FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.
O “Outubro Rosa” tem início nesta quinta-feira (06). Trata-se de um movimento para chamar a atenção sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
O evento acontece no Shopping Barra, organizado pela Fundação José Silveira, Instituto Eco Desenvolvimento e o Núcleo da Mama. O Nordeste ocupa o quarto lugar com pessoas acometidas pela doença, chegando a 30 casos a cada 100 mil habitantes. A estimativa dos médicos é de que neste ano ocorram 49.200 novos casos da doença no país.
Uma das características da campanha para chamar a atenção das pessoas é a iluminação de um monumento importante da cidade durante o mês. Neste ano, vão ser as estátuas As Gordas, da escultora Eliana Kertész, conhecidas como Gordinhas, localizadas na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, esquina com a Avenida Octávio Mangabeira, na Orla.
Às 15h30, de quinta-feira (6), na sede da Associação de Lojistas do Shopping Barra, as primeiras-damas de diversos municípios baianos vão assistir à palestra do médico César Machado, do Núcleo da Mama.
O objetivo do encontro é incentivar a disseminação do movimento em todo o estado. Ao fim da palestra, o Shopping Barra oferecerá um coquetel no 2º piso, onde será estendido o tapete rosa em alusão à campanha. A cantora Gilmelandia, que é engajada com a causa, estará presente.
Também será lançado o estande do Movimento Rosa, que comercializará ‘produtos solidários’ da Oficina Rosa by Irá Salles e da moda praia Coco Doce, de Michelle Gramacho. O estande permanecerá no 2º piso do shopping durante todo o mês de outubro.
Neste ano, as primeiras 40 mulheres, sem plano de saúde, que ligarem para 3353-4422 terão direito ao exame de mamografia gratuito. De acordo com o médico César Machado “as que derem resultados alterados nós vamos chamar as pacientes para o procedimento inicial e o tratamento será nos hospitais do SUS. Como temos médicos no Hospital Aristides Maltez e no Cican (Centro Estadual de Oncologia) estes prometeram abraçar seus pacientes nestes locais”, afirma o oncologista.
O médico informou ainda que esta campanha começou em 1997 nos Estados Unidos, sendo difundida em todo o mundo, mas só em 2008 teve início no Brasil, no Rio de Janeiro, quando o Cristo Redentor ficou todo iluminado e aqui na Bahia, no ano passado, com a iluminação do Elevador Lacerda.
A IMPORTÂNCIA – O exame de toque, segundo o especialista, não é fundamental quanto a mamografia, uma vez por ano, que detecta o câncer em sua fase inicial, propícia para um tratamento adequado e a cura. Já o de toque quando é apalpado, geralmente, é porque está em fase adiantada.
Machado disse que em outros países já nem sugerem o exame de toque, mas a mamografia."Dentro da realidade brasileira, o exame de toque é quando está palpável, neste caso já existe há mais de um ano, o ideal é a mamografia”. O oncologista afirmou ainda que “ a mulher faz o exame de toque e sente segura porque não encontrou nada, mas a segurança só pode acontecer através da mamografia que detecta o tumor no início”, recomendou.
De acordo com o especialista não existem causas comprovadas da doença, mas alguns cientistas apontam a industrialização, a alimentação, o estresse, falta de atividade física e não amamentar os filhos. Por isto uma forma de se prevenir contra o mal é amamentar, ter atividade física, fazer mamografia periódica, uma vez por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário