quinta-feira, 19 de maio de 2011

NOVA MODALIDADE: CONTA DE LUZ PRÉ-PAGA SERÁ OPÇÃO...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer regulamentar a modalidade.
Os consumidores de energia elétrica terão em breve a opção de pagar previamente pelo serviço e monitorar seus gastos, como já ocorre na telefonia celular.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer regulamentar a modalidade de pré-pagamento da conta de energia elétrica, a exemplo da telefonia móvel, no segundo semestre deste ano, como uma opção a mais ao consumidor.

Essa modalidade informa, por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estão perto de se esgotar. Além da regulamentação, a adoção do pré-pagamento de energia depende também da regulamentação para medidores adequados, questão que está sendo estudada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O pré-pagamento de energia, segundo a agência, é utilizado em diversos países, como Reino Unido, EUA, França, Austrália, Moçambique, África do Sul e, recentemente, também em países da América do Sul, como Peru, Colômbia e Argentina.

No Brasil, a primeira iniciativa ocorreu em 2005, com a autorização da Aneel para que a Ampla Energia e Serviços S/A implantasse o sistema pré-pago, em caráter experimental, com o propósito de atender aos consumidores localizados na sua área de concessão, no estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário