sábado, 7 de maio de 2011

REFORÇO CONTRA O CÂNCER...

FONTE: Roberta Cerqueira, TRIBUNA DA BAHIA.


O tratamento a pacientes com câncer ganhou um reforço, ontem, com a inauguração da Unidade de Radioterapia do Hospital da Bahia (HB), na Pituba. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em todo estado, seis hospitais disponibilizam o tratamento, sendo quatro na capital e outros dois em Itabuna e Vitória da Conquista.


Com a inauguração da nova unidade, o HB pretende atender 160 pacientes por dia. Em 2011 são esperados 20.108 novos casos de câncer na Bahia.Por enquanto o serviço não será aberto à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), porém, o diretor geral da nova Unidade, Alberto Coutinho acredita que vá contribuir para uma redução significativa das filas de espera pelo tratamento. “Tem gente que aguarda até quatro meses para iniciar a radioterapia”, destacou.


A radioterapia é um dos métodos utilizados no combate à doença e capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. O tratamento leva em média um mês e meio.


“Este equipamento inaugurado hoje (ontem) é um dos mais modernos, pois além de ser o único do país que possui dois aceleradores o que significa que em caso de pane em um dos aceleradores o outro continuará funcionando sem prejuízos para o paciente”, diz Cada equipamento tem capacidade de atender a 80 pacientes por dia, o que possibilita o atendimento a 160 pessoas diariamente.


Os aceleradores produzem dois tipos de radiação (fótons e elétrons) indicados no tratamento do câncer. Porém, de acordo com o Coutinho, “os acessórios dos aparelhos são capazes de maximizar os efeitos no tratamento dos tumores, bem como os métodos de planejamento em 3D, que propiciam a localização exata da área irradiada, dando a certeza de que a dose proposta será integralmente aplicada no tumor”, explica.


Em Salvador os hospitais Aristides Maltez, São Rafael, Santa Izabel e Português oferecem o serviço. No interior apenas os municípios de Itabuna e Vitória da Conquista. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INC) apontam que na Bahia são aguardados, até o fim deste ano, 20.108 novos casos da doença, sendo 9.447 para o sexo masculino e 10.661 para o sexo feminino.


Nos homens baianos, a maior incidência será no tumor de próstata (1.711), e nas mulheres o câncer de mama (1.155) e colo uterino (601).

Nenhum comentário:

Postar um comentário