviços mais complexos, como tratamento de canal. Gilberto Pucca comemora o aumento no número de dentistas no SUS.


"Com o crescimento do Brasil Sorridente, nós aumentamos em quase 50% o número de vagas que são oferecidas, e que foram oferecidas para os profissionais de saúde bucal e, hoje, praticamente, um terço dos dentistas do Brasil, que somam algo em torno de 220 profissionais, já tem pelo menos um vínculo com o Sistema Único de Saúde.


Hoje, tem um pouco mais de 60 mil dentistas que já estão incorporados ao Sistema Único de Saúde.


"O coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde lembra que, antes, a maioria dos brasileiros só podia ter acesso a serviços odontológicos na rede privada, principalmente, os mais complexos. Com todos os avanços, quatro milhões de dentes deixaram de ser extraídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário