sábado, 21 de maio de 2011

WEBBER SURPREENDE, QUEBRA SEQUÊNCIA DE VETTEL E SAI NA POLE EM BARCELONA...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Australiano bate companheiro e mantém hegemonia da RBR em treinos.



Após o último treino livre, quando Sebastian Vettel marcou o melhor tempo com apenas uma volta rápida, parecia que a sexta pole seguida estava a caminho. Mas o alemão não contava com um motivado Mark Webber, ansioso para dar uma resposta ao domínio do companheiro de RBR.


E o australiano voou na superpole, marcou 1m20s981 e vai largar em primeiro no grid do GP da Espanha, no circuito de Barcelona, mantendo o domínio da equipe austríaca nos treinos em 2011. Ele ficou dois décimos à frente de Vettel, o segundo. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, completou a lista dos três primeiros colocados.

Superado pelo companheiro nas quatro primeiras corridas do ano e derrotado na disputa pelo título do ano passado, Webber conseguiu sua segunda pole seguida no circuito de Barcelona. Já Vettel não largava em segundo desde o GP do Brasil do ano passado, quando o alemão Nico Hulkenberg, então na Williams, surpreendeu no molhado e roubou a primeira posição do compatriota. A largada do GP da Espanha está marcada para as 9h (de Brasília) deste domingo, com transmissão da Rede Globo.

Fernando Alonso proporcionou um momento inusitado no minuto final do treino. Sem a nova asa traseira da Ferrari, proibida após uma inspeção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o espanhol andou no limite e conseguiu a quarta posição, logo à frente de Jenson Button, da McLaren.


Após completar a volta, o bicampeão comemorou a posição como se estivesse na pole position, com direitos a gritos pela comunicação de rádio da equipe e acenos para a torcida.
Felipe Massa acabou mais uma vez superado pelo companheiro de Ferrari em um treino classificatório em 2011.


Em cinco corridas, o espanhol largou todas as vezes à frente do brasileiro, que conseguiu apenas a oitava posição neste sábado em Barcelona. Na superpole, ele ficou à frente apenas de Pastor Maldonado, da Williams, o nono, e Michael Schumacher, da Mercedes, que não marcou tempo no último trecho da sessão e sai em décimo. Com problemas no câmbio, Rubens Barrichello conseguiu apenas a 19ª posição no grid em Barcelona.

MASSA PASSA SUFOCO, MAS ENTRE NA SUPERPOLE.

Os carros demoraram alguns minutos para entrar na pista no início da segunda parte do treino (Q2) e a RBR acabou sendo a primeira a colocar seus carros para marcar tempo. Com os pneus macios, Vettel marcou rapidamente o melhor tempo mesmo sem o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), seguido de perto pelo companheiro Webber. Os dois, aliás, foram os únicos a entrar na casa de 1m21s e superaram a McLaren com folga.

Quem teve dificuldades para entrar na superpole foi Massa. O brasileiro estava na nona colocação até o último minuto do treino, mas Pastor Maldonado, da Williams, arrancou um bom tempo, subiu para oitavo e jogou o piloto da Ferrari para a décima posição, já sem possibilidades de voltar à pista. Por sorte, Kamui Kobayashi, da Sauber, errou em sua última volta rápida e ficou só em 14º.

BARRICHELLO FORA NA PRIMEIRA PARTE DO TREINO.
A adoção dos pneus superduros pela Pirelli em Barcelona deixou uma interrogação na cabeça das equipes. Como o composto era, em média, dois segundos e meio mais lento, os times precisavam decidir se usariam os macios na primeira parte do treino (Q1) ou se poupavam para a corrida. Como Nick Heidfeld não treinou por causa de um incêndio no último treino livre ocasionado por uma quebra no escapamento, a maioria dos pilotos optou por ter um .

Um dos pilotos que não usou os pneus macios foi Rubens Barrichello, que teve problemas no câmbio de seu carro na parte final do Q1 e não pôde voltar à pista. O brasileiro acabou apenas com o 19º tempo, atrás da Lotus, que colocou Heikki Kovalainen no Q2 e Jarno Trulli em 18º. O piloto da Williams, pelo menos, poderá tentar uma estratégia diferente.

Entre as principais equipes, apenas a Mercedes, Ferrari e a Renault-Lotus usaram os pneus macios no Q1. Schumacher acabou o trecho com o melhor tempo, seguido por VItaly Petrov. Alonso foi o quarto e Massa, o quinto. O único intruso nesta lista foi o venezuelano Maldonado, que ficou na terceira posição e avançou para o Q2.

*** As informações são do G1.


CONFIRA O GRID DE LARGADA DO GP DA ESPANHA:
1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m20s981


2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m21s181


3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m21s961


4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m21s964


5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m21s996


6 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m22s471


7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m22s599


8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m22s888


9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m22s952


10 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - sem tempo

ELIMINADOS NA SEGUNDA PARTE DO TREINO CLASSIFICATÓRIO:

11 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m23s231


12 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m23s36713 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m23s694


14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m23s702


15 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m25s403


16 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m26s126


17 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m26s571

ELIMINADOS NA PRIMEIRA PARTE DO TREINO CLASSIFICATÓRIO:

18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m26s521


19 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m26s910


20 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m27s315


21 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m27s809


22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m27s908


23 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m28s556


24 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - sem tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário