sexta-feira, 20 de maio de 2011

DROGA CONTRA CÂNCER DE TIREOIDE ESTÁ EM FALTA NO BRASIL...

FONTE: NATALIA GÓMEZ, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).



Está em falta no Brasil, desde fevereiro, um medicamento usado no tratamento do câncer de tireoide. Chamado Thyrogen (ou TSH recombinante), o remédio é produzido pelo laboratório americano Genzyme.


A empresa informou, em nota, que houve mudança no local de envase da droga nos EUA, o que alterou o prazo de entrega. Segundo comunicado, novos lotes do remédio devem estar disponíveis a partir de julho no Brasil.

Não existe remédio similar no mercado. A droga é usada em hospitais particulares e não é fornecida em larga escala no sistema público.

Para casos urgentes, a Genzyme afirmou que pode auxiliar na importação direta, com rótulo e bula em inglês.

O Thyrogen não atua diretamente no combate ao câncer, mas melhora a qualidade de vida durante o tratamento e reduz os riscos da terapia com radiação.

A injeção permite que os pacientes não interrompam a reposição de hormônios da tireoide, evitando sintomas como cansaço, ganho de peso, depressão e perda de concentração e memória.

A interrupção do hormônio é feita por cerca de um mês para preparar o organismo para o tratamento, à base de iodo radioativo.

O remédio também reduz o impacto da radioatividade sobre órgãos como útero, ovários e medula, segundo Guilherme Rossi, médico do Hospital Santa Paula.

Enquanto a venda não se regulariza, tratamentos de menor urgência estão sendo adiados, segundo oncologista Luiz Paulo Kowalski, do Hospital A.C. Camargo.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que vai notificar a Genzyme para que preste esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário