segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ESTUDO APONTA REDUÇÃO DOS CASOS DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO NO BRASIL...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), alguns tipos de tumores malignos com grandes chances de prevenção ou detecção primária demonstraram redução no número de casos e mortes.

O estudo, realizado de 1987 até 2009, aponta o câncer de colo de útero como o que teve a maior queda. Também mostra que a cidade de São Paulo, por exemplo, registrou redução da incidência dos sete tipos de câncer mais comuns, como o de pulmão, cólon e reto, colo do útero, estômago e mama.

Curitiba foi a cidade brasileira que apresentou a maior queda de casos de cânceres de colo de útero e pulmão, tanto para o número de casos novos quanto para as mortes provocadas pelas doenças.

O diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini, credita a redução dos casos à ampliação do acesso a prevenção."O câncer do colo do útero é um câncer prevenível, evitável. Ao longos dos últimos 20 anos, o Brasil tem buscado diversas iniciativas para ampliar o acesso das mulheres a meios de diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. Essa é a melhor estratégia para a redução da mortalidade desse câncer", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário