quinta-feira, 5 de maio de 2011

PESQUISA REVELA QUE MAIORIA DOS BRASILEIROS USA TRANSPORTE PÚBLICO...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Ipea diz que 22% utilizam carro para se locomover nas grandes cidades.
Uma pesquisa sobre mobilidade urbana mostra que o transporte apontado como uma saída para a poluição gerada pelos carros é a única opção para muitas pessoas.

O Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, fez entrevistas nas grandes cidades do país. Nelas, 60% das pessoas disseram que usam transporte público, 22% responderam que vão de carro, 7% que usam a moto como meio de transporte, 3% que se locomovem de bicicleta e 6% que andam a pé.

Quem mais reclamou dos congestionamentos foram os motoristas de carros. Depois, as pessoas que usam o transporte público.

A pesquisa mostrou ainda que cerca de 54% dos usuários de transporte público não estão satisfeitos com o serviço.

Mas filas no trânsito e desrespeito à faixa de pedestre também são problemas da Cidade do México. Em pleno sábado, feriado, para qualquer lugar que se aponte há trânsito e muitos motoristas impacientes.

O trânsito é caótico. Para complicar a situação, passeatas e manifestações são comuns nas ruas da capital mexicana. Elas acontecem a qualquer hora do dia e da noite.

Também é comum ver desrespeito às leis de trânsito. Os motoristas cometem muitas infrações. Isso acontece por causa da facilidade em tirar a carteira de motorista no México. Não é necessário fazer aula de direção nem teste.

Basta ir a um supermercado e pagar uma taxa. A jornalista Flávia Freire resolveu passar pela experiência. Primeiro, ela conversou com uma atendente. Depois, com o gerente do posto. Após muita conversa, ela preencheu os documentos, mostrou o passaporte, aguardou uma hora e, enfim, retirou a carteira de motorista.

Não perguntaram nem sequer se a jornalista sabia dirigir. Ela pagou as taxas de cerca de 400 pesos mexicanos, o equivalente a cerca de R$ 60, e adquiriu o documento válido por três anos.

*** As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário