terça-feira, 28 de junho de 2011

VACINA EXPERIMENTAL CONTRA DIABETES FALHA NA 2ª FASE DE TESTES...

FONTE: DA FRANCE PRESSE (www1.folha.uol.com.br).


Uma vacina experimental para prevenir o avanço da diabetes tipo 1 fracassou na segunda etapa do processo de testes, de um total de três. A notícia consta em um estudo publicado na versão on-line da revista "The Lancet" segunda-feira (27).

A vacina tinha como fim a proteção das células beta produtoras de insulina no pâncreas do sistema imunológico do corpo.

Sua fórmula se baseou em uma enzima chamada descarboxilase do ácido glutâmico (DAG), que o sistema imunológico visa, e ao fazer isto, destrói as preciosas células beta.

A ideia era que a vacina de pacientes com DAG ensinasse as células T do sistema imunológico a tolerar a enzima.

O teste foi feito em 145 pacientes de 3 a 45 anos, nos Estados Unidos e no Canadá, diagnosticados com diabetes tipo 1 nos três meses anteriores.

Os voluntários receberam ora a vacina ora a vacina acompanhada de um potencializador padrão do sistema imunológico, ou apenas o potencializador.

Os pacientes em todos os três grupos experimentaram um progresso semelhante com relação à doença, sem diferença entre eles no que diz respeito aos efeitos colaterais.

O estudo, conduzido por Jay Skyler, da Escola de Medicina da Universidade de Miami, foi apresentado em uma conferência da Associação de Diabetes Americana, em San Diego, Califórnia.

NOVAS TENTATIVAS.
Apesar do tropeço, os pesquisadores pediram mais pesquisas para ver se a fórmula pode funcionar quando administrada mais cedo ou como parte de uma combinação terapêutica.

O número de adultos com diabetes em todo o mundo mais que dobrou desde 1980, e atualmente afeta quase 350 milhões de pessoas, segundo dados divulgados na conferência.

A diabetes é provocada por um descontrole das taxas de açúçar no sangue e pode resultar em problemas cardíacos e derrame, além de causar danos a rins, nervos e olhos.

Altos níveis de açúçar no sangue e diabetes matam 3 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano.

A manifestação da doença é atribuída à expectativa de vida mais longa e ao excesso de peso, especialmente entre as mulheres.

A diabetes tipo 1, que afeta de 5% a 10% das pessoas com a doença, é conhecida como diabetes juvenil porque tipicamente se manifesta em crianças ou jovens adultos. Os pacientes precisam tomar insulina diariamente para o resto da vida, seguir dieta e fazer exercícios.

Na diabetes tipo 2, conhecida como diabetes adquirida, ora o corpo não produz insulina suficiente ora as células são resistentes ao hormônio. A doença é controlada por dieta, exercícios e injeções de insulina, quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário