sábado, 7 de maio de 2011

PERÍODO DE CONTÁGIO DE FEBRE AFTOSA É MAIS CURTO, DIZ PESQUISA...

FONTE: DA FRANCE PRESSE (www1.folha.uol.com.br).

O período de contágio do gado infectado pelo vírus da febre aftosa é duas vezes mais curto do que se acreditava anteriormente, revelou um estudo realizado por cientisas britânicos e publicado pela revista "Science".

Novos exames, dizem os especialistas, provaram que a rês infectada pelo vírus da febre aftosa só transmite a doença durante 1,7 dia e não 3,4 dias como se pensava.

"Com isso, a possibilidade de propagação do vírus fica muito mais limitada", afirma Mark Woolhouse, da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, um dos autores do estudo divulgado na quinta-feira.

Segundo os cientistas, a descoberta leva a crer que as medidas usadas para deter a propagação da infecção, como matar grande parte do rebanho, poderão ser reduzidas.

"A descoberta tambem pode mudar a forma como os especialistas em infecção abordam as enfermidades de uma maneira geral, incluindo as que afetam os humanos", diz Woolhouse.

A comprovação da nova tese foi possível mediante experimentos que determinaram o momento preciso da incubação e infecção do vírus de febre aftosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário