FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou ao meio-dia de hoje (27) a Operação Corpus Christi/São João 2011. Foram quase seis dias de trabalho intenso que resultaram na fiscalização de 6.067 veículos e 2.255 pessoas.
Apesar do esforço na prevenção, 187 acidentes foram registrados. No total, 114 pessoas ficaram feridas e quatro morreram. Em 2010, no mesmo feriado, a PRF registrou 258 acidentes, com 125 feridos e 21 mortes. Houve redução de 27,52% no número de acidentes, de 8,80% no total de feridos, com maior destaque à redução de 80,96% no número de mortes.
FISCALIZAÇÃO.
Durante os festejos juninos, a fiscalização foi intensificada em todas as rodovias federais que cortam o estado. Este ano, 3.902 notificações foram extraídas, sendo 1.330 autuações por transitar pelo acostamento, 921 por ultrapassagem proibida e 258 por irregularidades na CNH. A PRF adotou uma estratégia de fiscalização diferenciada, com fiscalização flutuante focando nos principais pontos de retenção buscando, desta forma, identificar condutores irresponsáveis e prevenir acidentes.
PRF x embriaguez no trânsito - Apesar de todo o trabalho para a conscientização, alguns condutores ainda abusaram do uso de bebida alcoólica. Este ano, 33 condutores foram flagrados e notificados por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 957,70 e 20 condutores, além de multados, também foram presos, encaminhados à Delegacia de Polícia e terão que responder processo criminal, podendo ser condenados a até três anos de prisão por crime de embriaguez no trânsito por ultrapassarem o índice de a 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões (artigos 165 e 306 do CTB, além da lei 11.705/2008).
COMBATE A CRIMINALIDADE.
Durante o feriado prolongado, a PRF também agiu na contenção da criminalidade. Foram presas pela prática de crimes diversos 47 pessoas. Três menores foram apreendidos, dois por estar em situação de risco e uma por crime de trânsito. Também, foram apreendidos quatro revólveres calibre 38 e 11 munições.
PRF PRENDE ASSALTANTES DE ÔNIBUS NA BR 324 – Após denúncia de populares, agentes do Posto PRF de Simões Filho prenderam, no dia 23, uma dupla de assaltantes de ônibus na BR 324, Km 604.
Almiro de Arruda Santos, 22 anos e Charles Rodrigues dos Santos, 19 anos, foram presos em flagrante em um poto de ônibus, próximo ao Posto da PRF. Com eles, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com uma munição intacta e uma faca que seriam utilizados nos assaltos. Um terceiro bandido conseguiu evadir-se do local.
A ocorrência se deu no km 345 da BR 242, quando a equipe PRF em Operação percebeu atitude suspeita do condutor do veículo VOLVO/NL 10 340 4X2, de placa HUZ-8172/BA e S. Reboque JNZ-3355/BA, carregado de óleo diesel.
Ao ser dada a ordem de parada, o motorista, Wellington Souza Monteiro, 31 anos, tentou jogar o veículo na direção da equipe PRF e depois tentou fugir do local. Na tentativa de fuga Wellington e seu comparsa de prenome Gilvan efetuaram disparos de arma de fogo contra a equipe PRF, que reagiu conseguindo capturar todo o bando.
Foi encontrado amarrado e amordaçado no interior do veículo, Rildo Gomes da Silva, 42 anos, condutor do veículo que estava sequestrado e em poder dos criminosos.Na ocorrência estavam ainda Humberto Solon Sarmento Franco Júnior, 39 anos, Carlos Wagner Nascimento, 37 anos, Fabrício Damazio Farias, 33 anos, Fabiano de Jesus Santana, 29 anos e José Cláudio Almeida, 35 anos, os quais utilizavam os veículos VOLVO/NH12380 4X2T de placa HZT-5947/SE e S. Reboque HZU-3357/SE para realizar a interceptação do veículo tanque, e dos veículos GM/Celta de placa JSV-4090/BA e GM/S10 de placa JSR-2498/BA para servir de escolta/batedor para a operação criminosa.
Um dos envolvidos era proprietário do veículo utilizado para fazer a abordagem e Humberto Júnior era o proprietário do GM/Celta e da GM/S10 utilizados na ocorrência, além do Auto Posto 73, responsável pela receptação da carga roubada.Exceto Wellington e Gilvan conseguiram fugir e continuam foragidos, todos os demais envolvidos foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária de Palmeiras.
VEÍCULOS RECUPERADOS.
Nos seis dias de operação, a PRF recuperou sete veículos que se encontravam nas situações de abandono, roubo/furto e clonagem.
Nos seis dias de operação, a PRF recuperou sete veículos que se encontravam nas situações de abandono, roubo/furto e clonagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário